[Discoteca Básica do Empório] "GR8EST" - Kanjani∞




A banda/grupo Kanjani∞ (leia-se "eito") é daqueles que ou você ama ou você odeia, dificilmente vai ter meio-termo. Primeiro, eles fogem completamente de ser um idol group ainda mais da JE, se me entendem (resumo: idol da JE tem que ser bonitinho e fazer pose fofa, dançar, atuar e cantar seriam um complemento), porque nenhum deles se encaixa de ser os principes encantados das fãs, usando roupas pra lá de originais e seu sotaque característico de Kansai (região de Osaka, Hyogo, Nara...); segundo, como já mencionei, eles são da região de Kansai, e o pessoal desta região é meio "mal visto" pelos tokiotas (Manja rivalidade entre Rio e São Paulo? O mesmo acontece com Osaka e Tóquio).



O grupo foi formado em 2002, visando ser um grupo que cantasse enka. Ninguém aí leu errado - no começo, o grupo Kanjani Eight arriscou no enka, daqueles bem tradicionais, misturando dança e trajes típicos. Os membros já eram figuras conhecidas desde que eles eram Juniores, mas na TV da região de Kansai.

Ninguém tá vendo errado: em 2004, o Kanjani Eight eram realmente oito - da esquerda pra direita: You Yokoyama, Ryuhei Maruyama, Tadayoshi Ohkura, Hiroki Uchi, Subaru Shibutani, Ryo Nishikido, Shota Yasuda e Shingo Murakami - na época de "Naniwa Irowa Bushi".


O nome Kanjani Eight é a abreviatura de "Kansai Johnny's", e o "Eight" era o número do canal da emissora Kansai TV (filiada da Fuji Television). E' que coincidiu também do grupo, no começo, terem OITO membros - Subaru Shibutani, You Yokoyama, Shingo Murakami, Ryuhei Maruyama, Shota Yasuda, Ryo Nishikido, Tadayoshi Ohkura e Hiroki Uchi. O primeiro single, "Naniwa Irohabushi", ficou em primeiro lugar na Oricon na categoria... enka!!! E faziam quase 18 anos que uma música deste estilo ficava em primeiro lugar no geral.

Mas logo que o primeiro álbum saiu - "Kanjani Eight" (感謝=∞) -, Uchi saiu do grupo.

Pensam que o Kanjani logo de cara foi enfileirando single no primeiro lugar nas paradas da Oricon? Foi só depois do 5o. single - "Kanfu Fighting" - que aí foi um atrás do outro (exceto as duas versões do single "GIFT", que lançaram nos três dias seguidos do Natal). Isso porque o grupo mudou o estilo das músicas - mais alegres, divertidas e acessíveis. E passaram a tocar instrumentos em shows, como se fosse uma banda. E levaram tão à sério, que o Kanjani chegou até a participar em um show de rock - o Metropolitan Rock Festival 2017.

A banda é formada por:

Subaru Shibutani - guitarra, harmônica e vocais;
You Yokoyama - percurssão (bongôs, tímpano, djembe, windchime, etc.) e trumpete;
Shingo Murakami - teclados;
Ryuhei Maruyama - baixo;
Shota Yasuda - guitarra;
Ryo Nishikido - guitarra e vocais;
Tadayoshi Ohkura - bateria.



Até o momento, ainda é o único grupo da JE que fez turnê em TODAS as províncias do Japão (a turnê de 2007, o "47" aka "Kanjani Eito ee! Honma!? Bikkuri!! Tour 2007".

A primeira vez que foram main personalities no programa anual "24 Hour Television", em 2011, foi o ano que mais arrecadaram fundos que foram para as vítimas do desastre daquele ano.

Mesmo o grupo ganhando popularidade entre fãs - tanto mulheres como homens -, por um bom tempo ficaram na lista das personalidades mais detestadas numa pesquisa feita por uma revista voltada para as donas-de-casa. Vários motivos - sotaque de Kansai-ben, têm modos grosseiros, nada bonitos, e das roupas que combinam com tudo.

Em abril de 2018, quem assina a J-Web, os fãs do Kanjani Eito receberam uma mensagem que em tal hora iria ter um assunto importante - eis que na TV, ao vivo, o grupo fez uma coletiva de imprensa, anunciando a saída de Shibutani em 2019 para estudar, mas ficaria ate 15 de julho no Kanjani e ate dezembro do mesmo ano na agência - ou seja, na turnê deste ano que antecipa os 15 anos de carreira do grupo, Subaru não iria participar mais.

No dia 30 de maio de 2018, depois de 5 anos, o grupo lançou a segunda coletânea - "GR8EST" (leia-se "Greightest", uma analogia ao grupo), compreendendo o período de 2012 a 2018 (o primeiro "best of" do Kanjani foi "8EST", em 2012), para comemorar - antecipadamente - os 15 anos do debut (que foi na verdade em 2004). Mas o anúncio da coletânea foi feita bem antes da coletiva, inclusive já tinham feito as regravações de "Musekinin Hero" com a banda Tokyo Ska Paradise Orchestra e "Osaka Romanesque" com o violinista Taro Hakase, então ninguém pode dizer que o grupo fez de má-fé.



Como é de costume (na JE....), foram lançados TRES versões do álbum - o especial, que vem um DVD com os PVs de 2012 a 2018 (inclui aí as músicas que não estão no CD, como "TAKOYAKI in my heart", "CANDY MY LOVE", "Bakki baki taisou dai ichi", "Seishun no subete" e "Sweet Parade"), embalagem tamanho de LP, photobook com 24 páginas, fotos oficiais, e cartões postais dos singles. O "201∞ genten" vem um CD extra contendo um mix feito pelo DJ Kazu das músicas desde o início do grupo. E o regular (que sempre está a venda nas lojas), somente com as músicas, o normalzinho mesmo.

O álbum, contendo 23 músicas (21 de singles e duas regravações), traz composições de gente conhecida, como Saori e Nakajin da banda SEKAI NO OWARI; Wakadanna do Shonan no Kaze, o diretor Kankuro Kudo, Masashi Suda. E participações de músicos como Tokyo Ska Paradise Orchestra e o violinista Taro Hakase.

Pra não dizer todas, grande parte das músicas do Kanjani foram de encerramento de filmes e doramas que atuaram, exceto as músicas "King of Otoko" e "NOROSHI" que foram da série "Mogura no Uta", protagonizada por Toma Ikuta, e "Tsumi to Natsu" que foi lançamento normal. E de comerciais, como da vitamina Oronamin C e do game Monster Hunter (Murakami e Yokoyama são fãs desse jogo).

As músicas do Kanjani são bem mais voltadas ao bom humor, como "Aoppana" (tema do dorama protagonizado por Maruyama, "Boys On The Run"), "Kamushara Koushinkyoku" (dorama "Jigoku Sensei Nubee"), "Naguri gaki BEAT" (do filme protagonizado por Yokoyama, "Hamon futari no Yaku byou gami"), mas tem baladas como "Namida no Kotae", "CloveR", "Samurai Song", as rockppoi "King of Otoko" e "NOROSHI", e até uma pegada de beach rock em "Tsumi to Natsu". O legal de ao menos ver um show (nem que for em DVD) do grupo, é que como banda, tocando de verdade, na raça e na fé (e cara de pau), o Kanjani leva a sério. Mas quem conhece o grupo desde o início, a diversão rola solta e até "homenageiam" os sempais e kouhais nos shows.

Em matéria de singles, o grupo lançou 40 até o momento (o 41o., "Koko ni", sai dia 5 de setembro, o primeiro com seis membros), nove álbuns de estúdio, um mini-album e duas coletâneas (e 17 DVDs Live). Isso desde 2002.

"Musekinin Hero", que foi o nono single, em 2008, teve uma regravação com a banda de ska, o Tokyo Ska Paradise Orchestra, e os próprios membros do Kanjani tocam os instrumentos.

"Osaka Romanasque", que era o lado b do single "∞SAKA obachan ROCK", na época do lançamento, muita gente não gostou por "destoar muito do estilo do Kanjani" (o mesmo tinha acontecido no segundo single, "Osaka Rainy Blues"). Mas quando saiu a regravação, com a participação do violinista Taro Hakase, ao mesmo tempo que muita gente gostou da nova versão, muita gente ficou triste porque foi a última música e PV em que Subaru participava.

O DVD com 31 PVs (e mais dois making of), é o que mais chama a atenção - desde divertidos até sérios, tem de tudo no GR8EST. Alguns, claro, merecem destaque:

- "Namida no Kotae", que foi tema do filme "100 kai Naku koto", protagonizado por Tadayoshi Ohkura, foi composta pelos músicos Saori e Nakajin, da banda SEKAI NO OWARI. O PV é uma história em que a amizade perdura mesmo depois de adultos e mesmo ausente, a pessoa sempre vai estar com eles.

- "King of Otoko", composta por Wakadanna, da banda Shonan no Kaze, foi tema do filme "Mogura no Uta", protagonizada por Toma Ikuta. O PV foi dirigido por Takashi Miine e Teppei Nakamura, e mostra um confronto entre gangues (e no fim tudo acaba em dança). Spoiler: faltou jorrar sangue nesse vídeo, porque a violência come solta.

- "Omoidama" foi tema do Nettoh Koshien, campeonato de baseball entre colegiais em todo o Japão, transmitido pela emissora TV Asahi. Todo ano, tem uma música-tema para a emissora, e a do Kanjani, foi em 2014. (Mas foi com essa música também que foi a que interpretaram no programa "The Music Day" em julho de 2018, o último com sete membros)

- "TAKOYAKI in my heart", foi no álbum de estúdio "JUKEBOX", mas o PV foi na edição limitada. Maior demonstração sobre Osaka, impossível, como numa postagem que fiz aqui.

- "CANDY MY LOVE", foi usada no comercial de game para celulares, o Candy Crush Soda. A música saiu como lado b de "Maemuki Scream!", mas o PV saiu na edição especial, creditado como "Canjani Eito", college girl group formado por sete simpáticas garotas - Subako, Yokoko, Murako, Maruko, Yasuko, Nishikiko e Kurako. (Aquele PV que você não sabe se chora, ri ou morre de vergonha, porque... bem, quem viu o comercial do game, vai entender).



- "Bakki Baki Taisou Dai Ichi", saiu como lado b do single "Tsumi to Natsu", mas o PV saiu na versão B. A música foi usada em um dos quadros do programa "Kanjani Chronicle", em que um cara leva um fora das mulheres num night club e resolve esquecer os problemas na coreografia dessa música. O PV é uma verdadeira paródia do programa da NHK, o "Radio Taisou", com direito a logotipo, cenário e coreografia.

- "NOROSHI", foi tema do filme da série "Mogura no Uta ~ Hong Kong Kyousou-kyoku", protagonizado por Toma Ikuta (que já tinha feito o anterior). Quando apresentavam essa música, o Kanjani fazia questão de aparecer tocando AO VIVO os instrumentos com direito a quase botar fogo (literalmente) no programa. O PV, mostrando o grupo como se estivesse apresentando para um show, teve a presença de mais de 500 extras - todos homens!

- "Sweet Parade", lado b do single "Otouseyo" (último single ainda como septeto), foi usada no evento da Fuji Television na quinzena que antecedia o Halloween. O PV, o grupo aparece irreconhecível - uma banda de idosos.

- "Osaka Romanesque", que encerra o álbum, é o último registro em que estavam com sete membros. O PV, traz os membros em vários lugares de Osaka. Uma das fotos que está no encarte da edição especial, traz uma das cenas do PV, que foi no Aeroporto Internacional de Kansai (spoiler: podem preparar os lencinhos). Dizem que o PV foi gravado depois que Subaru anunciou sua saída.

Curiosidades:

- Todos pensam que todos os membros do grupo nasceram em Osaka - ledo engano: Maruyama é de Kyoto e Yasuda é de Hyogo (os dois comentam isso no final do PV de "TAKOYAKI in my heart").

- Os fãs do Kanjani são chamados de "Eighters", termo batizado pelo Shibutani para o fã-clube.

- You Yokoyama é o único de todos os membros da JE que usa pseudônimo - seu nome verdadeiro é Kimitaka, mas o shacho da JE achou que não era nome pra idol e acabou ganhando o pseudônimo de You. Pouca gente sabe o nome real, porque quase todo mundo chama pelo sobrenome ou diminutivo dele. Um dos poucos que chama o Yoko de Kimi-chan é Masaki Aiba.

- O apelido de Shingo Murakami é Hina, devido à sua semelhança facial (especialmente os olhos) com a idol Akiko Hinakata. Do grupo, é o que apresenta mais programas na TV japonesa - dez no total - por ser sempre o MC dos programas regulares do Kanjani e dos shows (pra compensar que atua muito pouco?!). Gosta tanto de futebol que em 2014 e 2018 foi enviado especial para cobrir as Copas do Brasil e Russia respectivamente.

- Shota Yasuda é quem se responsabiliza pelo design dos goods das turnês. Sabe libras e tem licença para mergulho, inclusive é habilitado para resgate em mar. Em fevereiro de 2017, foi submetido a uma operação para retirada de um tumor no cérebro, mas só souberam em julho do ano seguinte, quando Yasuda comentou a respeito e um dos motivos de ele não ter comparecido na coletiva da saída de Subaru, foi porque desmaiou e feriu seriamente as costas. Explica-se nas apresentações finais como septeto, Yasuda nem podia se movimentar direito.

- O grupo não perdeu o sotaque de Kansai mesmo gravando programas em Tóquio. Um dos programas em que o Kanjani fala direto Kansai-ben, é o JaniBen, que tem mais de 10 anos no ar pela Kansai TV (filiada da Fuji TV em Osaka).

- Em 2012, o grupo comemorou oito anos de carreira, fazendo jus ao nome. Lançaram a coletânea "8EST" com a turnê "KANJANI∞ LIVE TOUR!! 8EST" incluindo os estádios - Ajinomoto Stadium e Nagai Stadium (era a primeira vez que Kanjani fazia show lá). No final do mesmo ano, participaram do 63o. Kouhaku Utagassen. (Dizem más línguas que Kanjani resolveram "antecipar" os 10 e os 15 anos do debut para não coincidirem com os 15 e 20 anos do Arashi.)

- O álbum vendeu só na primeira semana, mais de 250 mil cópias. Ficou em primeiro lugar na Oricon, Billboard Japan (tanto no Top com Hot albuns) e no ranking da HMV.

- Quem comprou os álbuns, tem um código para entrar no aplicativo GR8EST no celular (tanto android como iOS).

Acho que aquele takoyaki que comemos ontem estava estragado...


- As fotos da divulgação, traziam as fotos do grupo ainda bebês. A foto da edição regular, foi a montagem de alguma parte do rosto dos membros para fazer o "GR8EST BABY". Na edição "201∞" trazia um DVD de como foi concebido o álbum. Com aquele bom humor que, quem conhece o grupo, sabe.

Fontes: wikipedia japan, oricon, billboard japan, infinity records

Comments