Quando seu ídolo vira desenho animado (Parte 3)



Abordei o assunto aqui e aqui. Era sobre mangas que viravam anime/filme/dorama. E também sobre artistas do j-pop que fizeram a música-tema de algum anime e acabaram fazendo uma pontinha.

Na verdade, fiquei de fazer uma outra postagem sobre artistas que viravam desenho animado, ou que eu fizesse de alguns de maior relevância, mas fui deixando e...



A tática de colocar um artista famoso em algum desenho animado e até mesmo ele mesmo acabar virando protagonista de um, isso vem desde os anos 1930. Um dos mais conhecidos era o do Pato Donald, em que ele vai para Hollywood atrás de artistas famosos para conseguir um autógrafo e no final ele acaba sendo reconhecido como um artista famoso também (era a curta "The Autograph Hound", de 1939). Muitos artistas, obviamente, muita gente nem vai conhecer porque eram da era do início do cinema falado e colorido, como Greta Garbo, Groucho Marx, Shirley Temple, para citar alguns.

Mas como eu costumo mais abordar o mundo do j-pop, j-dorama, às vezes anime e mangá, vamos ao ponto. Alguns animes bem conhecidos e de longa duração, como Sazae-san e Chibi Maruko-chan, às vezes algum artista conhecido na TV e cinema, ou nos esportes, faz uma participação especial e também dubla o personagem. Quando não muito faz o tema de abertura e/ou encerramento.

Um dos animes que dura até hoje (desde 1969), é Sazae-san. Transmitido aos domingos, às 18:30 pela Fuji Television e suas associadas, é considerado um dos animes de maior longevidade (quase 50 anos no ar). Um dos motivos do anime fazer tanto sucesso são as histórias, que é o dia a dia de uma família que mora num bairro antigo de Tóquio.

A personagem, Sazae, foi criada em 1946 pela artista Machiko Hasegawa. Suas tiras (estilo 4-koma), foram publicadas em vários jornais até que, em 1961, a Asahi Shimbun resolveu publicar na edição matutina até a aposentadoria de Hasegawa, em 1974. As 6477 tiras foram reunidas em 45 volumes pela antiga editora que Machiko tinha com sua irmã, Mariko, mas após o término da editora, a Asahi Shimbun adquiriu os direitos e republicou os volumes.

Desde que o programa especial FNS 27-Hour Television foi ao ar, em 1987, o anime faz parte da programação, e desde 2000 tem participação especial de algum artista que é o main personality do evento que interage com a família Isono-Fuguta.

O trio Morisanchuu, no FNS27 de 2013 (esq. para dir.: Tomoko Murakami, Kazuko Kurosawa e Miyuki Oshima)
FNS27 de 2018 com a participação de Shingo Murakami (Kanjani Eito)

FNS27 de 2014, com o grupo SMAP (aliás, Masahiro Nakai fez quatro participações solo no evento)

FNS27 de 2016, com Teruyoshi Uchimura (da dupla Unan-nanchan e MC do programa Sukatto Japan)

FNS27 de 2012, com todo o elenco do programa "Waratte Iitomo!", apresentado por Tamori.
Imagens: matome-naver, The Television, yahoo blogs, ameblo, hatenablog.

Fontes: Wikipedia Japan, FNS27 website, site oficial de Machiko Hasegawa

Comments