[Dia de Jishuku] Dar um "level up" em seus conhecimentos


Uma das coisas que eu realmente deveria tomar vergonha na cara, era ter dado prosseguimento na área de informática, mesmo eu estando aqui. Ou seja: vim parar aqui e deixei de lado a informática (embora por outro lado eu tenha melhorado "um pouco" na língua japonesa). E pensam que mesmo eu estando trabalhando em um escritório, eu corri atrás do prejuízo?! Pois é, se eu tivesse tido foco em programação, provavelmente estaria investindo na área que me formei até hoje (e quem sabe estar em uma situação um pouco melhor, sei lá).

Ok, não posso ficar nas hipóteses -  "e se...", mas olhar no presente -  "eu vou fazer". Ou seja, arregaçar as mangas e correr atrás. (Porque acham que resolvi fazer curso de Desenho Gráfico?)

Muita gente já me chamou de doida varrida não somente nas redes sociais, mas pessoalmente, quando acabo desmarcando tal compromisso para ir em outro (como palestras, seminários, feiras e cursos). E foi indo nesses "lugares inúteis" que conheci outras pessoas e outra visão de trabalho. Sem falar que foi numa feira de educação que resolvi fazer cursos nas visitas nos estandes expostos.


Três vezes por semana, quando saía mais cedo do trabalho, na volta parava no famoso café da sereia, comprava alguma bebida de tamanho venti e ficava cerca de duas a três horas estudando. Sim, o pessoal daqui tem o hábito de estudar em cafeterias, acreditem se quiser. E não é de hoje que consigo me concentrar mais fora de casa - nos tempos de faculdade, eu usava a biblioteca para estudar nas horas vagas.

Como disse, posso ter dado um certo lucro para o franqueado do café da sereia, mas o esforço valeu a pena como eu havia contado aqui. E quem pensa que eu ia parar só porque consegui o N3, erraram feio - agora mais do que nunca, estou me empenhando para obter o certificado do N2, mesmo tendo parte do meu cronograma alterado - por causa do corona, achei mais prudente tentar fazer a prova em dezembro (ia tentar para julho, onde é possível fazer a prova no Japão e em alguns outros países, mas como alguns países tiveram a data da prova suspensa por motivos de segurança, provavelmente aqui poderá ser cancelado também), ou seja, eu tenho um prazo maior para estudar e procurar mais fontes de estudo (já que por enquanto a editora que publica os livros da marukoto da Japan Fundation liberou gratuitamente para estudar on line até final de junho, então aproveitar para revisar, certo?).


Muitos podem achar que nada tem a ver, mas desde que fui na 2a. Feira da Educação em Nagoya, promovido pelo Consulado Geral do Brasil em Nagoya, em dezembro do ano passado, decidi que logo iria correr atrás de algum curso para melhorar minha vida (e autoestima), porque, como canso de falar, ficar no mesmo lugar, não vai me levar a lugar algum. E resolvi participar de dois seminários sobre Desenho Gráfico e uso de AutoCad E fazer o curso. Motivo? Descobri que as áreas de desenho gráfico e programação são as que estão em falta, ou seja, não têm tanta gente qualificada como se esperava.

 

Ou seja, vou me esforçar para tentar voltar na minha área mais de duas décadas depois. Vocês não falam que "nunca é tarde para aprender"? Então...

Mesmo com o cronograma alterado por causa do corona, o que posso fazer no momento é estudar via apostilas publicados em entidades oficiais (tem uma apostila de desenho gráfico completa que encontrei no site da FEA-USP, que me ajudou a elucidar a minha dificuldade em entender a perspectiva, tópico importante para quem estuda desenho gráfico), já que a liberação do AutoCad para estudantes foi adiado por causa da pandemia...

Eu acompanho também o Instagram "Ajuste a Rota", de uma nikkei que passou 20 anos aqui e resolveu mudar de vida na Nova Zelândia, mas quase sempre posta novidades do Japão em sua page no FB. Ela conta sobre as experiências que teve aqui e agora em Nova Zelândia, e dando incentivo para pessoas que querem sair da rotina de fábrica e fazer nova vida. O que envolve muita força de vontade e determinação (e boa economia, porque nunca sabemos o que pode acontecer amanhã e por isso é necessário fazer uma boa reserva financeira).

Eu tenho esse ponto de vista, agora, se existem pessoas com pensamento diferente, não posso fazer nada, mas se posteriormente se arrependerem, espero que tornem-se pessoas melhores.

Nota da autora: algumas fotos foram em casa mesmo, excetos a segunda foto que foi no café da sereia que fica perto de casa, e a terceira que foi no prédio da Assembléia Civil de Nagoya.

Fotos: todas da autora, via smartphone (ainda não comprei uma câmera decente e não pretendo trocar o meu smartphone por um iPhone por enquanto).

Sites que fazem me animar pra seguir em frente: 

- Vida de Programador: https://vidadeprogramador.com.br/

- Ajuste a Rota (no Instagram): https://www.instagram.com/ajustearota/

Comments