[J-Drama Lista] Relação entre Sempai - Kouhai da JE em Doramas (Parte 9)

Voltando ao assunto que estava em animação suspensa desde o ano passado, a maioria dos doramas que tem algum membro da JE (ou JA, tanto faz, sei lá) que protagoniza, quase sempre traz um aprendiz de brinde. Aquela velha história que eu sempre digo - de repente, é pra dar mais audiência, o protagonista ganhar mais fama e, repentinamente, o aprendiz acabar se sobressaindo mais que o mestre. Sim, essas coisas acontecem.

Um dos sempais mais temidos porém admirados pelos seus corajosos pupilos, é Tomoya Nagase, o guitarrista e vocalista da banda TOKIO. Tudo bem ele ter essa cara e pose intimadora (mais do que seu colega Masahiro Matsuoka), mas no fundo o Nagase é um cara bacana que gosta de trolar os kouhais (é amigo do Koichi Domoto, que incluiu um episódio em que foram dormir num motel) que aparecem nos programas semanais que a banda faz. Musicalmente falando, Nagase progrediu muito na banda - foi o último a entrar, começou como vocalista, aprendeu a tocar guitarra e gaita e compôe para a banda - e fora dela também: compôs uma música para o Kanjani Eito, no álbum "Kanjanism". E inclui até um MTV Umplugged e apresentação no Tokyo Metropolitan Rock Festival (com a banda Hells, do filme "Too Young To Die").

Nas horas vagas, além de pescar, gosta de motos - não somente pilotar um, mas customizar!!!

Em matéria de doramas, Nagase tem uma lista comprida, pois atua desde que o TOKIO debutou como banda. E a maioria, tem um pobre kouhai que acompanha...

"Twins Kyoshi" (1993) foi o primeiro dorama que atuou. Em 1995, foi protagonista em "Kakeochi to Susume". Em 1998, com o dorama "Days", foi o primeiro getsukyu (dorama no horário nobre na Fuji TV). Mas para muita gente, Nagase sempre vai ficar conhecido como Makio Sakaki em "My Boss, My Hero", embora tenha doramas memoráveis como "Ikebukuro West Gate Park", "Tiger and Dragon", "Unubore Deka", " Mukodono" e "Gomen, Aishiteru".

1- Junichi Okada (V6) - "DXD" (1997)

Sinopse: Satoru Aizawa (Tomoya Nagase), estudante de um curso preparatório para faculdade, é atacado por ladrões enquanto fazia serviço temporário como segurança. Ao recobrar a consciência, Satoru descobre que adquiriu a habilidade de poder sentir a presença de espíritos. Quando encontra com o detetive particular Toranosuke Kihara (Junichi Okada), que trabalha como investigador e também possui a mesma habilidade que Satoru. Juntos trabalham em solucionar casos difíceis, sem saber que, na verdade, Toranosuke é um servo do mal que procura fantasmas para alimentar seu mestre.

Junichi Okada é o membro mais novo do grupo V6 (que seria kouhai do TOKIO), mas também é o que mais tem trabalho - atua na telinha e na telona, ganhou dois prêmios no mesmo festival (o Japan Academy, em 2015, como melhor ator em "Eien no Zero" e como ator coadjuvante em "Higurashi no Ki") e ainda faz comerciais e atualmente faz propaganda do Hirakata Park (que fica em sua cidade natal, Hirakata, Osaka). Será outro que logo vai ter postagem - a quantidade de trabalho que o rapaz tem, é enorme.

"Tiger and Dragon" (2005)

Sinopse: Kotora Yamazaki (Tomoya Nagase) é um membro do yakuza encarregado de ir cobrar um mestre do rakugo (Toshiyuki Nishida), cujo filho, Ryuji Yanaka (Junichi Okada) usa todo o dinheiro para manter uma loja de roupas. Kotora acaba se interessando na arte do rakugo. O caminho dos dois acabam se cruzando por causa de Megumi (Misaki Ito). 

Rakugo é a arte de contar histórias em tom de comédia, originária do século 17. Um dos maiores exemplos seria o programa semanal "Shoten" (NTV). Tanto que no elenco secundário, o atual oogiri (rakugoka que comanda o Shoten), Shouta Shumputei, atua no dorama, como Donkichi Hayashiatei, um dos discípulos de Donbei Hayashiatei.

Outro detalhe: o cantor e compositor Gen Hoshino também faz parte do elenco, como Dontsuku Hayashiatei, um dos discípulos de Donbei Hayashiatei.

2 - Tomohisa Yamashita - "Ikebukuro West Gate Park" (2001)

Sinopse: Makoto Majima (Tomoya Nagase) era o maior delinquente de Ikebukuro no colegial, hoje aos 21 anos, passa o dia trabalhando na quitanda com sua mãe Ritsuko (Aiko Morishita) e durante a noite, vai no parque que fica na saída oeste da estação de Ikebukuro para perambular e jogar boliche com seu amigo Masa (Ryuta Sato). O mundo deles começa a mudar quando Shun (Tomohisa Yamashita), Rika (Wakana Sakai) e Hikaru (Ai Kato) aparecem em suas vidas. Quando Rika é assassinada, Makoto procura descobrir quem era o serial killer que atacava a região, com a ajuda do líder da gangue G-Boys, Takashi (Yosuke Kubozuka), e do detetive Yokoyama (Ken Watanabe).

"Ikebukuro West Gate Park" foi baseado num livro escrito por Ira Ishida. O roteiro foi Kankuro Kudo - conhecido também pelo outro sucesso, "Kisarazu Cats Eye". Foi o dorama que impulsionou a carreira da maioria dos atores - Ryuta Sato, Yosuke Kubozuka, Satoshi Tsumabuki, Issei Takahashi e Tomohisa Yamashita. Alguns atores trabalharam posteriormente com Kudo - Sato, Tsumabuki, Sakai e Morishita.

Tomohisa Yamashita (aka Yamapi), tinha 15 anos quando atuou neste dorama. Ele interpretava Shun Mizuno, um adolescente com distúrbios psicológicos, mas que foi aceito no grupo de Makoto. Mas teve reconhecimento como ator depois de protagonizar "Kurosagi" (2006). Atualmente, está na Espanha, gravando para um dorama em parceria Japão-Europa - "THE HEAD" - que será transmitido somente a partir de 2020.

Obviamente, Yamapi terá uma postagem à parte, pois ele mais atua do que canta.

3 - Masaki Aiba (Arashi) - "Mukodono!" (2001)


Sinopse: Yuiichiro Sakuraba (Tomoya Nagase) é um famoso cantor e compositor idol-pop, mas seu lado real é um rapaz ingênuo mas feliz. Sua vida muda ao conhecer Sakura Arai (Yuko Takeuchi) e decide casar com ela. Só que na casa dos Arai, moram sete pessoas - ela, o pai, as três irmãs (Kaede, Satsuki e Azusa) e dois sobrinhos (Ryo e Tsutomu). Como Yuiichiro vai conseguir também esconder das fãs que estaria num relacionamento sério?

"Mukudono" é uma situação em que o homem acaba adotando o sobrenome da família da esposa, caso esta não tiver nenhum descendente homem que possa levar o sobrenome adiante. Isso é comum no Japão, e foi o caso no dorama, em que Yuiichiro teria que adotar o sobrenome da família de Sakura, já que ela tem somente irmãs, embora o filho de Azusa tenha o mesmo sobrenome.

O dorama retrata não somente o lado familiar - o marido acabar fazendo parte da família da esposa, conflitos entre as cunhadas, problemas com os sobrinhos -, mas também o lado da fama, já que Yuiichiro é um artista famoso e desejado pelas fãs. E se descobrirem que ele é casado, podem acabar com a carreira. Ou podem apoiar. O dorama tenta mostrar esses dois lados.

As atrizes Yuko Takeuchi, Koyuki e Ryoko Shinohara estavam no início de carreira quando atuaram em "Mukodono!". Outros atores também já eram conhecidos, como Sosuke Tanihara e Kenichi Endo.

"Hitoribocchi no Habrush", interpretada por Nagase sob alcunha do personagem Yuichiro Sakuraba, foi coupling song do 22o. single do TOKIO, "Message" (cuja música foi usada como tema do dorama protagonizado por Masahiro Matsuoka, "Tengoku ni Ichiban chikai Otoko - Kyoshitsu hen"). A música foi composta por Tsunku, que também atua no dorama.

Ryonosuke Kamiki já era conhecido desde que atuou em "Good News" (1999), e atualmente é um dos atores que tem uma filmografia vasta - desde doramas, filmes e dublagens. Kamiki atuou novamente com Nagase no filme "Too Young To Die". (Trivias: ele pertence a Amuse, mesma agência de Masaharu Fukuyama, Takeru Sato e Haruma Miura, inclusive atuou com os três. É graduado no Horikoshi High School, na mesma turma de Ryosuke Yamada, Yuto Nakajima e Yuuri Chinen.)

Masaki Aiba, que interpretava Ryo Takeyama, também atuava antes de debutar com o grupo Arashi. Um dos primeiros trabalhos ainda na época de Johnny's Jr., foi como Akira, em "Bokura no Yuuki ~ Miman City", em 1997, com a dupla KinKi Kids. Embora tenha experiência como MC (como foi na série "Shijou Saiyaku no Date", que era o Date King, e atualmente em "Tensai! Shimura Dobutsuen"), para ser protagonista de um renzoku dorama, foi a partir de 2009, em "My Girl".

4 - Kazunari Ninomiya (Arashi) - "Handoc!!!" (2001)

Sinopse: Ex-membro de uma gangue, Ichiban Hazama (Tomoya Nagase) resolveu ser médico ao testemunhar o pior lado de um hospital - as péssimas condições de atendimento médico. Com a experiência agressiva adquirida nas ruas, se torna residente de um hospital na ala de emergência, ao mesmo tempo que tem que aprender a controlar as situações que aparecem repentinamente.

Embora o enredo penda para um lado exagerado e cômico, o dorama trata como realmente existe o lado pior de um atendimento médico.

O elenco era formado por artistas conhecidos até hoje - Kuranosuke Sasaki, Ikki Sawamura, Jiro Sato, Rina Uchimura, Yoko Nogiwa. E uma participação especial do ator Issei Takahashi no capítulo 7, como o amigo de Nobu.

Kazunari Ninomiya, que interpretava Nobu Sakaguchi, o amigo de Hazama, também já atuava antes de tornar-se membro do grupo Arashi. Se bem que falar de Nino numa altura do campeonato dessas, seria chover no molhado - a maioria dos doramas e filmes que atuou, tiveram boa impressão. Em "Handoc", ele morava no alojamento do jornal "Maimai Shimbun" junto com Hazama, já que ambos pertenciam na mesma gangue no passado.

Trivia: Maimai Shimbun era uma clara paródia com o conhecido jornal "Mainichi Shimbun". Inclusive o antigo logotipo foi parodiado - era um caracol, pois no Mainichi Shimbun era uma tartaruga. E logo no primeiro capítulo, tem uma menção do famoso dorama "3-Nen B-gumi, Kinpachi-sensei", pois era exibido na mesma emissora, a TBS.

Curiosidade: Nino também atuou com Nagase no filme "Heaven's Door" (2009), fazendo uma pequena ponta como membro de um host club.

5 - Yuya Tegoshi (NEWS) e Koki Tanaka (KAT-TUN) - "My Boss My Hero" (2006)


Sinopse: Makio Sakaki (Tomoya Nagase), mais conhecido como "Tornado", é filho mais velho de uns maiores chefes da máfia. Devido a um grave incidente numa negociação, seu pai (Masachiko Ichimura) decide mandar Makio de volta à escola para terminar os estudos no terceiro ano colegial e ter o diploma, ou senão perderá seu posto para seu irmão mais novo, Mikio (Masaya Kikawada). Tendo que passar por um estudante de 17 anos, a paciência e temperamento de Makio são testados durante o ano letivo. Se seu disfarce for descoberto, todo o plano vai por água abaixo. Mas o jovem gangster começa a descobrir o valor da amizade e companheirismo no colegial.

Muita gente lembra do Nagase por causa desse dorama. Embora seja a versão japonesa do original coreano do mesmo nome, a versão nipônica fez mais sucesso devido as atuações de Nagase, Yui Aragaki e Yuya Tegoshi. A batalha para conseguir o famoso pudim de St. Agnes é icônica.

"Sorafune", que foi tema do dorama, interpretada por TOKIO, foi composta pela cantora e compositora Miyuki Nakajima. A música fez tanto sucesso, que foi um dos poucos singles do TOKIO a ser número um na Oricon. E em 2006 ganhou o 48o. Japan Records Award de melhor composição.

Yuya Tegoshi, que interpretava Jun Sakurakoji (ou Sakuranantoka por Makio), é membro do grupo NEWS, que debutou em 2003. No mesmo ano que atuou em "My Boss My Hero", formou dupla com o colega de grupo Takahisa Masuda - a dupla Tegomass -, que tinha o estilo mais folk. Desde 2007 é membro fixo do programa "Sekai no Hatemade Itte Q!", onde passa por inúmeras situações inusitadas (e faz sem reclamar). Fã de futebol, é main caster nos programas especiais da FIFA pela NTV, tendo ido ao nas Copas do Brasil e da Russia. Mas no quesito atuação, fez muita pouca participação - destacam-se os doramas "Yamato Nadesico Shichi Henge" e "Deka Wanko" e o filme "Hotaru no Hikari". Dublou a voz do pinguim Mumble na versão japonesa de "Happy Feet" (o original era de Elijah Wood).

Koki Tanaka, que interpretava Kazuya, o "braço-direito" de Makio, era o responsável por todas as passagens de rap nas músicas do grupo KAT-TUN. Embora tivesse um visual nada a ver com o restante dos colegas da JA (cabelo cortado na máquina zero, piercings e estilo gangsta), era o irmão protetor do caçula Juri, que foi backdancer do grupo (e hoje faz parte do grupo SixTONES e segue os mesmos passos do irmão, incluindo frases de rap nas músicas). Pelo menos Koki é lembrado em dois doramas - "Tatta Hitotsu no Koi" e "Hissatsu Shigotonin". Teve seu contrato rescindido com a JA em setembro de 2013 e partiu para carreira solo, formando um grupo, o INKT, que chegou a ir ao Brasil. Atualmente, faz esporadicamente apresentações solo.

6 - Tadayoshi Ohkura (Kanjani Eito) - "Utahime" (2007)


Sinopse: Akira Shimizu (Tomoya Nagase), filho de uma cantora famosa, resolve ir a um cinema em Kochi para ver o filme de encerramento antes que o local feche. O filme, ambientado na mesma cidade, mas na era Showa, era sobre um soldado que havia perdido a memória e foi adotado por uma família que tinha um cinema local, batizando-o de Taro Kominato. Seu passado é um mistério, mas Taro começa a ter amizade com os moradores locais, descobrindo sua paixão por filmes e se apaixonando por uma garota com atitude.

Neste dorama ambientado nos anos 50, Nagase interpreta dois personagens - Shimizu e Taro. O enredo foi quase todo gravado na província de Kochi (uma das quatro províncias que forma a ilha Shikoku). Um pouco tempo depois, a província logo iria ficar muito mais conhecida por ter sido a locação principal do taiga dorama "Ryomaden".

"Utahime" foi baseado numa peça musical para teatro, em 2004. E teve versões para cinema em 2007, 2014 (feito com o Gekidan EXILE) e 2016 por Takayuki Takuma, que era o autor original (ele assinava como Mikio Satake). Mas talvez seja a versão do dorama, exibido pela TBS na temporada de outono de 2007, que ficou mais conhecida.

Tadayoshi Ohkura, baterista do Kanjani Eito, interpreta Jinguji, um adolescente que é fã do ator James Dean, tanto que adotou a alcunha de James (e depois James Tarou, por causa do Kominato). Já falei um pouco do moçoilo na postagem com o Higashiyama, e como todo bom kouhai que preze, já ganhou vida própria e andou protagonizando alguns bons doramas e filmes, e tendo tempo pra se dedicar a bateria e ao Kanjani. Ainda bem.

7 - Toma Ikuta - "Unubore Deka" (2010)


Sinopse: Um detetive solteirão e que acha que é popular entre as mulheres, é conhecido como "unubore" (amor-próprio) pelos colegas. É super romântico, dedicado que até adquiriu um lar para viver com seu novo amor. O problema é que ele sempre se apaixona pelas suspeitas. Mesmo assim, faz de tudo para provar que elas são culpadas, e traz consigo dois formulários - uma ordem de prisão e um de casamento. "Se você casar comigo, não irei te prender", era a proposta que Unubore fazia para as suspeitas...

Este keiji dorama (dorama que tem como tema principal, investigação policial) tem tons de comédia romântica e mistério. Cada episódio, Unubore (Tomoya Nagase) se envolvia com uma suspeita diferente - interpretadas por atrizes Ai Kato, Yu Aoi, Kanako Higuchi, Erika Toda, Hiroko Yakushimaru, Koyuki, Kyoko Koizumi, Yoshiko Mita, Yasuko Mitsuura e Yuriko Ishida. A cantora e compositora Mika Nakashima também atua no dorama e interpreta a música incidental "Ichiban Kirei na Watashi o".

O grupo "Unubore 5" era formado além do detetive, pelos amigos Sadame Honjo (Toma Ikuta), Seishiro Matsuoka (Jun Kaname), Kiichi Anai (Ken Yahagi) e Makoto Kurihashi (Mitsugoro Bando) que se reuniam no bar "I Am I" comandados pelo bartender Goro (Yusuke Shoji) e pela Reiko-mama (Aiko Morishita).

Toma Ikuta, que interpreta o ator Sadame Honjo, frequentador do bar "I Am I" e membro da turma "Unubore 5", tem uma lista enorme de doramas e filmes, chegando a ganhar o "Blue Ribbon" (um dos maiores prêmios de reconhecimento em cinema no Japão) em 2011 como "ator revelação" em "Ningen Shikkaku" e "Hanamizuki". Ou seja, é o tipo de ator que raramente é coadjuvante, ele acaba sendo um dos principais.

8 - Ryuhei Maruyama (Kanjani Eito) - "Nakuna, Hara-chan" (2013)


Sinopse: Echizen-san (Kumiko Aso) é uma funcionária de uma fábrica de kamaboko que sofre no trabalho, e acaba descarregando toda sua frustação desenhando um mangá, a história de Hara-chan, um rapaz que frequenta um izakaya e reclama de tudo.

Um dia, o mundo de Hara-chan entra em colapso e acha que Deus estaria muito bravo pela sua atitude, e repentinamente, sai do mundo do mangá e torna-se um homem de carne e osso (Tomoya Nagase), aparecendo diante de Echizen-san, que imagina que seu personagem de mangá se tornou realidade e acabam se apaixonando.

"Nakuna, Hara-chan" talvez seja um dos pouquíssimos doramas em que misturam mangá e personagens reais ao mesmo tempo. Os desenhos feitos por Echizen-san, na verdade são do mangaka Bibuo, que, inclusive, aparece no último capítulo. Os atores Masaki Suda e Kento Kaku também aparecem no dorama como Hiroshi (irmão de Echizen) e Makihiro (personagem do manga que aparece com Hara-chan) respectivamente.

Uma das músicas que aparece no meio do dorama, "Hatsukoi wa Kataomoi", é interpretada por Kiyomi Konno, aka Akuma-san, personagem interpretado pela atriz Shiori Kutsuna.

Ryuhei Maruyama é o baixista do grupo Kanjani Eito. No dorama, interpreta Tanaka-kun, funcionário da fábrica de kamaboko junto com Echizen-san e Akuma-san. Como ator, já tinha se destacado como coadjuvante nos doramas "Uta no Oniisan" e "Freeter, Ie o kau", foi em 2012 que protagonizou um dorama de 4 capítulos "O-PARTS".

Maruyama foi um dos primeiros membros da JA a aparecer na capa, como instrumentista, em uma das maiores revistas especializadas no Japão - "BASS Magazine", em 2017.

Claro que Nagase tem muito dorama bom que recomendamos, como "Fragile", "Gomen, Aishiteru", "Heaven's Door", "Too Young to Die", "Soratobu Tire", basta procurar e assistir, vale a pena.

Imagens: Model Press, TBS, NTV, ameblo

Fontes: TBS, NTV, TV Guide, The Television, TV Pia

Comments