Curiosidades (outras nem tanto) da rapaziada da J&A - Parte 4

Existem muitos fatos curiosos entre os membros da JA (Johnny and Associates) que até as janiwotas se perdem.

Que a agência entrou no Livro dos Recordes, todo mundo sabe (um dos mais famosos recordes seria o fato da dupla KinKi Kids terem emplacado todos os singles em primeiro lugar no dia do lançamento desde o debut), mas tem outras curiosidades que ninguém parou pra pensar... ainda mais se tratando de "grupos que muita gente deixa de lado por causa de outro".


Uma das curiosidades é a relação dos Johnny's e Tokyo Dome desde os anos 80, e até hoje todo artista que se preze briga pra conseguir vaga pra fazer show lá, e dizem que para conseguir, tem que marcar reserva com um ano de atencedência (e ainda corre o risco de não conseguir fazer e ficar no fim da fila), ainda mais que originalmente o Tokyo Dome é estádio de baseball, então quando tem campeonato, dificilmente os artistas conseguem fazer show, bem como também é usado para eventos de gastronomia e feiras.

Tokyo Dome: 

Artista que conseguir fazer show no Tokyo Dome, pode se considerar realizado, porque é onde a maioria dos shows são registrados em DVD, e também por ser lugar preferido da maioria devido à acústica, espaço e facilidades. Quase todos os grupos da JA fazem um ou mais apresentações lá, inclui o Johnny's Countdown todo final de ano.

- Hikari Genji foi o primeiro grupo da JA a se apresentar no Tokyo Dome (15 de janeiro de 1989)

Concerto do KinKi Kids realizado em 2017, no Tokyo Dome e Kyocera Osaka Dome

- KinKi Kids ainda detém o título de artista que fez show por 20 anos consecutivos (1998 a 2017). Teve concerto que foi no dia seguinte do Johnny's Countdown e aproveitaram o cenário. Além disso, o concerto de 2007 (que marcou os 10 anos da dupla) teve público recorde de 67 mil pessoas (até onde sabemos, ninguém ainda bateu esse recorde).

Quando a dupla fez show pela primeira vez no Tokyo Dome, 19 de outubro de 2002

- Tackey and Tsubasa foram os primeiros artistas a fazer show diurno no Tokyo Dome (20 de outubro de 2002, como parte do concerto "Hatachi de Debut ~ Giant Hits Concert with all Johnny's Jr."). 

Ninguém leu errado; os shows foram do dia 15 a 22 de maio, contabilizando oito dias consecutivos e ainda que os shows dos dias 22 de maio e 14 e 15 de junho foram acrescentados um pouco depois (na verdade eram cinco dias).

- KAT-TUN realizou oito dias consecutivos de shows no Tokyo Dome - do dia 15 a 22 de maio de 2009, a tour "Break the Records Tokyo Dome 10 Days" (os outros dois dias foram em junho). Ainda mantém o título de "grupo que fez show no Tokyo Dome antes de debutar com single" - 5 dias antes de lançarem "Real Face".

Apesar dos artistas como The Rolling Stones, EXILE e Michael Jackson terem feito de oito a dez apresentações no Tokyo Dome, não foram dias consecutivos, e sim, intervalo de um a dois dias (dependendo, uma semana) entre uma apresentação e outra.

Continua sendo o grupo que mais teve membros - 10 ao todo

- Hey! Say! JUMP ainda é o grupo que se apresentou pela primeira vez no Tokyo Dome ainda muito jovem - a média de idade deles era de 15,2 anos, em 22 de dezembro de 2007 (na época, Kota Yabu, Yuya Takaki, Kei Inoo e Hikaru Yaotome tinham 17 anos; Daiki Arioka, 16 anos. Ryosuke Yamada, Yuto Nakajima e Yuri Chinen tinham 14 anos. Ryutaro Morimoto, 12 anos).

Antes, o recorde pertencia ao quarteto SPEED, que se apresentou pela primeira vez no Tokyo Dome com a média de idade de 16 anos. 

As primeiras fotos do grupo eram sempre assim: a comissão de frente e os "backdancers". Felizmente, pararam de diferenciar o grupo e todo mundo participa.

- Kis-My-Ft2 é o grupo que mal debutou e lançou single e já fez rapidinho show no Tokyo Dome - 18 dias depois de terem debutado. (Um dos motivos da pressa era que eles já tinham anunciado em fevereiro, o debut para março de 2011, mas devido ao terremoto de Tohoku, o debut e o single foram adiados para agosto do mesmo ano.)

Dando segmento ao Tokyo Dome, não podemos esquecer que é lá que é realizado todo ano, desde 1998, o famoso...

Johnny's Countdown Live: 

Johnny's Countdown 2018~2019: A última apresentação de Tackey and Tsubasa (centro), com a presença de quase todos os grupos e artistas no final do evento.

Evento ao vivo realizado todo final de ano no Tokyo Dome desde 1998, em que reuniam quase todos os grupos e artistas da agência para comemorar a virada do ano, e transmitido pela emissora Fuji Television na virada do ano. Porém, a idéia do countdown na agência já vinha desde 1996, quando o grupo V6 fez na virada do ano de 1996 para 1997, o "V6 Countdown '97" no Kobe World Kinen Hall (o nome mais conhecido do Kobe Port Island Hall), para ajudar na reconstrução da região de Hanshin devido ao terremoto ocorrido em 1995. 

Em 1997, para arrecadar fundos para a reconstrução da região de Hanshin, a agência reuniu os três grupos recém-formados - TOKIO, V6 e KinKi Kids - para formarem um supergrupo e projeto chamado de "J-FRIENDS", que durou até 2003. A idéia do grupo veio da dupla KinKi Kids por eles serem da região de Hanshin. A venda dos singles, álbum e DVD foi revertida para entidades da região, bem como a renda do evento ao vivo que fizeram no final de 1997, mas no Tokyo Takarazuka Theater (antes do mesmo fechar para reformas).

J-Friends: supergrupo formado por três grupos - V6, TOKIO e KinKi Kids - unidos por uma boa causa

Como o evento fez o maior sucesso, resolveram fazer no Tokyo Dome, e que coincidia com dois eventos - o concerto da tour do KinKi Kids (que, por quase dez anos faziam o encerramento da tour no dia 1 de janeiro) e era aniversário de Koichi Domoto.

O Johnny's Countdown é transmitido ao vivo diretamente do Tokyo Dome pela Fuji Television, uns 15 minutos antes da meia-noite (logo que acaba a transmissão do Kouhaku Utagassen, é o tempo suficiente para mudar de canal e pegar a chamada do Countdown) e tem duração de uma hora. Mas o show começa às 23h e termina as 1 da madrugada do dia seguinte, lembrando que somente quem pertence ao FC de algum grupo dos Johnny's que esteja participando do evento, pode entrar no Dome.

Só o ano de 2014 que, por motivos desconhecidos, o evento não foi transmitido ao vivo, colocando outro programa no lugar. E foi o ano que os principais grupos não compareceram (motivos diversos - Kouhaku Utagassen, CountDown TV ao vivo em outra emissora e show em outros lugares).

Sobre maiores detalhes do Countdown e suas peculiaridades, ficará para outra postagem oportuna.

#sepossívelfiqueemcasa
#laveasmãos
#usemáscara

Fontes: Wikipedia Japan, J-Web, Fuji Television

Imagens: Tokyo Dome Site, mandarake, amazon, twitter, middle edge

Comments