11.11 Pocky Day


Eu havia comentado sobre o Pocky Day em três postagens (relembre um pouco aqui,  aqui e também aqui), e não sei dizer bem, ou se eu não reparei e passei batido até então, de uns tempos pra cá, ao menos no Twitter, quase nem vejo essa data.



Para quem não lembra: no dia 11 de novembro de 1999, a empresa Ezaki Glico, famosa por confeccionar doces e biscoitos (e outros produtos alimentícios), criou o "Pocky Day", porque a data lembrava os palitinhos de biscoito cobertos de chocolate enfileirados (é que, se converter o ano 1999 para a Era Heisei, vira 11). Como boa estratégia de marketing, a data pegou e, todo ano, o dia 11 de novembro, aqui no Japão, virou o "Pocky Day". E, perto dessa data, os supermercados e lojas de conveniência costumam fazer campanhas do produto, como promoções, prêmios e outras coisas mais.

Volto a dizer: esse palito de biscoito com chocolate vicia e como vicia! Pelo menos eu, chocólatra assumida, consigo acabar com uma caixa sozinha em menos de meia hora. Claro que temos os concorrentes e genéricos (o famoso Pepero da Coréia do Sul).  Mas se forem na Europa atrás do Pocky, vai encontrar o Mikado (nome que foi dado pela filial da Glico lá) ou na Malásia como Rocky.

A evolução do Pocky ao passar dos anos. Praticamente ainda mantém a embalagem de 2010, mas com algumas alterações quando tem alguma campanha promocional.

Calma, que o Toppo, da fabricante Lotte nada tem a ver com o Pocky - mesmo porque o palito é meio salgado e o chocolate é dentro desse palito.

As campanhas publicitárias do Pocky mais recentes ganharam popularidade por serem bem animadas e divertidas, e com artistas como Yui Aragaki, Shiori Kutsuna, Kazunari Ninomiya e Sandaime J Soul Brothers.

Yui Aragaki, na campanha de 2007. Ela foi a 49a. Pocky Girl .

Shiori Kutsuna, que foi a 50a. Pocky Girl, teve BGM do trio ikimonogakari.

(No sentido do relógio, a partir da esquerda) Aya Matsuura, Yukie Nakama, Koh Shibasaki e Satomi Ishihara

Kazunari Ninomiya, numa das campanhas que popularizou a venda do Pocky, tanto que em 2012 o mosaico do Devil Nino entrou pro Guiness por usar mais de 1,300,000 de palitos!!!

O grupo Saindaime J Soul Brothers (que faz parte do EXILE) na campanha de 2015
Mas as campanhas do Pocky não se restrigiam somente aos artistas de ponta (o último CM que está no site oficial da marca, traz a atriz Rie Miyazawa e BGM da dupla B'z), mas também a versão otome game.


As embalagens do Pocky (tanto o tradicional, como as versões de morango, mais fino e com amêndoas), traziam fichas de como seria o amor da sua vida. Mais para brincadeira, claro, nem daria para a gente levar a sério, mas os desenhos eram bem fofos.


Vez ou outra, o personagem Snoopy aparecia como collabo nas embalagens da série Pocky e sua versão salgada Pretz. As vezes somente Snoopy e Woodstock, às vezes com o Charlie Brown e sua turma. Mais como ilustração do que alguma promoção (como, por exemplo, ganhe pontos no aplicativo LINE).

Mas a gente nem precisa esperar chegar dia 11 de novembro pra comer o petisco, o mesmo encontra-se à venda no supermercado ou loja de conveniência mais próximo de casa (aqui, pelo menos, né).

Fontes: 
- Glico Ezaki (Pocky) https://www.glico.com/jp/product/chocolate/pocky/
- Matome Naver (Pocky CM History): Gakki, Ishihara Satomi... Rireki Pocky CM Talento

Imagens: Glico Ezaki Japan, yahoo, matome naver

Comments