Arashi 5X20 - Fatos e Curiosidade em Singles e alguns bônus (1999~2003)




Atualmente, falar do Arashi é chover no molhado. Ao menos no Twitter e quem mora no Japão (a não ser que pessoas que moram no Japão não dão a mínima pra isso, mas nem adianta a gente tentar explicar, que piora). Mas eu sei que muita gente que eu conheci, mais ouve as músicas, assiste aos programas de variedades, doramas protagonizados (ou não) por eles, e se levar a maior sorte de ir ver eles ao vivo em alguma turnê (dizem que é mais fácil ganhar no Takarakuji do fim de ano do que ser sorteado pra ir em algum show deles), porém, sobre alguns fatos curiosos nas músicas, muita gente desconhece (inclusive eu) e sei lá eu se vão correndo pesquisar (nesse caso, eu procuro saber mais sobre quem fez, o que aconteceu, ainda mais que volta e meia faço postagens de alguns assuntos aleatórios).

Na real: este ano, o grupo completa vinte anos de carreira que vai muito bem, obrigada. Sim, ninguém leu errado: VINTE anos. E nesse tempo eles já lançaram 56 singles (só não entraram no Guinness Book of Records porque não foram number one consecutivos desde o debut como seus sempais KinKi Kids), 16 álbuns de estúdio e quatro coletâneas. Fora as turnês...

(Se formos comparar em termos de popularidade, o Arashi seria o equivalente a dos Beatles. E lembrando que Jun Matsumoto é fã do quarteto de Liverpool com direito a uma visita na Abbey Road e ido em um dos shows do Paul McCartney.)

Vou postar sobre os singles - até o presente momento, são 56, e a maioria das músicas foram usadas para comerciais, eventos, doramas e filmes protagonizados por eles. Algumas exceções, claro, mas não vamos desmerecer essas exceções, certo? A lista vai ser enorme, porque inclui alguns bônus de brinde, então, vou fazer em partes.

Lembrando que as fontes são via Wiki Japan, Oricon Style, Nikkan Sports, Yomiuri, Sponichi (e outras que vou citando conforme a postagem, e se faltar ou estiver falho, me avisem).

1. A.RA.SHI (3 de Novembro de 1999)


 Primeiro single e indispensável em todos os concertos. Lançada como música tema da campanha da Fuji Television para o Volleyball World Cup 1999, o single vendeu mais de 500 mil cópias e foi número um na Oricon. Tanto a música principal, como a coupling song "Ashita ni Mukatte" foram usadas como temas no especial feito para divulgar o special dorama "V no Arashi", que foi transmitido entre os dias 11 a 29 de outubro de 1999.

- Embora muitas fãs conheçam o PV que foi apresentado para divulgar o single, existe outro PV dirigido por Hideaki Takizawa (sim, ele mesmo, o Tackey) e está no VHS "Sugao2" que é bem diferente do que conhecemos;

- A música foi composta por J&T, pseudônimo do músico Tsunetoshi Kikuchi, pai de Fuuma, membro do grupo Sexy Zone. Kikuchi era de uma dupla folk LA-LA Deux, com Masami Yoshikawa (que tornou-se produtor da JE);

- O kanji que leva o nome do grupo, na capa do single, foi escrito pelo Johnny Kitagawa.

- O famoso traje suke-suke issho (skeleton clothes) debutou no programa Music Station, no programa do dia 8 de outubro de 1999, quase um mês antes do grupo lançar o single.

Se não bastasse no show dos 10 anos, em 2009...  em novembro de 2013, no programa que marcou a centésima aparição do grupo no Music Station, nada mais digno que "a primeira vez a gente nunca esquece"


2. Sunrise Nippon/Horizon (5 de abril de 2000)


Primeiro double A-side do grupo. "Sunrise Nippon" foi usado como música-tema do programa de notícias esportivas, o "Pro Yakyo News 2000", de abril a dezembro de 2000. "Horizon" foi usado como image song do campeonato nacional de voleibol entre colégios, transmitido pela Yomiuri Televison; e também como BGM do comercial do sorvete Pino (que pertence à empresa Eskimo/Morinaga).

- O CD, na edição limitada, vinha em um case em formato de um flying disc e com adesivos.

3. Taifu Generation - Typhoon Generation (12 de julho de 2000)


Usado como image song do evento "Odaiba dotto komu", o single acabou ficando em terceiro lugar na Oricon.

- O coupling song "Asu ni Mukatte Hoero" foi usada como música tema na transmissão do campeonato de voleibol masculino nas Olimpíadas de Sydney (Austrália).

4. Kansha Kangeki Ame Arashi (8 de novembro de 2000)


 A música foi usada como tema de abertura do dorama "Namida o fuite", protagonizado por Yusuke Eguchi. Kazunari Ninomiya co-atuava na história (a música principal era "Tobenai Tori", da dupla Yuzu). Ficou em segundo lugar na Oricon.

- O single possui duas versões - a regular e a limitada, cuja capa era diferente.

- A música era cantada no final dos concertos e também nos anos de 2008 e 2012 em que foram main personalities no evento 24 Hour Television. Mas, no concerto que comemoraram os 10 anos do grupo, cantaram na abertura como agradecimento aos fãs.

5. Kimi no tame ni Boku ga iru (18 de abril de 2001)


 Depois de dois singles que não tinham atingido o primeiro lugar logo no dia do lançamento, o quinto single do grupo atingiu o topo das paradas na Oricon.

- Foi usada como BGM do comercial do sorvete Pino, da Eskimo-Morinaga, protagonizado por Masaki Aiba e Kazunari Ninomiya.

- Na turnê de 2007, "ARASHI SUMMER TOUR 2007 ~ Kotoba no Chikara", no dia 8 de outubro, no Tokyo Dome, uma parte da música foi usada para apresentar os Jrs. que faziam backdancing (foi neste mesmo dia em que o grupo Hey! Say! JUMP apareceu para divulgar a música usada na transmissão do Volleyball World Cup 2007).

6. Jidai (1 de agosto de 2001)

Cartaz promocional do single em 2001
A música foi utilizada como tema do dorama protagonizado por Jun Matsumoto, "Kindaichi Shonen no Jikenbo". Atingiu o topo das paradas na Oricon. A coupling song, "Koi wa Breakin'" foi usada como tema do programa transmitido pela TBS, a "USO!? Japan", apresentado por Taichi Kokubun (TOKIO) e participação de Tackey and Tsubasa, Arashi e os Jrs. na época (Yamapi, Ikuta, Kazama, Hasegawa e quatro membros do Kanjani Eito: Murakami, Yokoyama, Nishikido e Shibutani).

- Foi a primeira vez que uma música do grupo foi usada em um dorama em que um dos membros era protagonista;

- O PV foi gravado em uma fábrica abandonada;

- Foi o último single lançado pela gravadora Pony Canyon.

Trivia Bonus - Em 16 de maio de 2002, já na gravadora J-Storm, foi lançado uma coletânea - "Arashi Single Collection 1999~2001", em que eram todos os seis primeiros singles lançados na época da Pony Canyon, incluindo os B-sides.

7. A Day in Our Life (6 de fevereiro de 2002)


Primeiro single na nova gravadora, foi usada como tema de encerramento do dorama "Kisarazu Cat's Eye" (protagonizado por Junichi Okada e tendo a participação de Sho Sakurai). A mesma música foi usada posteriormente nos dois filmes da série (o Nihon Series e World Series). Atingiu o topo das paradas da Oricon e teve uma recepção positiva, "a intercalação entre rap e vocais é estranha, mas combinou com a música".

- Era a primeira vez que a capa do single não trazia a foto dos membros do grupo;

- Não tem segunda versão, o que ocorria até então. Tinha um secret talk no final da versão instrumental;

- A música "ABC" do grupo Shonentai, foi sampleada;

- Os compositores SHUYA e SHUN eram membros de uma banda de mix e rock chamda SBK, que terminou em 2010.

8. Nice na Kokoroiki (17 de abril de 2002) 


Foi usada como tema de encerramento da oitava temporada do anime "Kochira Katsushika-ku Kameari Koen-mae Hashutsujo" (aka "KochiKame"). Atingiu o topo da Oricon logo no lançamento.

- Possui duas versões - a limitada, que era no formato antigo, de 8 polegadas; e a regular, em formato de maxisingle. Também continha um secret talk no final das instrumentais;

A versão limitada, formato de 8" trazia um bônus na capa...

- A capa da edição regular não trazia a foto do grupo e o nome estava escrito em katakana ao invés do kanji;

- O grupo faz uma pequena aparição no final do episódio 262 de KochiKame, antes da música do encerramento;

- O PV, dirigido por Kensuke Kawamura (o mesmo que dirigiu os PVs do debut e "Sunrise Nippon"), trazia o grupo dirigindo a própria empresa, o "Arashi Co. Ltd.".

9. PIKA☆NCHI (17 de outubro de 2002)


Tema do primeiro filme do mesmo nome protagonizado pelo quinteto. Por conter uma mistura de rock com rap e DJ scratch, o single atingiu o topo da Oricon logo no dia do lançamento.

- Possui duas versões - a regular que continha o secret talk e a limitada, que tinha a música "Michi";

- A coupling song da edição limitada, "Michi", foi composta por Masahiko Kawahara, autor do script do filme. Também é bem curta - 59 segundos;

- O PV foi dirigido por Yoshihiko Tsutsumi, o mesmo diretor da série "PIKA☆NCHI".

10. Tomadoi Nagara (13 de fevereiro de 2003)



Tema de encerramento do dorama "Yoiko no Mikata", protagonizado por Sho Sakurai. Depois de cinco singles sucessivos em primeiro lugar no dia do lançamento, este atingiu o segundo lugar.

- Possui duas edições - a limitada e a regular. Só mudavam as capas;


- O PV, dirigido por Tetsuo Inoue, trazia o grupo em uma cidade em miniatura, interagindo com os objetos;

- A versão que saiu no álbum "How's it Going?", a introdução é mais longa;

- Um dos primeiros rap composto por Sakurai, foi "Kimi ga iinda" (ele assinava como SHOW).

11. Hadashi no Mirai/ Kotoba yori Taisetsu na Mono (3 de setembro de 2003) -



Segundo single a conter dois A-sides, atingiu o segundo lugar nas paradas da Oricon.

- Possui duas versões de capa - a regular e a limitada, que trazia numa embalagem especial, com a imagem da garrafa original da Coca-Cola;

- Em 2003, a música "Hadashi no Mirai" foi usada na campanha da Coca-Cola. Tanto que o slogan na época, "No Reason" aparece no meio da música. O PV tem muita referência à marca - o slogan aparece várias vezes em cena; as roupas eram das cores vermelhas e brancas; a garrafa aparece em algumas partes; e em uma certa cena, Jun Matsumoto aparece abrindo uma garrafa do produto;

- "Kotoba yori Taisetsu na Mono" foi tema do dorama "Stand Up!!", protagonizado por Kazunari Ninomiya. Foi a primeira música oficialmente em single que o rap composto por Sho Sakurai aparece. O PV foi gravado no bairro de Togoshi-Koen, no distrito de Shinagawa, Tóquio (conforme informado por este blog aqui). Curiosamente, o dorama foi gravado neste bairro também.

Para quem chegou agora, nessa época, o grupo ainda nem fazia shows nos cinco Domes, suavam para se apresentarem nos Arena, os álbuns tinham vendas medianas, e estavam começando a ter um programa próprio (o "C no Arashi"), mas ainda faziam parte de outros programas como a USO!? Japan e campanhas publicitárias (a mais famosa foi da Coca-Cola).

Fontes: mencionadas na postagem.

Imagens: J-Storm, amazon, mercari, twitter.

Comments