[J-Drama Review] Tokio ~ Chichi e no Dengon (トキオ~父への伝言, 2004)

Relação entre sempai - kouhai da JE em Doramas (Parte 7)

Caramba, passou um ano e pouco depois que eu postei o último da saga que sei lá se vai ter fim???



Vamos lá que a fila anda, segue o baile e muita água vai rolar, porque enquanto der... E nem vou explicar o motivo de colocar só gente da JE no balaio das postagens, porque já cansei de explicar, se quiser, leiam as postagens anteriores (links no fim do post), que tem o porquê desse pessoal aleatório a-marrrrr pegar no pé deles.

Tem grupo em que um ou outro se destaca muito em matéria de atuação (porque o resto fazem outras coisas diferentes, menos atuar), e quando isso acontece, acaba pedindo pra ele servir de protagonista, escada, coadjuvante, ponta, qualquer coisa, mas que apareça pra dar um pouquinho de audiência. O duro é quando faz um ou outro dorama e depois esquece que já atuou uma vez na eternidade, mas quando esse um dorama ganha destaque, a gente vai acabar lembrando "olha, ele atuou naquele dorama tal que a gente gostou".


Tokio ~ Chichi e no Dengon (NHK, 2004)






Em 1979, Takumi Miyamoto (Taichi Kokubun) encontra um rapaz que se chama Tokio (Sho Sakurai) e diz ser seu filho que veio do futuro. Achando que fosse uma brincadeira de mau gosto, Takumi não acredita no menino, mas Tokio é capaz de prever o futuro, construir aparelhos estranhos e ter poderes. Aos poucos, Takumi começa a acreditar nele.



Vinte e cinco anos depois, em 2004, Tokio Miyamoto está entre a vida e a morte. Takumi começa a lembrar do que aconteceu 25 anos atrás, quando Tokio apareceu e sua vida mudou completamente nas duas semanas que ficaram juntos, viajando por Tóquio, Nagoya e Osaka, a procura de Chizuru (Yasuko Tomita), que repentinamente desapareceu.




Takumi, que antes era um homem amargurado e sem esperanças, passou a ser uma pessoa mais compreensiva e aprendeu a perdoar os erros que cometeu, passando mais tempo com Tokio, seu filho que veio do futuro para que pudesse deixar uma mensagem para seu pai. 

ー via page do yorudora da NHK, tradução adaptada do inglês de awrittensin

☆★☆★☆★☆


Durante os anos de 2002 a 2006, tinha na grade de programação da NHK, o renzoku yorudora, que passava de segunda a quinta-feira, 23 horas da noite. Eram doramas com cerca de 15 minutos cada e totalizando 20 capítulos.

Em abril de 2018, a emissora voltou com o yorudora, mas com o formato semanal, todo sábado, as 23:30 horas.

"Tokio" foi baseado no livro do mesmo nome, de Keigo Higashino. Seria a convivência entre pai e filho, só que o filho volta ao passado para encontrar seu pai e saber como ele vivia antes do menino nascer. O ano era 1979. Takumi Miyamoto é um jovem sem perspectivas no futuro, vivia fumando muito, bebendo muito e jogando muito, sem contar que vivia sempre enrascado com agiotas. Dependia muito financeiramente da namorada Chizuru, que trabalhava à noite em um bar, mas esperava ao menos tentar fazer a vida com ela.

Repentinamente, aparece um menino chamado Tokio, dizendo que era seu filho do futuro e tinha voltado para deixar um recado. No começo, Takumi achava que era uma brincadeira de mau gosto, mas começa a acreditar no menino quando Chizuru desaparece, e os dois começam uma viagem à procura dela.

Um dos motivos de Takumi ter se tornado um jovem amargo, foi o fato de sua mãe tê-lo abandonado ainda criança e adotado por uma família, e a mãe só vinha visitá-lo quando era conveniente.

Assim que Tokio aparece, aos poucos Takumi começa a ser uma pessoa mais compreensiva, inclusive reencontrar a mãe, já doente e perdoá-la.

Vinte e cinco anos depois, em 2004, Takumi vê seu filho Tokio lutando para viver, no leito do hospital. E conta ao médico que estava responsável pelo menino, as duas semanas que passou com seu filho em 1979.


Trivia e curiosidades:



- Baseado no livro do mesmo nome do escritor Keigo Higashino, publicado em 2002, tornou-se yorudora (dorama que era transmitido de segunda a quinta-feira às 23 horas pela emissora NHK) em 2004.

- O título do livro é Tokio em kanji (時生), o que o primeiro caracter significa "tempo". Mas no yorudora ficou em katakana.

- O autor do livro, Higashino, é conhecido por, além de ter a grande maioria de seus livros adaptados tanto para cinema como para TV, abordar temas de viagens atemporais (como "Tokio" e "Namiya Zakkaten no Kiseki"), temas de mistério envolvendo a ciência (como a série "Meitantei Galileo", "Platina Data" e "Laplace no Majou"), ou suspense ("Ryuusei no Kizuna"). Pelo menos alguns livros foram traduzidos para o inglês, sendo que "Yougisha X no Kenshin" (no exterior ficou como "The Devotion of Suspect X") concorreu ao prêmio Edgar na categoria mistério.

- Em "Tokio", Sakurai é o personagem-título, o filho de Takumi, que veio do futuro para deixar uma mensagem ao pai. Na história, Tokio teria 19 anos (Sakurai tinha 22 na época que fez o dorama) e Takumi 50 anos (Taichi tinha 30 anos).

- Transmitido pela emissora do dia 30 de agosto a 30 de setembro de 2004, de segunda a quinta-feira, cada capítulo tinha 15 minutos de duração (juntando os quatro dias, era uma história). E foi o 18o. yorudora. Essa grade de programação durou até março de 2006.

- Takemi Sakada, uma das artistas que é amiga de Chizuru, foi interpretada por Kei Yasuda, que foi da primeira formação do grupo Morning Musume. Yasuda saiu do grupo em 2003.

- A música "Daisuki dayo" foi interpretada pela cantora Ai Otsuka (hoje ela assina como AIO).



- O DVD contendo todos os episódios foi lançado em abril de 2005, pela subsidiária da NHK.

Ficha Técnica:

"Tokio ~ Chichi e no Dengon" (NHK)

- Exibido em 20 capítulos de 15 minutos cada, de segunda a quinta-feira, do dia 30 de agosto a 30 de setembro de 2004.
- Baseado no livro do mesmo nome de Keigo Higashino.
- Dirigido por Yoshiko Hoshida.
- Elenco: Taichi Kokubun (Takumi Miyamoto), Sho Sakurai (Tokio Miyamoto), Yasuko Tomita (Chizuru Hayase), Kei Yasuda (Takemi Sakata), Jun Fubuki (Sumiko Toshou), Tsutaro Kataoka (Kensuke Tsubouchi), Mansaku Fuwa (o vidente).




Sempai - Kouhai da JE: Taichi Kokubun (TOKIO) e Sho Sakurai (Arashi)


Taichi, o moço que tem o sorriso mais bonito de todos e querido pelos kouhais.

Taichi Kokubun, que interpretou Takumi nas duas fases do dorama, é, além de tecladista da banda, é MC de vários programas, como Vivid! e "Danshi Gohan", foi membro do programa "Guru Guru Ninety Nine" (era membro fixo desde 1995, mas saiu na 18a. edição do programa), caster no programa esportivo "Suporuto" (de 2009 a 2014, e foi enviado especial da Fuji TV na Olímpiada de Londres e Olímpiadas de Inverno na Rússia), MC do programa "The Shonen Club Premium" (quase oito anos, de abril de 2006 a março de 2014), e até participou da conhecida Maratona de Tokyo, completando a prova. Mas se for contar quesito atuação em TV e cinema, a maioria foi coadjuvante, exceto "Yagami-kun no Katei no Jijou" (1994), "Seigi no Mikata" (1997), "Umizaru" (2002 e 2003), "Tokio ~ Chichi e no Dengon" (2004), "Fantastipo" (filme de 2005, com Tsuyoshi Domoto), "Shaberedomo, Shaberedomo" (2007, em que foi protagonista).

Por isso que já cheguei a comentar com algumas amigas que o Taichi é ótimo MC (principalmente porque muita gente lembra dele na época do Shonen Club Premium), por isso que quase ninguém cogita ele pra atuar (porque já tem o Matsuoka e o Nagase com a lista imensa), mas se for chamar ele pra ser MC, apresentador, caster e até pra jogar futebol de salão, ele topa.

(Confesso: único dorama que assisti que o Taichi atuava, foi "Otousan" (2002), como Jiro Yamaguchi, namorado de Kei Shindo (Kyoko Fukada).)

"Dance Drill" (2006), ele foi coadjuvante com o kouhai Takahisa Masuda (NEWS). Mas muita gente lembra de Taichi em "Tokio", em que atuou com Sho Sakurai, seu kouhai e também colega de profissão no quesito apresentador de algum programa e newscaster.



Falar do Sakurai, fica muito chover no molhado (quem me conhece, sabe), porque ele já foi kouhai de muito sempai em doramas, que já chegou ao ponto de ele ser sempai dos novatos que estão surgindo, e chegando ao estágio que nem precisa de kouhai de alminha semiperdida no elenco, e sei lá, vou acabar fazendo postagem individual na hora que chegar na vez do Arashi, quando chegar a vez deles serem sempais em doramas.

Intimando o kouhai no intervalo do noticiário ao vivo e nem tem como recusar.

Assim como a interação de ambos os grupos era muito boa, tanto que a NTV fazia todo final do ano uma maratona com os dois programas da emissora. Fora das câmeras, os dois costumavam jogar futebol de salão juntos (teve um programa especial em que Taichi chamava os kouhais da JE para jogar futebol contra o time Nadesico Japan, aka Seleção Japonesa de Futebol Feminino. Entre os convocados, estavam Sakurai, Yuya Tegoshi (NEWS), Go Morita (V6) e o colega de grupo Tomoya Nagase).

Fontes: Wikipedia Japan, DramaWiki (em inglês), NHK.

Imagens: tumblr, google, abema blog.








Comments

  1. e mais uma vez procurando por algo aleatório vim parar no seu blog hahaha amando seu blog e aprendendo bastante :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Foi bem aleatório, porque esse dorama do Taichi com o Sakurai, muita gente, até mesmo do fandom do Arashi não sabe da existência dele. Do dorama, quero dizer.
      O Taichi quase não fez dorama, eu lembro muito bem dele quando ele atuou em Otousan em 2002, em que ele interpretava Taro, que gostava da Kei, interpretada por Kyoko Fukuda.
      É que Taichi é bem mais MC e apresentador além de ser tecladista do TOKIO. Se notar bem, ele se destaca muito bem nos programas quando ele apresenta, até mesmo no The Tetsuwan DASH e no TOKIO Kakeru.

      Delete

Post a Comment