[Manga Time] "Ojisama to Neko" (2018)



Sinopse: Em uma loja de animais, tinha um gato já adulto que ninguém queria comprar. Um dia, um senhor aparece na loja e adquire o animal mesmo o mesmo sendo adulto e com um preço irrisório.

"Porque eu quero ele".

A história do dia a dia de um senhor viúvo e de um gato que queria apenas ser amado.

(Resumo via GanGan ON LINE da Square Enix)


Na verdade, não tem como resumir melhor a série "Ojisama to Neko" (ou "O Senhor e O Gato", em tradução literal). São tiras (estilo 4-koma) e histórias seriadas do cotidiano do gato Fukumaru e do seu dono, Fuyuki Kanda. 

Inicialmente, a história era publicada no Pixiv, uma comunidade voltada a mangakas e artistas, e no Twitter, por Umi Sakurai. A história caiu no gosto do público que a autora acabou sendo contratada para publicar na revista Gekkan Shonen GanGan, da editora Square Enix, ao mesmo tempo que também é publicada no GanGan Pixiv (on line). Embora seja publicada em uma revista shonen, o público maior é feminino.

Embora eu não seja favorável em compra de animais de estimação, um recado subliminar que a autora quer passar é que, mesmo em lojas de animais, muitas pessoas adquirem animais por serem ainda filhotes, bonitinhos e naquele momento, gostou (e acabou devolvendo depois), e acabam ignorando aqueles que são de aparência estranha ou possui alguma deficiência. O que muita gente ignora é o fato que animais também possuem sentimentos. 



Fukumaru é um gato da raça Exotic Shorthair (da mesma família da raça Persa, mas de pelagem curta), mas devido à sua aparência, ele acaba sendo rejeitado pelas pessoas na loja, que preferem animais mais novos e bonitos. E animais com um ano de idade, são considerados "velhos". Um dia, um senhor chamado Fuyuki Kanda, adquire o animal porque o queria e gostou dele. O problema era que Kanda nunca teve um animal de estimação, por isso acaba comprando coisas que acabaram sendo inúteis depois, como a casinha, coleira e caixa de areia (mas muitos dos itens foram "empurrados" pela funcionária do pet shop, ao perceber que o dono nunca teve algum animal de estimação). Mas vai percebendo aos poucos o que o animal realmente necessita - o gato apenas quer ser amado. 

As histórias seriadas seriam o cotidiano de Kanda e Fukumaru, às vezes alguns flashbacks tanto do homem como do gato. Os 4-koma seriam as situações cômicas entre os personagens principais.



As histórias foram reunidas em formato tankobon A5 (um pouco maior que os tankobon habituais), e já está no quarto volume. 

Personagens Principais:

- Fuyuki Kanda - Dono de Fukumaru. Viúvo e morando sozinho, adquire o gato numa ida a um pet shop. Tem uma personalidade calma e amável, mas ainda carrega a culpa pela morte repentina de sua esposa e pelos filhos adultos se distanciarem. É professor de música em uma escola.
- Fukumaru - Gato da raça Exotic Shorthair. Por sua aparência, era sempre deixado de lado na loja. Até que foi adotado por Kanda. Um de seus maiores temores é de ser abandonado e não gosta muito de ficar sozinho. Seu maior inimigo é... o piano de cauda que Kanda possui na casa!
- Natsuhito Kobayashi - Amigo de infância de Kanda. Embora prefira cães a gatos (tem um cão da raça Shiba chamado Chako), Kobayashi é aquele tipo de pessoa que está disposta a ajudar.
- Momiji Sato - Funcionária do pet shop onde Fukumaru estava. Era a única funcionária que tratava com carinho do gato. Sempre oferece "algo a mais" para os clientes.
- Yoshiharu Moriyama - Professor da mesma escola que Kanda. Nas horas vagas toca em uma banda em live houses.
- Kanade Hibino - Pianista prodígio mas que não gostava de Kanda. Acabou tendo um gato por causa de sua mãe, que teve que se mudar e o novo lugar não aceitava animais de estimação. Por ironia do destino, encontrou com seu rival no mesmo pet shop.
- Marin - Era gato de estimação da mãe de Kanade, que passou para o filho porque na nova residência não aceitavam animais de estimação. Em uma visita de Kanade na casa de Kanda, descobriram que Marin e Fukumaru eram irmãos.

Notas:



- Até quando foi lançado o quarto volume, a série já tinha passado mais de 560 milhões de visualizações no Pixiv Comic (dados até fevereiro de 2020).
- Os três volumes ficaram na lista dos 50 mangás recomendados no ano de 2018 pela revista Da Vinci.
- O primeiro volume ficou na lista do Ranking Nacional dos Mangás recomendados pelos funcionários de livrarias (Zenkoku Shoten-in ga Eranda Osusume Comic) em 2018.
- Ficou na lista dos mangás recomendados por leitores do sexo feminino - "Kono Manga ga Sugoi!" em 2018.
- Logo no lançamento do primeiro volume, Umi Sakurai fez colaborações dos personagens Kanda e Fukumaru para uma série de campanhas, como parceria com a empresa Sanrio (a que licencia produtos da Hello Kitty), rede de conveniências Lawson, cafés temáticos e goods exclusivos à venda na rede Animate (loja voltada para o público fãs de anime, games e mangás).



Para promover o lançamento do segundo volume do manga, a autora Umi Sakurai fez colaboração com a rede de lojas de conveniência Lawson. É normal aqui as lojas de conveniência fazerem campanhas de produtos com algum personagem, por tempo limitado, para vender e promover alguns produtos, inclusive dos personagens.

E também o Lawson divulgava o café temático Ojisama to Neko Cafe (Tokyo e Osaka).


A empresa Sanrio, que é a licenciadora de personagens como Hello Kitty, Twin Little Stars, My Melody e outros, também fez parceria com Sakurai. Por tempo limitado, foram postos a venda cobertores, sacolas, canecas, bottons, imãs de geladeira, material de papelaria, estojo de óculos, chaveiros e capas de celular (no caso foi para iPhone) com a imagem de Fukumaru e Kanda com os personagens Hello Kitty, Little Twin Stars, Pocchaco, Kero Kero Keroppi e Bad Badtz-Maru. 

No site oficial da GanGan Net da Square Enix, tem todos os goods que foram vendidos (a maioria foram em campanhas promocionais).

A maioria das revistas aqui no Japão, vêm brindes encartados, como chaveiros, canetas, bloco de notas, calendário e agenda (no caso de revistas de moda e beleza, colaborações de grandes marcas como cosméticos e bolsas). Não é diferente em alguns mangás tankobon - dependendo da livraria, é um marcador de página (diferente). Ou lança edição limitada do mesmo tankobon com um brinde extra (aqui se chama "furoku").

Fontes: GanGan On Line, Pixiv Comic, Lawson, Sanrio.

Imagens: GanGan On Line, Pixiv Comic, Lawson, Twinkle, Ojisama to Neko Cafe.

Comments