Tsuruma Koen (Nagoya, Aichi)



Na verdade, eu era para ter feito uma postagem sobre um dos maiores parques da cidade de Nagoya no ano passado (foi quando eu fui na época que as cerejeiras estavam em full bloom), mas fui deixando para mais tarde (e ainda por cima, em maio do mesmo ano, fui de novo por causa do Vegan Festival em Nagoya), e resolvi criar vergonha na cara e fazer essa postagem, mesmo sabendo que vai ter gente achando e supondo que aproveitei a ocasião e fiz o post.



Tsuruma Koen, fica no distrito de Showa, Nagoya, perto da estação Tsurumai (linhas JR e linha Tsurumai do Nagoya Metro). E' um dos maiores parques da cidade (além deste, outro parque mais conhecido, é o Meijo Koen, nas proximidades do Castelo de Nagoya, e o Noritake Museum, onde eram feitos objetos de cerâmica), em algumas ocasiões, fazem eventos, como o Vegan Festival. Ou quando na época das cerejeiras, muita gente aproveita para fazer hanami.


Eu não sei como estava este ano, mas em 2018, quando estava de "férias", resolvi dar uma volta na região. Se num dia no meio de semana estava assim, quase cheio, imaginem se fosse num sábado ou domingo...


Apesar que o tempo não estava tão ensolarado e meio friozinho, o dia estava bom para um piquenique.


Eu não fotografei, mas parece que na época de hanami, tem muitas barraquinhas e food trucks das mais variadas iguarias - desde o yakisoba, takoyaki e ikayaki feitos na hora, no meio da fumaceira toda, até lanches que vão de um simples cachorro-quente para um hamburger gourmetizado. E olha que todas elas tinha fila.


Nos arredores do parque possui vários prédios, como o Salão de Assembléia Civil de Nagoya, a Biblioteca Central de Tsuruma e o Hospital Universitário de Nagoya. No parque, além do Tatsugaike e das casas de chá (Kakutei, construído na era Showa; e Hyakkatei, na era Taisho), a fonte em forma da torre e o anfiteatro (que tinha sido restaurado) são pontos de referência do parque.

O anfiteatro, situado um pouco mais no centro do parque.
Muita gente (inclusive eu) confunde o nome do parque - ao invés de falar Tsuruma Koen, acaba falando Tsurumai Koen. Motivo: o nome da estação que fica perto do parque, chama Tsurumai. Inclusive, se alguém pedir informações (especialmente turistas) sobre Tsurumai Koen, as pessoas explicam sem corrigir o nome do lugar.
A fonte, em forma de torre. Ao fundo, a Assembléia Civil de Nagoya.
Agora, vamos lá um pouco do meu lado fangirl: quando fui no concerto do Arashi no Nagoya Dome, no dia 13 de abril (quase três meses depois do anúncio das férias por tempo sabe lá até quando), em uma das músicas, no telão traz um vídeo de todo o andamento da turnê 5X20 (que na verdade começou em novembro de 2018), desde os preparativos, bastidores, ensaios, coletivas e... no final, onde eles estiveram um dia antes do show, ou seja, no dia 12, estiveram no Tsuruma Koen, em frente à fonte. Não deu outra: no dia seguinte e nos subsequentes, as fãs estavam até fazendo fila para tirar foto da dita fonte. Sem contar que, nunca Nagoya ficou tão em alta nos noticiários (um dos motivos era porque Nagoya Dome foi onde começou a segunda parte da turnê e foi logo depois do anúncio, sem falar que o MC final, que era dos agradecimentos, foi mais longa que o normal, ao ponto do FC oficial postar o conteúdo no site), e o parque tornou-se "lugar sagrado" para as fãs.

Fontes: site oficial da Prefeitura de Nagoya, twitter.

Fotos: todas da autora, fotografadas em épocas diferentes (hanami: em março de 2018. O restante, foi no dia 1 de maio deste ano).

Comments