[Dia 2 de Jishuku] Tempo Ocioso?! Depende de cada um...

自粛 = jishuku = autocontrole (ou em outras palavras atualmente: fique em casa!)

Muita gente deve pensar que eu não estou fazendo nada enquanto estou de férias. Viajar, completamente fora de cogitação, mesmo porque nem pode e nem dá. Nem ir para a cidade ao lado. Quando falam em ficar em casa para não sermos transmissores e nem acabar sendo contaminados, o jeito é aproveitar o tempo que vai ficar mais dentro de casa (literalmente), e sair dela quando realmente precisa (como ir fazer compras no supermercado, porque ficar sem comer não dá).

Eu vejo essas férias pelo lado positivo: terei 3 semanas para estudar, assistir meus trocentos doramas que estão na lista de espera, arrumar a casa (embora a gente faça uma limpeza geral no final do ano, sempre têm muito mais coisas a fazer), testar receitas culinárias que salvo numa pasta e esquece... Acho que porque eu ainda procuro algo a fazer, até mesmo tentar traduzir manga ou algum texto aleatório. Só estou evitando sair de casa pra não acabar no hospital.

Mesmo em dias de folga, não consigo dormir até mais tarde - acabo acordando na mesma hora que acordo para ir trabalhar. Virou hábito. E nem seria para aproveitar melhor o dia. Talvez seja para manter o mesmo ritmo, senão chega o final das férias, o relógio biológico vai para o espaço. Por isso eu já estou estabelecendo uma rotina - afazeres domésticos, comer nos horários habituais (ou seja, evitar de comer fora de hora), fazer alguma atividade (estudar, atualizar este Empório, traduzir, qualquer coisa para ocupar a mente)...

Nem sei se vou conseguir fazer postagem diária como eu havia feito em 2011 quando passei quase uma semana em casa, mas também postar todo dia só pra encher linguiça, nem vale a pena. Enfim, não estou de quarentena, mas no período que temos que ficar mais em casa para evitar maiores desastres.

Não fiz do primeiro dia de jishuku, mas nem fiz tanta coisa interessante que pudesse valer a pena - talvez ter passado uma tarde toda estudando japonês e, durante a arrumação da despensa, ter descoberto que tenho envelopes de chá de diversos sabores (eu bebo chá ao invés de refrigerantes).

Eu só fui no mercado perto de casa para comprar frutas e verduras, já que agora o preço dos morangos baixaram e encontro outros produtos mais em conta (porque são direto dos produtores locais), maaaaaaaaaas o que me surpreendeu foi a quantidade de pessoas no mercado (especialmente na quitanda que fui), se amontoando na fila. E nem era pessoa nova, viu? Aquelas: comprei o que tinha que comprar e fui embora direto pra casa.

Dia 2 de Jishuku - Testando receitas

Quando a gente fala em tentar fazer aquela receita que você viu na internet e colocou o site nos seus favoritos e esqueceu, então porque não aproveitar a folga e tentar nem que acabe desandando (desde que dê para comer...)?

Eu também sou dessas que salva 200 receitas e não testa nenhuma. Ainda  mais nos tempos de Instagram, que eu acompanho pelo menos três contas de receitas em japonês. O pior: parece que vendo o vídeo, é facinho de fazer... Problema sou eu mesma, que muitas vezes a preguiça fala mais alto...

Pois bem, resolvi fazer geléia de morango, já que no dia anterior comprei duas caixas deles, mas eram tão pequenos, que foi para essa finalidade (acho desperdício fazer geléia de morango com aqueles de tamanho enorme).  E nem tem tanto segredo, não - basta limpar os frutos, colocar numa panela com uma colher de sobremesa de suco de limão e uma de açúcar (os vigilantes de dieta vão me censurar por eu ter usado açúcar ao invés de stevia ou similar, mas eu tenho que usar o que tenho em casa, ué), e deixar ferver até amolecer os morangos, misturando para não grudar no fundo da panela.

Deixar esfriar e guardar em um recipiente de vidro com tampa devidamente esterilizado (deixe o recipiente e a tampa em água fervente por uns cinco minutos). E conserve na geladeira, mas consuma rápido para não estragar (claro!).

Outra receita que fui testar, foi compota de maçã, que vi na revista MAQUIA (edição que saiu em dezembro de 2019) e parecia fácil, já que eu tinha descascado duas maçãs que estavam perdidas na geladeira...


Nota mental 1: maçã recém-comprada ficaria melhor, já que as que eu tinha estavam quase passando do ponto (ficaram moles demais) e eu precisava da casca...

Nota mental 2: não esquecer de deixar feito (ou comprar nos 100 yen) algumas "tampas" feitas de papel manteiga (ou kitchen paper como é conhecido aqui), porque esqueci desse detalhe.

Mesmo assim, ainda dá pra consumir, ainda bem.

Compota de Maçã com Mel (por Nana Hoshiya)

Ingredientes:

1 maçã

(A)

50 g de mel
300 ml de água
2 colheres (sobremesa) de suco de limão
1/2 palito de canela em rama
2 colheres (sopa) de frutas secas
1 raminho de alecrim (opcional)

Modo de fazer:

1. Lave bem e descasque a maçã. Corte-a em oito partes e retire as sementes.
2. Em uma panela pequena, coloque todos os ingredientes (A) e a casca da maçã e deixe ferver.
3. Em fogo baixo, coloque a maçã cortada, e tampe a panela com um círculo feito de papel manteiga, deixando ferver por 10 minutos.
4. Retire do fogo e deixe esfriar.
5. Coloque em um recipiente com tampa e deixe na geladeira.
6. Separe a casca e o caldo em outro recipiente.

Dia 2 de Jishiku - Preparando-me para o JLPT (em dezembro)

Ué, mas você não falava que ia fazer em julho?!


Pois é, com essa pandemia do COVID-19, é bem provável que o exame no Japão para o JLPT no verão será cancelado por motivos mais do que óbvios. Isso porque entrei na HP do exame, e vários lugares no Exterior, onde seriam realizadas as provas, já foram cancelados. Por isso, agora estou me empenhando mais para dezembro, já que nessa altura do campeonato, eu tenho que estar bem mais preparada para fazer a prova do nível 2 (e quem sabe eu consiga alguma coisa melhor).

Embora eu não esteja fazendo algum curso, eu estou estudando com o material que eu tenho à mão - livros, sites de cursos e vídeos. Além disso, quem me conhece, sabe que eu assisto muito mais programação japonesa do que outros idiomas (só tenho que tomar cuidado para não esquecer a língua-mãe e meus quatro anos de Cultura Inglesa), ao menos consigo entender boa parte dela.

Eu espero que, até dezembro, a situação esteja controlada (porque erradicar, vamos ter que ter muita força de vontade e colaboração de todos), então ficam as dicas:

- Lavem as mãos com água e sabão.
- Façam gargarejo.
- Se tiver que sair, usem máscara!
- Se não precisar sair, então.... FIQUEM EM CASA!!!

E aproveitem para assistir os vídeos educacionais que os nossos amados idols fizeram.

Fotos: todas da autora.

Fontes: revista MAQUIA on line e You Tube (Johnny's Official).

Comments

  1. Hoe, Kiyomi-chan! :D

    Que bom que você pretende não deixar a peteca cair! Admiro quem decidiu e conseguiu manter a rotina; por aqui, confesso que está meio descalibrado, haha! Vou tentar seguir seu exemplo na questão dos horários, ganbaru zo!

    Ah, fazer compota/geleia! Que boa ideia! Meu gosto por doce está cada vez mais reduzido, mas açúcar de fruta é bom. Ih, isso me lembrou dos morangos na geladeira... Vou resgatar os coitados ainda hoje, haha!

    Não sei que materiais você costuma usar para os estudos, mas viu que a editora dos livros Marugoto liberou todos os volumes? » https://www.sanshusha.co.jp/np/blog/recid/53/

    Vamos todes fazer nossa parte! (e tentar miseravelmente decorar a coreografia bonitinha de "Wash Your Hands", haha)

    Beijos de cotovelo e vamos direto ao terceiro post de jishuku~! ♥

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ohayou~ Karupin-chan!

      Sabe, manter a mesma rotina de quem estava acordando as 6 da matina para ir trabalhar tem que ter muita força de vontade e determinação, mas confesso que nos finais de semana, acabo acordando um pouquinho mais tarde. Mas, para manter o ritmo neste periodo de folga, tenho que disciplinar meus horários, para não ficar comendo fora de hora ou tirar hirune (se bem que da vontade mesmo) e depois, quando voltar a trabalhar, não ficar com o relógio biológico zoado.

      Tenho que tentar receitas novas, porque muitas vezes fico na mesma de sempre e não experimento nada. Até maio aqui, é época de morango, então acho facinho nos mercados.

      Sobre estudos: uso o material on line do Meguro Language Center e da serie Nihongo 500 questions da ASK editora. Soube por cima da marugoto eu agora nao lembro com quem foi XD, mas vou dar uma consultada pois a liberação vale até final de junho.

      Vamos fazer a coreografia com a musiquinha, porque vai ser bom!

      Beijos de cotovelo pra ti!

      Delete

Post a Comment