Lembrancinhas Temáticas (Parte 5 - Are You Happy? Kyocera Dome Osaka)

Continuando a saga dos wallpapers temáticos da tour do Arashi em 2016~2017, "Are You Happy?", que começou em novembro de 2016 e terminou em janeiro de 2017, nos cinco Domes do Japão e contando mais três dias extras no Tokyo Dome.




Acredito eu que os wallpapers devem ter feito a alegria para quem mora fora do Japão, porque se a gente menciona Japão, a primeira coisa que passa na mente da maioria é Tóquio e o resto esquecem. Estou falando sério. Moro há duas décadas aqui e aprendo sobre as 47 províncias em doses homeopáticas, porque cada província tem sua particularidade e acho interessante quando nossos ídolos vão fazer show ou evento em províncias que ninguém nunca ouviu falar. Pra constar, o grupo/banda Kanjani Eito chegou a fazer uma turnê nas 47 províncias do Japão. E o Arashi, nos primeiros anos de carreira, faziam shows em lugares cuja capacidade máxima era de 10 mil pessoas, como Kagoshima, Fukui, Tokushima e Nagano.

Quando o Arashi resolveu estender a tour Japonism para as arenas, entre a primavera e verão de 2016, conseguir ingresso era pedir um milagre, porque, se já pra conseguir ir num show em algum Dome, cuja capacidade era de 50 a 60 mil pessoas, era difícil, pra arena era do tipo "em busca de um milagre" e não estou mentindo. E eles conseguiram estender para seis arenas - Fukui, Hiroshima, Shizuoka, Kagoshima, Nagano e Yokohama. Particularmente, eu gostaria que eles pudessem ter estendido a tour 5X20 Anniversary Tour para lugares onde dificilmente eles fazem shows e em estádios (como o Ajinomoto Stadium, Nissan Stadium e Nagai Yanmar Stadium, por exemplo), mas como existem os fatores disponibilidade do lugar e tempo, além de eles quererem que TODOS os fãs do FC compareçam, aí fica algo para se pensar.

Osaka é uma das províncias mais populosas do Japão (talvez perdendo para Tóquio e Yokohama?), de onde o dialeto Kansai é forte, seus pratos típicos são marcantes e atraindo turistas, graças ao Abeno Tower e o parque Universal Studios Japan. Mas tem uma grande rivalidade entre Osaka e Tóquio por muitos motivos (vocês sabem a rivalidade entre Rio e São Paulo? Então...).

Mas existem muitas coisas a serem apreciadas em Osaka e seus vizinhos. Apesar de eu ter morado um ano e meio na região de Kansai, tenho que dizer - falta muito mas muuuuuito mesmo para conhecer. E não podemos resumir somente ao takoyaki e saber se o okonomiyaki de Osaka é melhor que o de Hiroshima...

Kyocera Dome Osaka - 2 a 4 de dezembro de 2016

Image Color: Amarelo

Membro Responsável: Kazunari Ninomiya

Não tem como não evitar - a cidade de Osaka é conhecida pelo takoyaki, okonomiyaki, o bairro Dotonbori, Tsutenkaku e o Castelo de Osaka. Mas, para quem não conhece nadica de nada, já mandam esse pessoal enfrentar a multidão em Dotonbori e Shinsaibashi, e se não provar o takoyaki em qualquer casa do bairro, você não foi pra Osaka.




O bairro de Dotonbori é conhecido pelos enormes cartazes à beira do canal do mesmo nome (entre eles o da Glico, o famoso Glicoman e, recentemente, da Hisamitsu com o emplastro Salompas - desnecessário a gente falar quem é o peste, ops, garoto-propaganda do produto). A ponte de Ebisubashi, que fica bem abaixo do cartaz do Glicoman, é conhecida por servir de palco para torcedores ávidos do time de baseball Hanshin Tigers, e ponto de encontro de muitas pessoas, além do ponto de ligação entre Dotonbori e Shinsaibashi.

Muitos símbolos são conhecidos em Osaka, especialmente em Dotonbori (conforme a ilustração do wallpaper abaixo):

- O fugu gigante, símbolo e chamariz do restaurante Zuboraya (onde servem pratos a base de fugu, mais conhecido como baiacu).

- Billiken é uma estátua confeccionada por Florence Pretz em 1908 baseado em um sonho que ela teve. Ele é conhecido como "O deus das coisas que deveriam ser", a estátua apareceu em Osaka no primeiro Tsutenkaku em 1912, mas quando o Luna Park, que ficava ao lado fechou em 1923, a estátua sumiu e só foi reposta em 1980 quando construiram o segundo Tsutenkaku. Dizem que a estátua traz boa sorte se ganhar ou se esfregarem a sola de seus pés.

- Tsutenkaku Tower: o que vemos atualmente, na verdade é a segunda versão. A primeira, foi destruída num incêndio em 1943, e, ao invés de reconstruí-la, resolveram aproveitar o restante como material na Segunda Guerra Mundial. Após o fim da guerra, a população se mobilizou em construir uma nova torre para simbolizar a cidade. Para atrair mais visitantes, reconstruiram a estátua de Billiken. Um dos motivos de ter o nome da Hitachi na torre é que a empresa financiou boa parte na construção dela. E' possível ver o letreiro pelo lado sul (onde fica o baiacu do Zuboraya).

Um outro símbolo que ficou conhecido até o fechamento do local em 2008, era o Cuidaore, um restaurante que ficava em Dotonbori e tinha uma mascote, o Cuidaore Taro, um boneco vestido de palhaço e tocava tambor. Cuidaore é a forma romanizada de kuidaore que significava "coma até falir". O restaurante fechou, mas o boneco está no Cuidaore Nakaza, que fica próximo do antigo local.


Osaka também serviu de lugar para a famosa Expo'70 (feira mundial que durou seis meses), onde se destacou a conhecida escultura de Taro Okamoto, o "Tower of the Sun". Muitas estruturas utilizadas no evento foram desativadas e desmontadas, um dos poucos que restaram foi a escultura de Okamoto.

Dois times de baseball se destacam em Osaka - o Orix Buffaloes e o Hanshin Tigers. Apesar da sede do Tigers ser em Hyogo, é nos jogos no Kyocera Dome Osaka que eles se destacam mais. Existiu por anos uma "maldição" que perseguiu o time devido a uns torcedores terem jogado a estátua do Colonel Sanders no canal Dotonbori depois do Tigers ter ganho o campeonato em 1985, e o time só voltou a ganhar os campeonatos depois que resgataram a estátua, depois de 2003.

Harisen, um tipo de leque feito de papel dobrado, é usado em muitas cenas de comédia manzai, como forma do tsukkomi conter o que o boke fala/age. Osaka é a sede da famosa agência Yoshimoto Kogyo, de onde são muitos comediantes conhecidos, como Sanma Akashiya, Koji Imada, Hanako Yamada, as duplas Down Town, Ninety-Nine, Harisenbon, entre outros.

O castelo de Osaka é um dos lugares obrigatórios de visitação devido ao seu conteúdo histórico. O Osaka-jo Hall, arena utilizada para eventos (como o Disney on Ice) e concertos, fica próximo ao castelo.

A parte mais importante de quem vai pra Osaka - todo mundo que vai pra Osaka, precisa comer ao menos o takoyaki diretamente de algum estabelecimento em Dotonbori. E olha que numa mesma rua tem um quase ao lado do outro, então dá pra escolher. Se der, arremata um okonomiyaki que aí mata suas solitárias que andam gritando por um bolinho rechado de polvo ou uma panqueca feita na hora, na sua frente (ou você mesmo arrisca a fazer, tanto faz).

Takoyaki ou bolinho rechado de pedaços de polvo, é prato típico de Osaka, Apesar de eu já ter comido em outros lugares, tenho a dizer que, o de Osaka é imbatível. Ainda mais feito na hora enquanto você espera a sua vez. E a velocidade que a pessoa faz é de dar inveja a muita gente. E quanto mais polvo, melhor (é que eu já comi nos matsuri que têm na cidade e em outros lugares, mas sabe quanto você come mais massa que polvo? Então...).

Okonomiyaki, mais conhecida como "pizza japonesa", dependendo da região os ingredientes e a forma de assar são diferentes. O de Osaka, todos os ingredientes são misturados e postos a assar de uma vez só. Em Hiroshima, os ingredientes são postos para assar por camadas. Por isso que tem essa disputa entre essas duas cidades para saber qual o okonomiyaki mais gostoso. A maioria que comi, era feito no estilo de Osaka.

Nota da autora: em 2018, o grupo Kanjani Eito foram nomeados representantes de turismo em Osaka, conforme o site oficial e no twitter oficial



Imagens: Osaka Convention and Tourism Bureau, @ayapon (twitter), matome-naver

Fontes: Osaka Castle Home Page, Osaka Convention and Tourism Bureau, Japan Today, wiki japan

Postagem sobre Sapporo → aqui!!

Postagem sobre Tóquio → aqui!!

Comments