Four Tops - Quem?



Recentemente nos trends do Twitter, a palavra "Four Tops" aparecia com milhares de notificações. Um dos motivos, era que esse unit formado entre 2002 a 2003 na JE, aparecerá em duas ocasiões - o especial "8ji da J" no dia 29 de dezembro pela Asahi TV, e no Johnny's Countdown 2018-2019 na virada do dia 31 de dezembro. Aí na minha timeline, as fãs da JE que são mais recentes, se perguntavam quem era essa unit. Pra dizer a verdade, eu só sabia da existência dessa unit dentro dos Juniores, uns poucos anos atrás.

Johnny's Jr. é um grupo formado por rapazes recém-chegados na agência e ainda estão em fase de serem backdancers de grupos maiores e fazendo parte em musicais, programas de TV (especialmente o The Shonen Club) e outras atividades. Mas também existem veteranos que por algum motivo desconhecido continuaram como Jr. mesmo tendo anos de agência. Dentro desse grupo, formam-se alguns sub-grupos. Os mais recentes, como King and Prince e SixTones eram subgrupos dentro dos Jr. Mas existiram outros que tiveram pouca duração, só pra constar mesmo, porque é tanto subgrupo que até mesmo os fãs mais dedicados se perdem.


Vamos ao grupo Four Tops - formado em 2002 por Tomohisa Yamashita, Toma Ikuta, Shunsuke Kazama e Jun Hasegawa, era um grupo que por um ano foi backdancer da dupla Tackey and Tsubasa. O subgrupo acabou em 2003 quando Yamashita entrou no NEWS que debutou no mesmo ano. Com o fim do subgrupo e a entrada de Yamashita no outro grupo, o restante acabou investindo muito em atuação, seja em musicais como na telona e na telinha, e se cantavam, eram limitados no programa The Shonen Club e no máximo nos Countdowns da vida.

O grupo tinha uma coisa em comum: todos eles atuavam e continuam até hoje aparecendo nas telonas, telinhas e no tablado. Mas, pouca gente sabe que Kazama e Hasegawa graduaram-se há pouco tempo de Juniores (ambos no mesmo dia, 15 de outubro de 2015, quando anunciaram na Jweb que estariam tendo home page próprios).

Se for descrever cada um, incluindo seus trabalhos, a postagem vai ser quilométrica: quem conhece principalmente Yamashita e Ikuta, sabe que a lista de doramas e filmes deles é vasta. (Em outras palavras: terão pelo menos postagem individual) Mas, ao menos um pequeno resumo de cada um...

Tomohisa Yamashita (Chiba, 9 de abril de 1985): Mais conhecido como ator do que cantor, Yamapi (apelido que ganhou de Hideaki Takizawa por causa de uma roupa cor-de-rosa que estava usando) entrou na JE em 1996 e logo tornou-se backdancer da dupla KinKi Kids. Quando Takizawa saiu da liderança dos Juniores para fazer a dupla Tackey and Tsubasa, passou o cargo para Yamashita. Por oito anos (2003 a 2011) fez parte do grupo NEWS, mas ao mesmo tempo fez parte de outros grupos temporários para fins de promover algum evento (mas a mais famosa parceria foi Shuuji and Akira com "Seishun Amigo"), formou-se em Comércio Exterior na Meiji University, aprendeu inglês e resolveu investir em carreira solo musicalmente. Mas como atuar era o mais forte, vale lembrar de doramas como "Nobuta, wo produce", "Kurosagi". "Code Blue" e "From 5 to 9", pra citar alguns. Recentemente, abriu uma conta na Weibo na China e estará nas telonas em janeiro de 2019 em "Cyber Mission".

Toma Ikuta (Muroran-shi, Hokkaido, 7 de outubro de 1984): Aos 11 anos, entrou na JE e logo entrou nos Juniores. Dois meses depois, fez parte do programa da NHK Educativa - "Tensai Terebi-kun", onde ficou por dois anos. Apesar de ter sido backdancer de grupos veteranos, fez parte de dois subgrupos - o Four Tops e o MAIN. Acabou investindo mais na carreira de ator, tanto que muitos o consideravam "O Kimutaku (Takuya Kimura) número 2" na agência. Em 2011, foi o primeiro membro da JE a ganhar os prêmios Kinema Junpo e Blue Ribbon de melhor ator estreante no filme "Ningen Shikkaku" (também ganhou o Blue Ribbon em sua atuação no filme "Hanamizuki"). Mas muita gente lembra de Ikuta pelos doramas como "Hanazakari no Kimitachi e", "Maou" e "Uroboros" e pelos filmes "Hanamizuki", "Ningen Shikkaku", "Karera ga Honki de Amu toki wa" e "Mogura no Uta". Em 2019 fará parte do taiga dorama "Itaden - Tokyo Olympics Banashi".

Shunsuke Kazama (Sumida-ku, Tóquio, 17 de junho de 1983): Entrou na JE em 1997 e logo entrou no grupo de Juniores, de onde se graduou em 2015. Mais conhecido como ator em doramas, mesmo fazendo um ou dois capítulos, mas ganhou o prêmio de melhor ator iniciante pelo Nikkan Sports Drama Grand Prix pelo seu trabalho na série "3-B Gumi Kinpachi-sensei" na quinta temporada. Além de ator, Kazama também é narrador (a recente série "Ride On Time"), dublador (o anime "Yu-gi-oh"),  comentarista em programas como ZIP! (NTV) e reporter especial nas paraolimpíadas do Rio de Janeiro e nos jogos de inverno em Pyeong Chang (Coréia do Sul) pela NHK. Um detalhe: Kazama gosta tanto do mundo do Walt Disney que, desde os onze anos de idade vai na Tokyo Disneyland quando tem folga e todo ano renova o passaporte para entrar no parque quantas vezes quiser.

Jun Hasegawa (Tóquio, 29 de outubro de 1985): Está na agência desde 1998, e desde então dedica-se mais na atuação (especialmente em musicais no teatro). Um dos doramas mais conhecidos em que atuou, foi a série "Wataru Seken wa Oni bakari", como Sota Moriyama. Estudou no Horikoshi College no mesmo ano que Yamapi, Kei Tanaka e Yui Aoi. Formou-se em Economia no Asian University em 2008.

Curiosamente, no dorama "Nemureru Mori ~ A Sleeping Forest", Hasegawa e Kazama atuaram juntos, interpretando Naoki Ito e Keita Nakajima na infância (na fase adulta foram interpretados por Takuya Kimura e Yusuke Santamaria respectivamente). E ambos deixaram de ser Juniores no mesmo dia, junto com Tomoyuki Yara e Mizuki Sano.

Vez ou outra, os quatro aparecem (em separado) em muitos programas, filmes e doramas. Mas desde que o subgrupo terminou, eles nunca mais apareceram juntos atuando, nem um fazendo ponta em um trabalho do outro. Mas, um dos motivos do Four Tops se reunirem é que eles faziam parte de um programa no final dos anos 90, o "8 ji da J", apresentado por Hiromi, que é amigo pessoal da boa parte da turma chamada "a era do ouro da JE", e como este ano é o último em que a dupla Tackey and Tsubasa aparecerão antes do encerramento definitivo das atividades, resolveram reunir quem participou no programa e ainda está na JE. A mesma coisa no Johnny's Countdown que é feito na virada do ano.


O programa de variedades que boa parte dos Johnny's Jr. apareciam em vários quadros, entre 1998~1999, do tempo que Arashi, Kanjani Eito e Tackey and Tsubasa nem eram o que são hoje e os Four Tops eram quatro alminhas perdidas no meio desse mundo. A "era de ouro da JE" reunida no especial que será transmitido dia 29 de dezembro. Na foto, na frente, da esquerda pra direita, o apresentador Hiromi, Hideaki Takizawa e Tsubasa Imai; na segunda fileira, da esquerda para direita, You Yokoyama, Shota Yasuda, Shingo Murakami, Masaki Aiba, Kazunari Ninomiya, Sho Sakurai, Jun Matsumoto e Satoshi Ohno; na fileira do fundo, da esquerda para direita, Tadayoshi Ohkura, Ryuhei Maruyama, Ryo Nishikido, Toma Ikuta, Tomohisa Yamashita, Shunsuke Kazama e Jun Hasegawa. Todos eles fazendo o "J" que era a marca registrada do programa.

Fontes: Wikipedia Japan.

Imagens: via JWeb, JNet, The Television, Twitter.

Comments