Feliz dia do Canhoto

Dia 13 de agosto, é uma data especial para as pessoas dotadas de inteligência master, criativas e hábeis: os canhotos.



Antes que me perguntem, eu sou destra, mas algumas coisas eu tenho mais facilidade em usar a mão esquerda (manusear celular, por exemplo). E admiro muito as pessoas canhotas, porque realmente elas têm que ter uma paciência e malabarismo (para não dizer que chegam ao contorcionismo) para enfrentar o mundo dos destros. Por isso mesmo que os canhotos realmente são criativos.

Eu havia postado sobre pessoas canhotas e as dificuldades do cotidiano o ano passado. Pelo menos aqui, se procurar muito bem, encontramos alguns utensílios para pessoas canhotas. Ano passado, na loja da rede Tokyu Hands, tinha uma parte dedicado à elas.


Poucos itens, mas ajudariam essas pessoas que, desde a Idade Média eram perseguidas por religiosos achando que elas teriam pacto com o coisa ruim, e poderiam até correr o risco de virar assado se não se corrigissem.

Eu era para fazer uma postagem mais à fundo no ano passado, mas como sempre, acabo fazendo aos 45 do segundo tempo, e sai aquela beleza...

Pois bem: dia 13 de agosto é considerado o dia do canhoto porque alguns associam a data com o dia de mau agouro. Sabe aquela crença de "agosto, mês do desgosto" e "13 número do azar"?! Mas, pesquisando melhor, a data foi criada em 1976, pela Lefthanders International, uma associação destinada para pessoas canhotas, para que muita gente reconheça o valor que um canhoto possui desde que fabriquem utensílios destinados para eles, desde tesouras até carteira escolar.

Eu havia comentado ano passado sobre um programa de variedades, o "Getsuyo kara yafukashi", com o Shingo Murakami e Matsuko DeLuxe. Em um dos programas, o convidado Kazunari Ninomiya comentou sobre as dificuldades de ser canhoto num mundo de destros - desde abrir uma lata de sardinha com abridor até usar um smartphone (se bem que alguns itens seriam meio que exagero, mas vai saber).


Falando em utensílios, quem não se lembra no desenho animado "The Simpsons" em que Flanders, o vizinho de Homer, tinha uma loja dedicada aos canhotos? Muitos canhotos ficariam extremamente felizes com isso.

Alguns fatos que deixam qualquer canhoto fulo da vida:

- Utensílios feitos somente para destros: Tesouras e abridores de lata são os campeões de queixa dos canhotos. Nem tiro a razão: se a gente que é destro tem vontade de tacar pela janela aquele abridor de lata que parece uma barra de ferro, fico imaginando os canhotos, mas ainda bem que os fabricantes de enlatados usaram a cabeça e hoje a maioria dos enlatados vêm com a argolinha na tampa para facilitar a vida de todo mundo. O mesmo vale para tesouras, cadernos em espiral, até carteiras universitárias, que, em dia de vestibular, os canhotos sofrem.

- Na hora de comer, esbarra o cotovelo no vizinho: Eu havia mencionado o fato de que, quem é canhoto, na hora de comer, dêem o lugar onde não senta ninguém, mais conhecido como do lado da parede, porque ninguém merece ficar levando cotovelada durante a refeição.

- As perguntas cretinas: Minha amiga blogueira e arashian Tathy postou as cinco coisas chatas que todo canhoto deve ter ouvido, porque cada pergunta cretina que dá vontade de responder à altura. Parece um pouco os depoimentos sem pé nem cabeça que as brasileiras aqui estão postando que tenho vontade de chorar... de raiva!!!

- Perseguidos desde a Idade Média: Mencionei que, antigamente, quem era canhoto, das duas, uma: ou aprendia a ser destro, ou virava assado na fogueira. Porque eles eram chamados de estranhos, filhos do coisa-ruim e outros adjetivos nada agradáveis. Fico me perguntando como Leonardo da Vinci conseguiu passar quase ileso nessa história, pois ele é canhoto. Mesmo nos dias de hoje, quem é canhoto, dependendo do que for, acaba fazendo algumas coisas como destro. Ou porque para algumas coisas ele consegue fazer melhor com a mão direita ou porque forçaram mesmo.

Mas, calma, canhotos. Existem muita gente famosa no mundo que é canhota e assume sem pudor nem piedade. Os guitarristas e baixistas, então, viravam o instrumento ao contrário porque era difícil encontrar guitarras ou violões para canhotos...

Como mencionei logo no começo do texto, pessoas canhotas são criativas, hábeis e inteligentes. Mesmo os canhotos sendo de 7 a 10% da população mundial.

Curiosidades:

- Os canhotos também são conhecidos como "southpaws", que veio de um termo usado em baseball, e também usado no boxe como forma de luta. Portanto, se no inglês, alguém ler essa palavra, não se espantem, que é um dos sinônimos para lefthander.


- Alguns músicos se destacam por serem assumidamente canhotos - Paul McCartney, Jimi Hendrix, Dick Dale, Kurt Cobain, Edgard Scandurra, são alguns exemplos. Hendrix, Dale e Scandurra viravam o instrumento ao contrário sem inverter as cordas para dar mais autenticidade ao som. O modelo do baixo de McCartney, o famoso baixo Höfner, por ser forma de violino, dava para ser usado nas duas formas.

- Momento fangirl: pelo menos, até onde sei, Kazunari Ninomiya (Arashi); Tomohisa Yamashita; Shigeaki Kato e Yuya Tegoshi (NEWS); Kota Yabu, Hikaru Yaotome e Yuuri Chinen (Hey! Say! JUMP) são canhotos.

- Mas também alguns artistas nipônicos são canhotos e a gente passou batido, se não fosse por uma pesquisa do site RankinGoo! dedicado ao Dia do Canhoto - "Lista das Celebridades Masculinas Inesperadamente Canhotas", ou seja, quem você nunca imaginava, é canhoto (está em ordem crescente):
(Montagem via twitter da @yullaineedesu)

1 - Tomohisa Yamashita
2 - Tooru Matsuzaka
3 - Gen Hoshino
4 - Shun Oguri
5 - Ryoma Takeuchi
6 - Hiroshi Tamaki
7 - Kazunari Ninomiya
8 - Yuya Tegoshi
9 - Hikaru Yaotome
10 - Shigeaki Kato

- Dando corda para a lista, embora Hoshino, Nino e Hikaru fazem quase tudo com a canhota, na hora de tocar guitarra, violão ou baixo, fazem como destro (só quem é músico sabe como deve se adaptar na hora de aprender algum instrumento). Na verdade, muita gente ficou surpresa ao saber que Gen Hoshino é canhoto, mas na verdade ele usa hashi e toca guitarra como destro, mas escreve como canhoto.

- O mesmo também se aplica ao baterista dos Beatles, Ringo Starr - ele é canhoto, apesar dele escrever com a mão direita.

- Os manuscritos do artista Leonardo da Vinci eram escritos da direita para a esquerda, o que sugeriam que ele realmente fosse canhoto. Um dos motivos de escrever desta forma, era que mais facilitava para ele, do que esconder algo sigiloso, o que muitos mencionam.

Seja como for, desejo um feliz dia do canhoto para meus amigos canhotos e que continuem com essa criatividade toda.

Fontes: History of the Day, Lefthanders International, Wikipedia Japan, RankinGoo!, blog Tathy no Me e Subindo no Lustre.

Imagens: Google, Twitter, weibo, amebaweb, e da autora (a que abre o post).


Comments