[Mangá Time] Sakamichi no Apollon





Kaoru Nishimi é transferido de Yokosuka (Kanagawa) para Sasebo (Nagasaki) devido ao trabalho de seu pai. Por causa de várias transferências de cidade, Kaoru quase nem criou laços de amizade por onde passou. Inteligente, porém introvertido, aprendeu piano clássico e começou a se interessar por jazz ao conhecer Sentaro Kawabuchi, tido com um "mau exemplo" da classe por seu comportamento impulsivo, mas gosta de tocar bateria no porão da loja de discos do pai da colega Ritsuko Mukae. A partir desse encontro entre Sentaro e Ritsuko, Kaoru começa a entender o verdadeiro significado de amizade.

Quando o filme "Sakamichi no Apollon" estava para ser lançado no Japão, no dia 9 de fevereiro de 2018, a autora, Yuki Kodama, fez essa ilustração dos três protagonistas (Kaoru, Ritsuko e Sentaro) que ficou exposta na loja Tsutaya de Sangenjaya (Tóquio). Uns meses antes, as livrarias disponibilizaram todos os volumes da série, incluindo o bonus track e o offical fan book.

Escrito e ilustrado por Yuki Kodama, foi publicado pela revista Gekkan Flowers durante o período de setembro de 2007 a janeiro de 2012, somando nove volumes tankobon mais um extra, chamado bonus track. O traço de Kodama lembra muito o estilo dos designers Junichi Nakahara e Rune Naito, famosos nos anos 50 e 60. Alguns fatores contribuíram para que o manga se tornasse posteriormente um dos mais bem sucedidos entre os leitores, chegando a ganhar em 2012 o prêmio Shogakukan Manga na categoria geral:

- O enredo se ambienta nos anos 60 e 70, onde o jazz ainda predominava o arquipélago e começava a Beatlemania, passando por Group Sounds e movimentos estudantis;

- Um dos motivos da história se passar em Nagasaki e saber muitos detalhes da cidade de Sasebo, é que a autora nasceu nesta cidade (foge muito do padrão Tóquio de ser, embora algumas passagens da história, Nishime e Sentaro chegam a ir até lá);

- Embora os protagonistas sejam estudantes colegiais, não se trata de uma história escolar com aqueles clichês de kabedons, amor de estudante e outras coisas mais, e sim a passagem da adolescência para a vida adulta numa época cheia de tabus e costumes, mas tendo o verdadeiro significado da amizade, mesmo com o passar dos anos;

- Não possui muitos personagens secundários (pra encher linguiça) como em outros mangás. Fica entre os três personagens principais (Kaoru, Sentaro e Ritsuko) e no máximo se estende para o relacionamento entre Junichi Katsuragi e Yurika Fukahori, e o sonho do Seiji Matsuoka de ser idol;

- O décimo volume, chamado de bonus track, seria o que aconteceu depois de dez anos com os personagens principais, e alguns flashbacks que não puderam ser inseridos nos volumes anteriores.

O anime foi ao ar no dia 12 de abril de 2012, pela Fuji Television e suas associadas, na grade de programa noitaminA (que passa nas madrugadas de quinta-feira), pouco depois do manga ter terminado (o último capítulo foi publicado na edição de janeiro do mesmo ano), mas indo até em junho, portanto, a parte do bonus track somente no manga mesmo (o bonus track estava sendo publicado pela Gekkan Flowers, mas o último capítulo foi publicado na edição de julho e o mangá em novembro).

Personagens Principais:


- Kaoru Nishimi: Um dos protagonistas da história. Devido ao trabalho do pai, que trabalha com comércio marítimo, vivia mudando sempre de escola, portanto nem conseguia fazer amizades e acabou tornando-se uma pessoa muito introvertida. Quando mudou-se de Yokosuka (Kanagawa) para Sasebo (Nagasaki), foi morar com a tia e a prima (Mariko), que ao mesmo tempo brigava com Kaoru, gostava de vê-lo tocar piano. Por acidente, conhece Sentaro Kawabuchi e Ritsuko Mukai e começa seu interesse pelo jazz. Desenvolve uma amizade com os dois novos colegas e nutre um amor platônico por Ritsuko. Sentaro apelidou Kaoru de "Bon" (de bon vivant devido à sua condição de vida) e chamava por esse apelido. Quando terminou o colegial, decidiu tornar-se médico.

- Sentaro Kawabuchi: Tido como "mau exemplo" para os colegas e temido por outros devido à sua fisionomia, na verdade era um católico devotado (assim como Ritsuko) e de bom coração, que adorava crianças. Filho de um relacionamento entre um americano e uma japonesa, Sentaro foi adotado pela família Kawabuchi, e, apesar da convivência nada amistosa entre a avó e pai adotivos, se dava muito bem com os irmãos mais novos (Sachiko, Kouta, Taichi e Chieko). Ingressou no catolicismo quando o padre da paróquia local o convidou para fazer parte ao ver o menino ser humilhado por outras crianças. Começou a gostar de música por causa de Ritsuko, cujo pai era dono de uma loja de discos e tocava contrabaixo nas horas vagas e passou a aprender a tocar bateria. Carregava no pescoço um rosário, presente do padre que o ajudou.

- Ritsuko Mukae: Estuda na mesma classe que Sentaro e Kaoru. Filha de um dono de loja de discos na cidade, é uma garota inocente e boazinha. Era amiga de Sentaro desde a infância, pois frequentavam a mesma igreja. Nutria um amor platônico por Sentaro, mas com o passar do tempo, começou a ter sentimentos mútuos com Kaoru.

- Tsutomu Mukae: Pai de Ritsuko e dono da loja Mukae Records, loja especializada em discos de jazz. No porão da loja, tem um pequeno estúdio onde ele, Sentaro e Junichi faziam pequenas jam sessions. Aprendeu a tocar contrabaixo ainda jovem, antes da Segunda Guerra.

- Junichi Katsuragi: Amigo de infância de Sentaro e Ritsuko e frequentador das jam sessions que Tsutomu realizava no porão da loja, tocando trumpete. De família rica, estava na universidade em Tóquio, mas quando retornava a Sasebo, passava na loja para participar das jam sessions. Por ter se envolvido em movimentos estudantis, deixou a faculdade e foi deserdado pela família. Muda-se de vez para Tóquio, com quem acaba se casando com Yurika.

- Yurika Fukahori: Estudante do segundo ano colegial, é filha de uma família abastada. Apesar disso, ela é uma garota educada mas de personalidade forte e movida pela curiosidade. E' salva por Sentaro em um incidente na praia, e ele acaba se apaixonando por ela, mas Yurika acaba se envolvendo com Junichi. Quando Junichi vai embora de Sasebo por causa da família tê-lo deserdado, Yurika acaba indo embora junto, mesmo a contragosto dele, tendo uma mudança drástica em sua vida.

- Seiji Matsuoka: Estudante do segundo ano colegial. Gosta muito de música e de cantar, e seu sonho é ir para Tóquio, tornar-se famoso e poder ajudar financeiramente sua família. Durante o festival de primavera do colégio, pede a ajuda de Sentaro para tocar bateria na banda de rock.

Observações:


- O fato da história ambientar-se em meados dos anos 60, nota-se que existem muitas referências sobre jazz e um pouco de rock.

- O título - "Crianças na Ladeira" - é uma referência à cidade de Sasebo (Nagasaki), onde a história é ambientada. Uma parte da cidade possui muitas ladeiras, até bem íngremes, por ter sido construído em uma parte costeira.

- Os subtítulos no anime são todos relacionados aos nomes das músicas de artistas famosos, como Bob Timmons, Frank Churchill, George Gerswin, Duke Ellington, entre outros.

- A região de Nagasaki é conhecida como uma das províncias onde predomina o catolicismo e também influência estrangeira. O famoso parque Huis Ten Bosch, situado em Sasebo, é inspirado na Holanda.

- Por ser uma cidade portuária, após a Segunda Guerra, situaram-se bases americanas.

- No anime, a autora participou na elaboração no último capítulo.

- A versão live-action lançado em março de 2018, foi quase toda filmada na cidade de Sasebo.


- Um fato interessante nas capas dos nove volumes do manga e no bonus track - conforme a história vai avançando, na contracapa aparecem os personagens que fazem parte na história, e a evolução (visual) dos mesmos. Na contracapa do bonus track, aparecem todos os personagens que fizeram parte dos nove volumes.



Trivia:


- A música "Moanin'", de Art Blakey and the Jazz Messengers foi usada tanto no anime como no filme.

- Ryuhei Kimura, que dubla a voz de Kaoru Nishimi no anime, também é conhecido por dublar personagens como Satoru Nishimura (Natsume Yujincho), Ryota Kise (Kuroko no Basket) e Akira Takizawa (Eden of the East).

- Devido a licença-maternidade de Kodama, a história ficou em hiato durante três meses (edições de maio a julho de 2010 da revista Gekkan Flowers).

Nota: A versão live-action, lançado no dia 10 de março de 2018 nos cinemas, difere muita coisa do manga, portanto, terá um futuro review na parte "Cine Pipoca" deste blog.

Imagens: Shogakukan, mangahub, fuji television, animedia

Sites oficiais:

- Yuki Kodama (site da Shogakukan): https://flowers.shogakukan.co.jp/artists/kodamayuki.html
- Anime (via noitaminA, Fuji Television): http://www.noitamina-apollon.com/index.html
- Wikipedia Japan - Sakamichi no Apollon (em japonês)

Comments