[Mangá Time] Piku-Piku Sentarou

Nota: piku-piku é a onomatopéia japonesa que significaria "saltitante".


Normamente, a maioria dos mangas aqui, se tem algum animal como protagonista ou centro das atenções, ou são cães ou são gatos. Às vezes pode ter animais selvagens como lobos, ursos... ou pequenos tais como hamsters. Mas coelho, acho que vi um vez (o Mokona não conta), e foi a série "Piku Piku Sentarou", da mangaka Tsubasa Nunoura.

Ilustração que Nunoura fez para a ilusionista Princess Tenkou, em 2007

A historia do dia-a-dia do ilustrador e designer Baku Kozawa e seu coelho Sentarou, iniciou na revista Be Love (Editora Kodansha) em 1993 e foi até 2011, num total de 37 volumes tankobon e republicado em formato de manga bunko alguns anos depois. São histórias curtas, alguns do ponto de vista do coelho, muitas vezes de forma bem-humorada, outras de momentos fofos, e outras tristes.

Sinopse: Ao levar um fora da namorada, Baku Kozawa fica tão desulidido e afoga as mágoas na bebida. Ao acordar, depara-se com um mini-coelho dormindo ao seu lado na cama. Fica se perguntando porque raios levou ele a comprar um mini-coelho de um ambulante na estação de Ikebukuro. Por ser ilustrador, raramente ele teria tempo para cuidá-lo. Mas quando encontra o animal sem vida, ao voltar do trabalho, prometeu que, caso reencarnasse, iria cuidá-lo da melhor forma possível. 

Um dia, voltando do trabalho, ao passar numa loja de animais, acaba adquirindo um filhote de mini-coelho, igual ao primeiro, e a partir desta data, passa a cuidar do animal como deveria.

Na verdade, as histórias seria sobre o cotidiano do coelho e seu dono, a amizade com outras pessoas e seus animais de estimação. Mas a autora queria mostrar muito mais além do convívio animais de estimação e seus donos - o que acontece quando adquire um, como mantê-los, menciona sobre animais abandonados, mortes acidentais, e mesmo protegidos, podem correr risco de vida. No manga, o primeiro capítulo mostra o que pode acontecer quando se adquire um animal de forma irresponsável (no caso, Baku-chan, completamente embriagado por estar arrasado por um fim de um relacionamento, comprou um mini-coelho de um ambulante na estação).

Personagens principais:



- Baku-chan: Baku Kozawa é ilustrador free-lance e dono de Sentarou, um mini-coelho. Trancou a faculdade em Kansai e mudou para Toquio quando recebeu oferta de trabalho ao ganhar um concurso de ilustração. Suas características são o cabelo comprido, personalidade bondosa e relapso às vezes nos prazos de entrega, fazendo com que passe dias trabalhando direto. Mora em uma casa um pouco distante da estação, depois que teve que sair do apartamento por ter inundado o prédio.

É chamado de Baku-chan por seu amigo Aota-kun, e Baku-sensei por Sanae e Otaka-san.

- Sentarou: Mini-coelho que Baku-chan adquiriu numa loja de animais e protagonista do manga. Tem esse nome em homenagem ao falecido avô de Baku-chan. Travesso e hiperativo, gosta de maçãs e brincar com a gata Miya-chan. Um de seus golpes mortais é o "Sentarou Kick", que aplica quando está irritado com algo, especialmente com a cafeteira e Miya-chan.

Na verdade, Sentarou é o segundo coelho que Baku-chan tem. O primeiro, como mencionado, sobreviveu apenas um mês.

- O dono do pet shop: O proprietário (não informa o nome) da loja onde Baku-chan adquiriu Sentarou.

- Otaka-san: Responsável pelos trabalhos de ilustração de Baku-chan (seria como se fosse intermediadora entre o ilustrador e as empresas que solicitam trabalhos de ilustração, como editoras e agências de propaganda). De boa índole, ela se preocupa muito com a saúde do rapaz, já que Baku-chan é solteiro. Possui um hamster de estimação, Himene.

- Oyama-san: Senhor que alugou a casa para Baku-chan. Simpatizou com o rapaz e Sentarou logo quando foram conhecer a casa.

- Hideo Aota: Amigo de Baku-chan desde a faculdade. É mangaka profissional e faz alguns serviços temporários. No passado, teve um cachorro que adotou, chamado Nacchan (de Nasubi).

- Sanae: Estudante do ginasial que mora na vizinhança de Baku-chan. Dona de Miya-chan. Junto com a colega Mayumi, às vezes vão na casa de Baku-chan para ajudar na cozinha e brincarem com Sentarou.


- Miya-chan: Gata de estimação de Sanae. Tinha se perdido e resgatada por Baku-chan, logo que eles se mudaram. Miya-chan tornou-se amiga de Sentarou, e gosta de aplicar golpes como "Miya-chan punch" (ainda mais se estiver com as garras afiadas).

- Yamanaka-sensei: Veterinário de Sentarou, cuja clínica é na vizinhança.

A autora Tsubasa Nunoura também publicou "Kiko-chan Smile" (teve uma spin-off em uma das histórias de Sentarou) e uma das histórias mais recentes é "Yanyan Kokoyan", que é quase uma autobiografia da autora, pois na vida real adotou dois gatos (conforme no blog que ela mantinha).

Curiosidades:

- A autora nasceu e mora até hoje em Hokkaido. Ela possuía dois gatos, irmãos gêmeos, Yanchan e Kokochan, mas ambos faleceram.
- A história é ambientada na cidade interiorana de Musashino-shi (Tóquio), mas a estação Hidarigaoka (que aparece nos quadrinhos) é fictícia (talvez seria Hibarigaoka).
- Tem um capítulo especial em que conta o tempo que Baku-chan era estudante de design e tinha adotado uma gata que havia dado a luz e ficaram temporariamente na casa, e porque resolveu deixar o cabelo crescer.
- Tem um game para o console PlayStation do Sentarou (Piku Piku Sentarou Puzzle de Gohan!).
- O mangá "Kiko-chan Smile" virou anime em 1996 pela TBS, com 51 episódios.

Fontes: wikipedia japan, google, kodansha

Imagens: amazon.jp, ameblog, kodansha, comic-days

Comments