Pondo a casa em ordem

Bem, até a hora de almoço de hoje, não cogitávamos passar três semanas em casa, embora desde semana passada algumas seções de onde eu trabalho estavam com horário reduzido ou com folga remunerada.

Desde dia 7 de abril, quando foi decretado o estado de emergência nas seis províncias e na capital japonesa, por conta do COVID-19 (aka Corona virus), muita gente chega a dizer que até que enfim resolveram botar o país em alerta. Pera... somente sete lugares por motivos de aumento de casos e províncias estratégicas.

Não vou entrar a fundo porque o assunto está sendo rotina em todos os noticiários aqui. Mas no dia 10, mais três províncias entraram "por conta", inclui aí onde eu moro. Ou seja: a partir desta data, locais onde terá aglomeração de pessoas, ou lugares desnecessários, ou terão o horário de funcionamento reduzido ou fechado até o final do Golden Week (este ano vai até o dia 6 de maio). Além de somente serviços de primeira necessidade (supermercados, farmácias, lojas de conveniência e hospitais) ficarão abertos, mas em horários especiais. 

E onde eu trabalho, por medidas de segurança, resolveram botar todo mundo em casa. Folga remunerada.

Eu já estava sem aula desde que decretaram o estado de emergência, agora vou ter que fazer uma lista do que tenho que fazer em 21 dias. Comparado com muita gente, seria pouco. Mesmo assim, vou ter que ocupar muito o tempo para não dizer depois que não tive tempo para fazer nada.

Um dos itens da minha lista seria colocar este Empório em ordem.

Comments

  1. Hoe, Kiyomi-chan! Tudo bem? :)

    Não sabia como tinha ficado o prazo inicial da quarentena no Japão! Acho que a gente fechou pouco mais de 30 dias por aqui e ainda não chegamos no tal pico da curva.

    Fiquei ciente da ideia das medidas apenas se limitarem a recomendações a partir do podcast da Peach no Japão (inclusive, recomendo seguir, pois ela está começando agora). Pelo que você pôde observar até o momento, a tendência da população é de respeitar?

    E a abordagem do noticiário tem assustado de fato? Normalmente, eu não apoiaria abordagens paralisantes, como tem em relação a crimes e violência, mas, neste caso em especial, eu sou totalmente a favor de se adotar um tom alarmante quando se teima em achar que não fazer a sua parte não dá em nada...

    Vou pular para a sua segunda postagem em Jishuku!
    (E acho interessante o emprego dessa palavra)

    Beijos de cotovelo, miga~! ♥

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oha~ Karupin! Tudo bem por aqui.

      Aqui, o estado de emergência vai durar até o ultimo dia do Golden Week (este ano vai ate o dia 6 de maio) e, espera-se até lá a situação melhorar. Em Toquio, parece que aumentaram os casos (eu acredito que foi na época do feriado de primavera), aqui onde moro, o governador decretou por conta, pois no inicio era a segunda província que tinha mais casos (agora está em oitavo) e ele estava com receio de piorar.

      Agora, o pessoal respeitando, vai de cada lugar. Recentemente, em Enoshima, tinha gente de outros lugares e o pessoal local estava muito p... da vida e com razão. Agora, em Nagoya, quem vai para lá a trabalho, parece uma cidade morta, 90% do comércio fechado, só funcionam as conveniências, repartições públicas e supermercados, estes com horario limitado.

      Noticiário daqui sabe que eles dividem em partes: o geral, internacional, esportes e entretenimento. Eu costumo assistir mais o da NTV, de manhã e a noite. Claro que tudo gira em torno do corona, inclusive dicas do que fazer nesses dias em casa.

      Mas todo mundo espera que as coisas melhorem, ao menos diminuam os casos diarios (o noticiario foca muito em Toquio, mas ainda com razão).

      Beijao de cotovelo tambem! :3

      Delete

Post a Comment