Para quem não lembra: no dia 11 de novembro de 1999, a empresa Ezaki Glico, famosa por confeccionar doces e biscoitos (e outros produtos alimentícios), criou o "Pocky Day", porque a data lembrava os palitinhos de biscoito cobertos de chocolate enfileirados (é que, se converter o ano 1999 para a Era Heisei, vira 11). Como boa estratégia de marketing, a data pegou e, todo ano, o dia 11 de novembro, aqui no Japão, virou o "Pocky Day". E, perto dessa data, os supermercados e lojas de conveniência costumam fazer campanhas do produto, como promoções, prêmios e outras coisas mais.
Volto a dizer: esse palito de biscoito com chocolate vicia e como vicia! Pelo menos eu, chocólatra assumida, consigo acabar com uma caixa sozinha em menos de meia hora. Claro que temos os concorrentes e genéricos (o famoso Pepero da Coréia do Sul). Mas se forem na Europa atrás do Pocky, vai encontrar o Mikado (nome que foi dado pela filial da Glico lá) ou na Malásia como Rocky.
A evolução do Pocky ao passar dos anos. Praticamente ainda mantém a embalagem de 2010, mas com algumas alterações quando tem alguma campanha promocional. |
Calma, que o Toppo, da fabricante Lotte nada tem a ver com o Pocky - mesmo porque o palito é meio salgado e o chocolate é dentro desse palito.
As campanhas publicitárias do Pocky mais recentes ganharam popularidade por serem bem animadas e divertidas, e com artistas como Yui Aragaki, Shiori Kutsuna, Kazunari Ninomiya e Sandaime J Soul Brothers.
Yui Aragaki, na campanha de 2007. Ela foi a 49a. Pocky Girl . |
Shiori Kutsuna, que foi a 50a. Pocky Girl, teve BGM do trio ikimonogakari. |
(No sentido do relógio, a partir da esquerda) Aya Matsuura, Yukie Nakama, Koh Shibasaki e Satomi Ishihara |
Kazunari Ninomiya, numa das campanhas que popularizou a venda do Pocky, tanto que em 2012 o mosaico do Devil Nino entrou pro Guiness por usar mais de 1,300,000 de palitos!!! |
O grupo Saindaime J Soul Brothers (que faz parte do EXILE) na campanha de 2015 |
As embalagens do Pocky (tanto o tradicional, como as versões de morango, mais fino e com amêndoas), traziam fichas de como seria o amor da sua vida. Mais para brincadeira, claro, nem daria para a gente levar a sério, mas os desenhos eram bem fofos.
Vez ou outra, o personagem Snoopy aparecia como collabo nas embalagens da série Pocky e sua versão salgada Pretz. As vezes somente Snoopy e Woodstock, às vezes com o Charlie Brown e sua turma. Mais como ilustração do que alguma promoção (como, por exemplo, ganhe pontos no aplicativo LINE).
Mas a gente nem precisa esperar chegar dia 11 de novembro pra comer o petisco, o mesmo encontra-se à venda no supermercado ou loja de conveniência mais próximo de casa (aqui, pelo menos, né).
Fontes:
- Glico Ezaki (Pocky) https://www.glico.com/jp/product/chocolate/pocky/
- Matome Naver (Pocky CM History): Gakki, Ishihara Satomi... Rireki Pocky CM Talento
Imagens: Glico Ezaki Japan, yahoo, matome naver
Comments
Post a Comment