[Dia de Jishuku] Experiências na Cozinha

(Nem vou colocar que dia estamos de Jishuku aqui em casa, porque nem é sempre que estou fazendo postagem diária, eu acho.)


Nestes dias que estou ficando mais em casa (e saindo só quando preciso mesmo, mas vou bem prevenida), mantive o mesmo horário de acordar, mas o de dormir, fica para outro quesito, mas enfim... Deixar a casa em ordem, comer nos horários certos e nos intervalos fazer um pouco de alongamento, ler alguma revista, estudar para o JLPT, assistir a um dorama da temporada atual (nos dias atuais, somente meia dúzia e olhe lá) e evitar redes sociais (porque ultimamente anda uma guerra que dá medo, especialmente no FB. No Twitter e Instagram ainda estamos normais, mas...), para o bem da sanidade mental.

Vão me perguntar porque repentinamente voltei a postar mais comida (especialmente no Instagram)? Obviamente, por eu estar mais em casa, alguma coisa eu tenho que voltar a fazer com mais frequência, que é testar receita nova ou aquela engavetada, ou aquela que vi em uma revista ou site e só guardei/salvei e foi acumulando...

Pode ser bobagem, mas eu nunca tentei fazer um manjar na minha vida. E olha que é facinho de fazer, bastava eu ter cara de pau mesmo. Pois bem, no meu primeiro dia de folga, comprei o que precisava para a receita. E fui resolver fazer entrando na segunda semana de jishuku, e explico: somos duas pessoas na casa, e ultimamente o que eu cozinho ainda sobra pro almoço do dia seguinte, tenho que botar a criatividade pra funcionar, para não perder nada, fora que costumamos comer frutas (e sorvete) de sobremesa...

A receita eu obtive no site da Nestlé, porque queria uma receita fácil e simples (procurei vários, mas eram ingredientes nada a ver, ou era mais complicado, sei lá), do tipo: bota tudo na panela, cozinha até engrossar, bota em uma forma untada e deixe na geladeira.

Obviamente, por eu morar no Japão, tive que usar ingredientes de outras marcas (leite condensado e leite de côco, por exemplo), mas o importante é que seja o que pedem. Como eu não tenho forma de pudim, tive que usar forma redonda comum, de bolo. O que importa para mim nessas horas é se dá para comer, claro...

Receita: Manjar de Coco com Calda de Ameixa

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (395g)
2 medidas e meia da lata de leite integral (usar a medida da lata de leite condensado)
1 vidro de leite de coco (ou 200ml)
1/2 xícara de amido de milho (ou 60g)

Colocar todos os ingredientes em uma panela, misturar bem, e levar ao fogo, sempre misturando até engrossar. Tirar do fogo e colocar a mistura em uma forma molhada ou levemente untada com óleo e deixe na geladeira por 4 horas.

Desenformar e colocar a calda de ameixa já fria:

Ingredientes para a calda de ameixa:

1 e 1/2 xícara de açucar (ou 250g)
150g de ameixa preta sem caroço
1 pedaço de canela em pau
2 cravos

Misturar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo, misturando bem. Assim que levantar fervura, cozinhe por mais 10 minutos.

Observações da autora:

1. Leite condensado aqui, acha em lata, mas veja a pesagem. A que usei, tinha 380g.
2. Leite de côco é importado da Tailândia, e a ameixa, dos Estados Unidos. Quando preciso comprar, vou em uma loja da rede KALDI, para mim uma das melhores lojas de produtos importados que conheci aqui. Se não tiver aquela pressa, nos dias de hoje, eles tem loja on line.
3. Muita gente confunde o amido de milho (corn starch) com o katakuriko, que na verdade é fécula de batata, que é usado para empanar carnes e engrossar alguns caldos, como o Happosai. Se usar katakuriko no pudim, a probabilidade de desandar é grande.
O amido de milho (corn starch) acha com facilidade em lojas voltadas para confeitarias, como Kitano Ace, Cotta, Tomiz. Só que achei o pacote de 50g.
4. Usei açúcar cristal. E o açúcar daqui não é como do Brasil, feito de cana-de-açúcar. É feito de um tipo de batata. Caso for fazer a calda, diminua um pouco a quantidade de água, porque vai ficar muito aguada.
5. Canela em pau ainda consegue achar em alguns supermercados (da marca S&B), mas cravo consegui achar no KALDI.
6. Infelizmente não tenho forma de pudim, usei forma redonda de bolo. Já vi dicas de usar um copo no meio para improvisar, mas não tentei desta vez.

Receita extraída do site Receitas Nestlé.

Foto da autora.

Comments