[24 Hour TV] A Maratona



Entra ano, sai ano, e eu acabo esquecendo de fazer a postagem sobre o programa anual de caridade, o 24 Hour Television, que é transmitido nas últimas semanas de agosto desde 1978...

Eu havia comentado sobre o programa aqui e aqui , mas eu estou devendo muito mais curiosidades, fatos e até resenhar alguns doramas especiais que são transmitidos logo na primeira noite do evento (postei sobre os 15 Doramas de maior audiência do programa aqui). Mesmo sendo anual, as arrecadações e mobilizações têm sempre. Mas fazem um evento anual para chamar mais a atenção das autoridades, das empresas e da população. E também para animar e incentivar o pessoal.

Além do público querer saber quem serão os main personalities, que tema será o dorama especial e quem vai protagonizar, querem saber quem vai fazer a famosa maratona que acontece ao vivo durante o programa, que dura 24 horas (ou um pouco mais). 

Embora o programa tenha sido estreado na Nihon Television em 1978, a maratona com finalidades de arrecadação de fundos e divulgação do evento só começou em 1992, com o comediante e músico Kanpei Hazama - que participou da maratona três vezes. Daí por diante, o público ficava sabendo quem iria participar da maratona quase perto do evento, em algum programa de variedades da emissora.


A distância percorrida poderia variar de acordo com a capacidade do participante, levando em conta a idade e experiência, por mais que a pessoa treine e tenha muitas paradas no percurso para descansar, comer e verificação de sua condição física, acaba se tornando desgastante porque ela não dorme e as dores musculares aparecem faltando alguns quilômetros para terminar.

Alguns fatos e curiosidades da maratona:



- Dificilmente sabe onde começa e qual o percurso a ser feito, mas o final é o palco onde está sendo realizado o evento. Até 2019, as pessoas paravam para ver e transmitir mensagens de apoio para o corredor. Um dos motivos de se não divulgar o ponto de partida, foi devido a primeira vez em 1992 quando Hazama começou a prova em Naeba, Niigata, e no meio do percurso até o Budokan (onde estava sendo transmitido o evento), muitas pessoas se aglomeraram chegando a atrapalhar a corrida e tiveram que interromper quando havia feito 153km.

Hazama completou o percurso de Niigata - Budokan no ano seguinte, partindo de onde havia interrompido no ano anterior.

- A distância a ser percorrida variava de acordo com a condição de quem vai fazer o percurso. Levam-se em conta a idade e histórico. 

- Em 1995, ano em que houve o grande terremoto de Hanshin-Awaji, Hazama percorreu de Kobe (Hyogo) até o Budokan (Tokyo) em uma semana. O percurso tinha uma distância de 600km, até hoje não superado.


- A personalidade mais jovem a percorrer a maratona foi Go Morita (V6), em 1998. Na época, ele tinha 19 anos. Embora os filhos do casal Kensuke Sasaki e Akira Hokuto tivessem 13 e 9 anos em 2012, eles percorreram em revezamento com os pais durante 10km (devido a idade, eles não puderam fazer o percurso depois das 20h).

- A personalidade mais velha foi Kazuo Tokumitsu, em 2011. Na época, ele tinha 70 anos. Por 31 anos ele foi o apresentador principal do evento. Mas, em 2001, foi internado às pressas por infarto, faltando dois meses para apresentar o evento. Devido ao histórico médico e idade, Tokumitsu percorreu 63,2km.

- A primeira mulher a realizar a maratona do evento foi a cantora Naoko Ken, em 2001. 

- A primeira maratona em grupo foi no evento de 1994, com o trio de comediantes do Dacho Club, formado por Katsuhiko Higo, Jimon Terakado e Ryuhei Ueshima.



- A atriz Ayako Imoto percorreu a distância equivalente a três maratonas (total de 126,585km), em 2009. Naquele ano, o evento estava sendo realizado no Tokyo Big Sight.


- Ai Haruna foi a primeira transgênero a participar da maratona em 2010.

- No evento de 2017, a ex-comediante Blouson Chiemi (hoje Shiori Fujiwara) foi apresentada como participante da maratona na hora da largada - ninguém sabia e até o dia do evento não tinha sido divulgado o participante. 

- A distância percorrida pelo rakugo Taihei Hashiya foi sugerida pelo Utamaru Katsura - 100,5km. Era um trocadilho com o seu nome verdadeiro - Utamaru-san era o stage name de Iwao Shiina.


- Em 2018, o comediante Miyazon percorreu 161,95km em forma de triatlo. Por causa do percurso a ser feito a nado, a prova começou as 12:30h durante o programa "Meringe no Kimochi". O trecho percorrido de bicicleta, foi após as 15h. A corrida - percurso de 100km -  começou no horário habitual do programa.


- Em 2019, a maratona foi realizada no estilo Ekiden - a cada 32 quilômetros percorridos, era passado para a próxima pessoa. Naquele ano, quem realizou a prova foram as comediantes Haruna Kondo (Harisenbon), Yoshiko (Gambareruya) e Asako Ito, e a announcer Asami Miura. Detalhe - só souberam que Miura iria participar na hora da largada.


- Até o presente momento, somente três membros da agência Johnny's and Associates participaram da maratona - Tatsuya Yamaguchi (1997), Go Morita (1998) e Shigeru Joshima (2014).

O evento do ano passado, devido ao COVID-19, não foi possível a presença de auditório, e a maratona foi realizada em forma de revezamento para arrecadação de fundos. A maratona foi liderada pela campeã olímpica desta modalidade Naoko Takahashi.

- Dá para saber quando a maratona está na reta final - é quando os apresentadores e convidados começam a cantar "Makenaide" (da ZARD) e o maratonista tem que chegar na linha de chegada - dentro do local onde estaria sendo realizado o evento - durante a música "Sarai" (de Shinji Taniguchi e Yuzo Kayama). Já aconteceu do maratonista ter chegado depois que o programa terminou de ser transmitido (e a entrevista com o maratonista acontecia no programa seguinte ao 24 Hour Television).


- Quase em todas as maratonas, tem a presença do treinador Yuji Sakamoto, que além de acompanhar o treinamento do maratonista antes da prova, ele acompanha também durante o percurso, dando suporte. Mesmo atualmente com 74 anos de idade, Sakamoto vem acompanhando os maratonistas desde 1992.

Embora muita gente conteste sobre a maratona no programa 24 Hour Television, que seria "uma forma de promover artista em decadência", muita gente também apoia, porque percorrer entre 80 a 110 quilômetros durante 24 horas com pausas em tempos variados, tem que ter muita resistência e força de vontade (claro que o participante tem treinamento e exame médico adequado para fazer a prova).

Mas sabemos que todo esforço é válido para fazer o bem.

Legenda das imagens, a partir do início da postagem:

 - A campeã olímpica em maratona feminina em Sydney 2000, Naoko Takahashi com Yoshihiko Inohara, no programa de 2020; 

- DAIGO com Izumo, a macaquinha que o acompanhava no programa "Tensai! Shimura Dobutsuen", na largada do evento de 2015; 

- A ex-lutadora Akira Hokuto no percurso do evento de 2012, quando sua família fez em sistema de revezamento;

- Go Morita (no centro, de branco) com o grupo TOKIO (main personality do evento) e com V6 (dando suporte) antes da largada da maratona em 1998;

- Ayako Imoto durante a maratona do evento de 2009, acompanhada do treinador Yuji Sakamoto e os auxiliares. Naquele ano, o ponto final foi no Tokyo Big Sight;

- Ai Haruna na reta final já no Budokan, acompanhada de sua mãe, em 2010. No pescoço, ela carregava um tipo de "mamori", que era a carta que seu pai escreveu;

- O humorista Miyazon, na chegada no Budokan, no evento de 2018, após 33 horas de prova - era a primeira vez que alguém fazia a prova no estilo triatlo (natação, ciclismo e corrida);

- Haruna Kondo, Ayako Ito, Yoshiko e Asami Miura na chegada no Budokan, no evento de 2019. Fizeram a prova no estilo ekiden, mas fizeram questão de todas chegarem na linha de chegada juntas;

- O grupo TOKIO no ponto de partida no evento de 2014, para dar apoio ao líder Shigeru Joshima (no centro), que iria percorrer 101km da prova;

- O ex-apresentador Kazuo Tokumitsu com o treinador Yuji Sakamoto, antes da prova em 2011. Devido ao histórico médico (teve infarto do miocárdio em 2001) e idade (tinha 70 anos no ano do evento), teve a distância encurtada.

Imagens: model press, ameblo; the television; sanspo; oricon; google.

Fontes: página oficial do programa https://www.ntv.co.jp/24h/, oricon, nikkan sports.

Comments