Origens de alguns nomes...

"Mana no Panya" ou "Padaria da Mana". A padaria que vou semanalmente, tem esse nome porque a dona se chama Mana.


Uns dias desses nos SNS que costumo seguir, vi postagens de pessoas se indagando o porquê de tal lugar recebe esse nome, o porquê o nome do prédio é esse, e por aí vai, ainda mais no Japão, que muitos nomes, especialmente de prédios, a gente acaba quebrando a cabeça para tentar associar o nome ao local, ou o nome nada tem a ver com o produto (especialmente no comércio). Não sei vocês, mas muitas vezes fico pensando de onde o dono ou a equipe de criação tirou o nome, se ele tem algum significado, ou mensagem subliminar ou foi só pra confundir o público.

Daí eu lembro das bandas, dos artistas que usam pseudônimo (Teatro Takarazuka não conto, porque uma vez que elas ingressam, já tem que pensar em algum nome artístico, a maioria usa elementos da natureza - ô, obviedade!), dos mangakas para bolar os nomes dos personagens (aí lembro da Natsuki Takaya, autora do mangá "Fruits Basket", que batizou todos os membros dos doze signos do zodíaco chinês baseado no calendário japonês)... 

Ain, mas aqui no Japão os nomes dos prédios têm nome nada a ver, por que eles colocam se não sabem o significado, blablabla...

O prédio se chama "Vento do Mar", apesar de ficar BEM longe do mar...


É algo bem complicado para explicar, confesso que eu fico me perguntando por qual razão o proprietário colocou o nome do prédio de Green Heights (sendo que o prédio não é verde, experiência própria) por exemplo. Se eu tivesse um pouco mais de cara de pau, eu ia perguntar para, sei lá, o zelador ou até mesmo consultar no site da construtora. Vai que tem alguma mensagem subliminar, achou o nome bonito e diferente para querer causar impacto. Não é o mesmo que os repórteres perguntam para uma banda ou para um artista por que se chama assim? (Bem, dependendo de quem pergunta e de quem vai responder, nem sempre a resposta vai ser convincente, por exemplo, até hoje existem tantas versões o porquê da banda ter se chamado Beatles, que nem a explicação do Paul e George no projeto "Anthology", colou¹.)

Falando em nomes de bandas e nomes artísticos, sites sobre isso existem. Mesmo aqui, muita gente acaba se perguntando o porquê desse nome estranho. Alguns fãs, especialmente as janiotas (fãs dos grupos dos Johnny's and Associates, mas no nível very very hardcore), chegam até a pesquisar os nomes de batismo de todos os rapazes da agência, estudar o kanji e a origem deles. 

Ah, Kiyomi, faz então uma postagem da origem dos nomes de bandas e grupos do Japão! Eu estou pensando nisso faz algum tempo, calma.

Para falar a verdade, muitas vezes eu passo batido no quesito de nomes de prédios e querer saber muito o significado, sabem. Mesma coisa marca de roupa. Muitas delas já vem na embalagem a explicação do nome, o conceito, tudo o que o mais chato e exigente consumidor quer saber. Nesse ponto, eu sou mais daquelas que, se servir em mim e ter bom caimento, já bastam, ainda mais que eu tenho uma dificuldade enorme para encontrar roupa que caia bem em mim (tenho, no máximo, cinco marcas que ficam bem em mim, além de não apertar meu bolso). Se o nome da marca for estranha, ou nada a ver, é a última coisa que vou notar numa altura do campeonato dessas.

Até francês tem. O prédio se chama "Estadia (bloco) A"

Agora, quando se trata de nomes de cidades, atiça um pouco minha curiosidade. Pode ser que hoje o nome não corresponda às expectativas da cidade, mas lembrando que o Japão tem séculos de história, e muitos nomes foram batizados de acordo o que aconteceu, o que tinha naquela Era (sim, a História do Japão é dividida em Eras!), mas algumas cidades acabaram se fundindo e mudando de nome (mas mantêm em partes o nome antigo). O difícil é entender o kanji, porque, quem estuda, sabe que um ideograma dá margem para muitos significados. A mesma coisa acontece em lugares turísticos, mas a maioria já tem um guia explicando porque tal lugar se chama assim e a origem de seu nome.

Muitas vezes quando leio alguma postagem de pessoas indagando isso, eu acho graça, fecho o aplicativo e vou fazer algo útil (é, e uma delas foi inspiração para essa postagem de hoje). Existem muitos motivos para a pessoa ficar indignada ao ver um nome estranho num prédio, numa loja, numa marca. 

- Achou o nome estranho e sem sentido.
- A pessoa acordou de ovo virado e resolveu reclamar da vida quando viu o nome estranho.
- Esquece, às vezes, que o proprietário quis ser criativo para diferenciar dos demais. Originalidade acima de tudo, ué.
- Esquece, às vezes, que tem o nome estranho pra chamar a atenção, especialmente quando se trata de comércio.

Estranho, eu sei, mas prefiro acreditar mais no sentido que, a pessoa colocou o nome do prédio, estabelecimento, marca, de uma forma de não ter sentido algum, somente para chamar a atenção. Pode até ser que eles tenham algum significado, bem no fundo, no fundo. Mas sempre será aquele conceito "vamos colocar um nome sem sentido algum para que sejamos notados". 


¹Existem muitas versões que saem sobre a origem do nome da banda The Beatles. Uma delas, foi que John Lennon dizia que era uma paródia em cima da banda The Crickets, que acompanhava o cantor Buddy Holly nos anos 50 (cricket em inglês é grilo), então resolveu batizar de The Beetles (besouros). Como na época a batida do ritmo era acelerada, resolveram fazer a junção de "beat" (ritmo) com "beetles", e viraram Beatles. E assim ficou. Outra versão, era a que Lennon postou no jornal voltado para música em Liverpool, o "Mersey Beat" - "... veio um homem numa torta flamejante na direção dos rapazes e disse: 'A partir de hoje, vocês se chamarão Beatles com a'...". A versão de Paul McCartney e George Harrison no projeto "Anthology", eles disseram que foram inspirados na gangue "Beetles" no filme "O Selvagem", com Marlon Brando.

Fotos: da autora, via celular mesmo, quando precisou sair pra ir comprar pão na padaria do bairro...

Comments