[Dorama Lista] Relação entre Sempai-Kouhai da JE em Doramas (Parte 10)

A série já está chegando ao ponto que, a geração antes da virada do milênio já vai ganhar vida própria, e aí ganha novo capítulo...

O sexteto veterano V6 - formado em 1995 para serem main personalities na campanha de divulgação do campeonato mundial de voleibol no Japão - mantém boa popularidade entre o público, embora atualmente não lancem singles todo mês, nem tenham um programa de variedades semanal (tinham, era o "Gakkou e Ikkou" que virou anual), e não tem a obrigatoriedade de fazer shows todo ano (a cada dois anos). Mas para alegria dos fãs, a gravadora do grupo, a avex group, liberou todos os PVs desde 1995 e alguns concert lives que fizeram, em comemoração dos 25 anos do debut. Não sei por quanto tempo, mas já seria um passo maior, já que a JA é muito exigente no quesito "libera tudo pro pessoal ficar feliz".


No quesito atuação em doramas na TV, quem mais se destacam seriam Yoshihiko Inohara e Junichi Okada. Não que os demais se destacam, mas Masayuki Sakamoto, Hiroshi Nagano, Go Morita e Ken Miyake fazem muito mais teatro e musicais. E quando fazem algum dorama, normalmente é alguma participação especial.

Alguns trabalhos em que o grupo completo trabalhou - os filmes  "Hard Luck Hero" (2003) e "Hold Up Down!" (2005), e dublagem japonesa para o live action "Thunderbirds" (2004). Além do drama especial "V no Honoo" (1995) feito para divulgar o grupo.

Yoshihiko Inohara, o terceiro mais velho do grupo, é bem conhecido em seus trabalhos como MC (por oito anos foi MC do programa matutino "Asaichi", atualmente é MC no programa semanal "Admatic Tengoku", e desde 2017 faz MC com Taichi Kokubun (TOKIO) no "Johnny's Countdown"), narrador (em 2019 narrou o anime "Sumikkogurashi"), mas também tem uma boa lista de doramas que protagoniza - um dos mais conhecidos é a série "Keishichou Sousa Ikka Kyuu Gakari" que durou 12 temporadas e virou sequel para "Tokusou 9", que já está na terceira temporada.


Além de ser membro do V6, do subgrupo "20th Century" (que é formado por ele, Masayuki Sakamoto e Hiroshi Nagano), esposo da atriz Asaka Seto e pai de um casal de filhos, Inohara também faz dublagens, narra documentários, é MC de alguns programas fixos e especiais, e ainda fez o roteiro original da trilogia "Pika☆nchi" (baseado na juventude que passou no Yashio Danchi, onde foi cena da trilogia).

Agora, se formos listar os doramas que Inohara atuou com algum kouhai de alminha semiperdida no meio, sinto muito, fui ver e dá pra contar nos dedos. Mesmo assim, é um dos sempais mais admirados pelos kouhais por ser bom para apresentação de programas e atuação - não à toa que as séries "Keishichou..." e "Tokusou 9" possuem alto índice de audiência (e é keiji dorama, tipo de série que dificilmente agrada muita gente).



1. Masahiro Matsuoka (TOKIO) -  "Psychometrer EIJI" (1997)

Sinopse: Eiji Asama (Masahiro Matsuoka) é um delinquente que tem o poder de psicometria (poder extra-sensorial que dá a capacidade de visualizar o passado de objetos ou pessoas ao tocá-las), e presta ajuda a uma investigadora, Ryoko Shima (Nene Otsuka) para resolver casos tido como impossíveis de solucioná-los. Eiji tem a ajuda dos amigos Shokichi Tamiya (Yoshihiko Inohara) e Yusuke Kasai (Yuki Kohara).

A série adaptada do manga do mesmo nome, escrito por Yuma Andou e ilustrado por Masashi Asagi, ganhou uma sequência em 1999 (só que a atriz Nene Otsuka foi substituida por Shizuka Kudo) e um especial em 2000. 

Já tinha feito a ficha do Matsuoka nesta postagem anterior. Inohara interpreta Tamiya, um rapaz bem de vida que foi deserdado da família por ter virado delinquente. Na época em que o dorama e o especial foram ao ar, Yuki Kohara era membro da Johnny's Jr., onde ficou até outubro de 2000 e retirou-se da carreira artística. Retornou em 2017 para interpretar Kiichi já adulto, no especial "Bokura no Yuuki - Miman City" (cujo dorama original foi transmitido em 1997).

2. Arashi - Trilogia "Pika☆nchi" (2002, 2004, 2014)

Sinopse: A vida de cinco adolescentes que moram no gigantesco complexo residencial Yashio, de diferentes classes sociais, mas sempre unidos. Tudo muda quando resolvem dar um passeio em Harajuku e descobrem o fim da adolescência para a vida adulta. Três anos depois, já adultos e tendo que lidar com problemas típicos da idade - trabalho, família e filhos -, se unem para evitar que o condomínio onde moram seja transformado em uma mansão luxuosa. Dez anos depois, se reencontram para uma ocasião importante, relembrando o que fizeram no passado e que andaram fazendo durante esse longo tempo em que não se viam.

A trilogia "Pika☆nchi" é uma das mais conhecidas do Arashi (eles fizeram poucas atuações em grupo - além da série mencionada, tem o filme "Kiiroi Namida", a série "V no Arashi" e o especial "Saigo no Yakusoku"). O roteiro foi escrito por Yoshihiko Inohara, baseado no período que morou no Yashio Danchi, e o mesmo também participa na trilogia - como Kagome Kamogawa, ex-líder de gangue de motociclistas da área, irmão de Chu (Sho Sakurai), e virou entregador de pizza.

3. Yuiichi Nakamaru (KAT-TUN) - "Hayami-san to Yobareru Hi" (2012)

Sinopse: Yuriko Kanai (Nao Matsushita) trabalha como executiva de uma empresa, mas que sonha em ser dona-de-casa, mesmo não tendo jeito para isso. Casa-se com Kyoichi Hayami (Yoshihiko Inohara), responsável na área de vendas da mesma empresa e Yuriko realiza seu sonho, até que descobre que a família do seu esposo é bem diferente do que se imaginava, e tem que dividir a casa com o sogro (Eiichiro Funakoshi) e três cunhados (Jun Kaname, Yuiichi Nakamaru e Yuki Morinaga). 

A série ainda ganhou mais dois especiais em junho de 2012, mantendo o mesmo elenco. A atriz Nao Matsushita fez uma ponta como Yuriko Hayami no especial de outubro de 2011 "Marumo no Okite", que tinha sido estreado na primavera do mesmo ano. 

Inohara interpreta Kyoichi, o esposo de Yuriko e primogênito da família Hayami.

Yuiichi Nakamaru, membro do grupo KAT-TUN, na época em que o dorama foi filmado, estava no penúltimo ano da faculdade de Ciências Sociais pela Universidade de Waseda. No dorama, ele interpreta Kaoru Hayami, um universitário que ainda queria trabalhar em uma grande empresa. 

No grupo, Nakamaru é quem faz todas as passagens de human beatbox nas músicas e responsável pelo design dos concert goods. Desde 2011 faz parte do programa dominical "Shuiichi" e tem seu quadro próprio "Majiska!", sobre curiosidades. Do grupo, é o que tem mais trabalho em doramas e variedades, depois do Kamenashi.

4. Kazuya Kamenashi (KAT-TUN) - "Tokyo Bandwagon ~ Shitamachi Daikazoku Monogatari" (2013)

Sinopse: A história de uma loja de livros usados que é passada por gerações de uma família que resolve casos que acontecem no bairro. Baseado na série de livros "Tokyo Bandwagon", escrita por Yukiya Shoji.

O dorama foi exibido pela emissora NTV nas noites de sábado, de 12 de outubro a 12 de dezembro de 2013, e tinha no elenco Mikako Tabe, Koji Tamaki, Sei Hiraizumi, Mariko Kaga, Nobuaki Kaneko e Airi Taira. A música "Sayonara, Arigatou" foi composta por Tamaki, que era da banda Anzenchitai (que faz uma aparição no dorama como a banda Love Timer) e interpretada por ele e Kamenashi.

Inohara interpreta Naoya Fujishima, presidente de uma empresa de informática que vivia indo na livraria da família Hotta, com o sonho que tem desde a infância de poder comprar todos os livros, mas o dono não queria.

Kazuya Kamenashi (KAT-TUN) interpreta Ao Hotta, filho ilegítimo de Kanato (Koji Tamaki). De adolescente problemático, tornou-se uma pessoa amável.

Kamenashi atua desde 1999 (um ano depois que entrou na JA), iniciando na 5a. temporada de "3 Nen B Gumi Kinpachi-sensei. Embora muita gente lembra dele como Shuuji Kiritani em "Nobuta, o Produce" (2005), ele tem muito dorama que teve boa repercussão - "Gokusen 2", "Suppli", "Tatta Hitotsu no Koi", "1 Pound no Fukuin", "Youkai Ningen Ben", "Kaito Yamaneko". Desde 2010 é membro fixo (aos domingos) no programa esportivo "Going! Sports and News" (NTV).

5. Kaito Miyachika (Travis Japan) - Tokusou 9 Series (2018~)

Sinopse: Nove meses depois que a equipe da 9a. Divisão de Investigação da Polícia Metropolitana de Tóquio tinha acabado, novamente os membros se reunem para resolver um caso de assassinato. 

"Tokusou 9" seria uma sequência da famosa série investigativa "Keishichou Sousa Ikka Kyuu Gakari", que tinha durado 12 temporadas (2006 a 2017). Um dos motivos da reformulação da série (mantiveram quase todos os membros originais), foram os falecimentos dos atores Tsunehiko Watase (que interpretava Rintarou Kanou, o chefe da equipe) e Yoko Nogiwa (Shizuka Saotome, prima da ex-mulher de Kanou), em 2017.

Desde 1987, a grade de quarta-feira nove da noite pela TV Asahi, é chamada de "Quarta-feira de drama policial", pois é dedicada às séries investigativas e policiais. As séries mais famosas atualmente são "Aibou" (18 temporadas), " Keiji 7" (5 temporadas) e "Keishichou Sousa Ikka Kyuu Gakari" (12 temporadas).

Inohara interpreta Naoki Asawa, anteriormente colega de Kanou na 9a. Divisão, hoje inspetor da primeira divisão de investigação da Polícia Metropolitana de Tóquio e fazendo parte da equipe reformulada por Sakutaro Munekata (Akira Terao).

Kaito Miyachika, que interpreta o investigador Akira Sakuma, é membro e líder do grupo Travis Japan (mais conhecido como Toraja), um dos subgrupos dentro dos Johnny's Jr.  O grupo foi formado em 2012, mas da formação original permaneceram Miyachika, Shizuya Yoshizawa, Kaito Nakamura, Noel Kawashima e Ryuya Shimekake (Kaito Matsukura e Genta Matsuda entraram em 2017). O grupo, que faz mais performances musicais e backdancing de grupos veteranos, fez o primeiro concerto solo em 2019, no Yokohama Arena. "Tokusou 9" é o segundo renzoku dorama que Miyachika atua como membro fixo (o primeiro foi "Oniichan, gacha", em 2015, e os demais trabalhos, era um ou dois capítulos como convidado especial, como "Hana nochi hare" e "99,9%").

(Nota: devido ao COVID-19, as filmagens da terceira temporada de "Tokusou 9" foram interrompidas, e desde 6 de maio, a emissora está reprisando capítulos especiais de "Keishicho Sousa Ikka-9 gakari".)


Fontes: dramawiki, sites das emissoras NTV, TV Asahi, Fuji Television.

Imagens: TBS, modelpress, TV Asahi, Weekly The Television, Fuji TV, NTV.

Comments