Snoopy Cha-Ya ~ Nishiki Ichiba (Kyoto)

Da série: Japão não é somente Tóquio



Muito embora Kyoto seja uma cidade pra lá de visitada e muitos lugares já são tão conhecidos que muitas vezes eu me pergunto o que eu vou fazer lá, porque ir no Kinkakuji, Kiyomizudera, Fujimi Inari, tem que estar munida de paciência, porque esses lugares são extremamente lotados. Apesar que ano passado fui para Fujimi Inari, estava tranquilo. Talvez porque o tempo estava pra chuva (e choveu adoidado depois que desci as escadarias).

Neste mesmo dia, eu tinha ido ao Museu do Mangá (Kyoto International Manga Museum), algo que eu tenho que ir novamente, porque ir acompanhado, só se for com alguém que goste de mangá, ou sozinha, porque o espaço é amplo (antes era uma escola) e muitas particularidades que, se eu me conheço, levo horas para ver. E também procurar pesquisar mais sobre o lugar, para fazer uma postagem decente.

Mas Kyoto não se resume aos lugares históricos, turísticos e festivais famosos que muitos já cansaram de postar nas redes sociais. Uns meses atrás, fui com a Mina em Kyoto, mas na parte moderna mas que o tradicional ainda persiste - o Nishiki Ichiba, que um dia vou ter que voltar só pra me aprofundar no lugar, porque é CHEIO de estabelecimentos interessantes (em se tratando de comida, e não é a toa que os turistas chamam de "A Cozinha de Kyoto") e no dia que eu fui, era para fazer uma coisa e só fui pra almoçar.

Falando em almoço, foi em Nishiki Ichiba que fomos almoçar, mais especificamente no Snoopy Cha-ya, um café temático do personagem. Eu achava que tivesse somente em Kyoto e Ise (Mie-ken), mas quando fui pesquisar pra fazer essa postagem, descobri que tem mais dois lugares - Otaru (Hokkaido) e Yufuin (Oita-Ken). E o café temático abriu em 2014, em Yufuin, e o mais recente foi em Hokkaido.

Em Nishiki Ichiba, o lugar tem dois andares. O primeiro, é onde fica a lojinha onde vende-se goods inspirados na cultura japonesa, e omiyages, como manju, biscoitos e sembei. Pelo menos o lugar é espaçoso, sem tanto risco de trombar com outra pessoa enquanto tenta ver o que vai comprar.


Mas no segundo andar, onde fica o café temático, o lugar também é espaçoso, e não tivemos que esperar tanto assim, mesmo na hora do almoço.

Manju (bolinho com recheio de azuki) em formato do personagem. Calma, é apenas amostras para que os clientes vejam, não são para comer. Os doces são vendidos em caixas fechadas e lacradas.


Escolhi comer hayashi beef com legumes grelhados e arroz com açafrão em formato do Woodstock. Tem o famoso osechi, mas eu tenho uma relação nada amistosa com camarões, então deixei passar. Depois que acessei o site da loja, descobri que cada loja os pratos variam e muito. Bebidas e sobremesas também, conforme a época e usando os ingredientes locais. No caso de Kyoto, eles já fazem a tradicional culinária nipônica, e as sobremesas usam muito gergelim, matcha, mochi e azuki, cobertos com kuromitsu (feito de açúcar mascavo). Sem falar que algumas sobremesas usam muito tofu. Portanto, não esperem um bolo de chocolate ou lamen e sushi porque NAO TEM no menu de Kyoto.

Mas se verem no site os pratos servidos em cada loja, vão entender melhor porque essa variação, por causa da cidade. Exemplo, em Ise (Mie-ken), já tem muito udon; em Yufuin (Oita), usam muito kabosu (um tipo de fruta cítrica típica da região), as sobremesas já tendem pro lado ocidental (como panquecas e parfeits) mas com ingredientes como azuki e matcha. E em Otaru (Hokkaido), usam muito leite e melões.


Até o cardápio é inspirado no Japão.


A bebida, que também varia a cada estação do ano, traz um biscoitinho de amostra e um coaster que pode levar pra casa de lembrança. No dia que eu fui (em março), era de yuzu (um tipo de limão que tem somente aqui no Japão. Se tiver em outro país deve ser outro nome que não sei). Pra mim, yuzu com mel funciona nas minhas crises de kafunshoo.


Obvio que, quando vou nesses lugares é impossível eu sair de mãos abanando! Minha carteira pode não concordar. E olha que comprei pouca coisa - washi tape temático da loja, toalha de mão e arare (salgadinho feito de mochi frito) de abóbora. A lata tem várias utilidades - desde guardar chá a granel (tem uma tampa de plástico que funciona como tampa hermética) até outros doces e petiscos.

Se verem no site, em cada loja, também há variação dos itens e desenhos, conforme o tema do local. Mas, existem itens que têm em todas as lojas (como copos, talheres e pratos).

Sou suspeita de falar deste lugar, já que eu gosto do personagem e hayashi rice, mas em breve estarei indo novamente no Nishiki Ichiba para conhecer melhor.

Site oficial: snoopychaya.jp

Fotos: todas da autora, via smartphone Fujitsu F-04G Arrows

Comments