Quando Brincar de Cosplay e Crossdresser vira assunto sério... (Parte 5)

Voltando a série em que a produção adora botar os mocinhos da JA (Johnny and Associates) pra pagar mico, a gente pensa que tinha terminado por aí, mas não...

Seja para uma matéria de revista (especialmente de idols como Myojo, duet, wink up e outras), ou num programa de variedades, a probabilidade de botarem algum membro da JA completamente "montado", ou seja, vestido de mulher com direito a maquiagem, vestido e salto alto, é grande. E pra desgosto da maioria feminina, fica mais linda que uma mulher. Ok, passe-nos o segredo de como ser linda e formosa e depois conversamos.

Se a gente pesquisar na internet (com ジャニーズ女装 ou Johnny's Joshou), acha um monte, especialmente de revistas de idols que mencionei, mas tem algumas fotos que foram montagens via aplicativo, então nem vou contar aqui. O que vou destacar, seriam os idols que toparam ser mulher por um dia, com direito a toda a vestimenta e maquiagem.


No programa ABChanZoo, em que o grupo ABC-Z aprendem algum tópico novo, teve a presença da famosa modelo e enfermeira Misako Aoki, que divulga o estilo lolita no Japão e no mundo. Eu havia postado sobre o episódio aqui, mas não custa relembrar, né.

O dorama de 2012 "Risou no Musuko", protagonizado por Ryosuke Yamada (Hey! Say! JUMP), foi um desfile de cosplays (ou melhor, crossdressing) em quase todos os capítulos.

De jovem senhora, cheerleader, enfermeira, freira, noiva, policial, governanta, Heidi dos Alpes Suiços e comissária de bordo - tudo para proteger a sua amada mãe.

Falando no grupo Hey! Say! JUMP, que ninguém pense que os membros escaparam do tema crossdresser, especialmente no programa "Itadaki High Jump", em que algumas ocasiões tiveram que aparecer como se fosse uma mulher...


Em um dos quadros do programa, em que os telespectadores pediam para que o grupo resolvesse alguns problemas, um deles dizia que o Daiki Arioka era muito parecido com a modelo Nicole Fujita. Bem, eis que produziram fielmente a Nicorin na época que ela tinha esse visual (em 2016).


O temido por todos, o quadro "Dekamori Haicaropa" (que consiste em comer grande quantidade de comida para saber qual o prato mais calórico), em um dos episódios fizeram Yuto Nakajima, Yuri Chinen, Hikaru Yaotome e Yuya Takaki sentirem como é um "Joshikai", um encontro só de mulheres para comer, ir em karaokes e se divertirem. E isso envolve muitos doces no meio. Até aí tudo bem, se a produção do programa não inventa de fazer os quatro vestirem-se de mulher (com maquiagem, vestido, salto alto e tudo) para se sentirem como se fosse uma pra entrar no clima do Joshikai. Detalhe que o Chinen ficou igualzinho à atriz Suzu Hirose e o Hikaru parece ser irmã gêmea da atriz Mizuki Yamamoto (e recentemente ela cortou o cabelo bem curto, ficou mais parecida ainda).


No dorama da NTV de 2018, "Tokyo Alien Brothers", no sétimo capítulo os personagens Fuyunosuke (Kei Inoo) e Natsutaro (Shota Totsuka) se vestem de mulher para saberem como seriam elas, já que são dois alienígenas na Terra querendo estudar os humanos. No mesmo capítulo, para ajudar uma colegial a ter autoestima, Fuyunosuke se veste de lolita com direito a muita renda.

Já o quarteto NEWS, vez ou outra resolve fazer crossdresser ou cosplay. Mas como botam pra eles encararem personagens femininas, dá no que deu em alguns programas...

Takahisa Masuda, o Massu,  já encarava no programa Ya-Ya-Yah, no início de 2000, no quadro em que atuava com Shion Yamashita, em que era o salaryman que voltava para casa cansado e a esposa (no caso, o Massu) fazia ele jantar sob chantagem emocional e questões de quebrar a cabeça.


Mas no programa Netapare, especial de primavera, apareceu como Omasu. O problema é que Massu é musculoso (não parece, de tanta roupa que usa nos shows) e fica meio desajeitado quando tem que usar um vestido.

Outro que, se passar batido, é facilmente confundido com uma mulher, é o Yuya Tegoshi. Nem precisa fazer tanta produção: basta uma boa maquiagem, uma peruca e um vestido e, se não abrir a boca, é uma mulher.


Isso seria uma amostra, porque até nos concertos com o NEWS, o Tegoshi já apareceu como uma mulher. Inclusive no dorama "Deka Wanko", com a atriz Mikako Tabe (que interpretava uma investigadora de faro apurado, embora gostasse de trabalhar com roupa de Lolita), Tegoshi, que era parceiro de trabalho, o Kiri-san, teve que ir à caráter para um trabalho...


E os modelitos que a Tabe-chan usava no dorama a maioria era da marca Angelic Pretty (uma das mais famosas aqui) e da Atelier Pierrot (voltado para quem gosta de Gothic Lolita).

No programa semanal que passa nas madrugadas pela TBS, a dupla Keiichiro Koyama e Shigeaki Kato (os dois acadêmicos do grupo) infiltram no submundo e buscam relatos das minorias do Japão, em "NEWS na Futari". Para balancear um pouco os temas (que são um tanto pesados, por isso o programa passa de madrugada), eles procuram assuntos mais leves mas não deixam de ser interessantes.

E foi justamente o tema de cosplay que o Koyama teve a coragem de encarar - um era trabalhar por um dia num cosplay cafe, e outro apareceu como... Sailor Marte à caráter!



E com direito a orelhinhas de gatinho (pois Koyama ama gatos e até fez uma música em homenagem a um que teve), mas, apesar da maquiagem e produção, ele é facilmente reconhecível.


Lembram da Sailor Marte (com o penteado da Sailor Jupiter)? Pois é... em um dos episódios do programa NEWS na Futari, Koyama seguiu à risca o cosplay da Sailor Marte - inclui salto alto como a original e a peruca quase parecida com a da Rei Hino.

Como é muito difícil achar alguma coisa parecida com o Shige, em uma das apresentações do programa musical CountDown TV (TBS), no especial de Halloween de 2017, o grupo NEWS entrou no clima (assim como muitos artistas e até a platéia).


Massu como Abi-kun (um dos MC do programa), Shige como Alex (do filme "A Laranja Mecânica"), Koyama como bruxo (ou bruxa, tanto faz) e Tegoshi como uma Kaguyahime estilizada.

Quando a gente pensa que a dupla Tegomass (formado por Tegoshi e Masuda) dava pra passar batido como aquelas duplas de cantores folk que cantavam na rua (como faziam Yuzu e WaT no início de carreira), eis que em 2013, os dois aparecem com "Neko Chuudoku":


Procurem o PV dessa música que é muito engraçado (até tem paródia do Super Famicom), mas quem ouvir as primeiras músicas dos dois, ninguém acredita que eles são Johnny's (recomendo "Miso Soup" e "Aoi Bench", que tem uma pegada bem dos street singers).

Creditos: @JNconanRYOSUK via twitter, abema blog, google.

Para quem quiser saber mais da série...

- Um pouco que o grupo SMAP fazia nos programas de variedades e até em comerciais.

- A banda TOKIO também entrou nessa - Shigeko e Mitazono.

- Feliz Dia da Mulher! Grupos que são lindas mulheres em comerciais e nem Arashi escapou ileso.

- ABC-Z e as lições de como ser uma perfeita Lolita com a professora Misako Aoki.

Comments