A Banda do Clube dos Corações Solitários do Sargento Pimenta continuam animando o show...

"Hoje fazem vinte anos 
Que o Sargento Pimenta ensinou a banda a tocar..."



O primeiro verso da primeira música de nome homônimo do álbum de 1967 dos Beatles, dia 1 de junho completou 53 anos. Pois é, e até hoje o álbum continua sendo um dos mais comentados e indicados pelos músicos, revistas especializadas em rock, seja pela capa (a mais imitada e parodiada possível, batendo até a capa do álbum "Abbey Road", de 1969, da mesma banda).

Bem, falar do álbum e suas músicas, seria muito chover no molhado, já que basta pegar qualquer revista de música que liste "os trocentos álbuns mais influentes na história", como por exemplo, Rolling Stone, MOJO, Q... -, e é quase certeza que encontra o álbum de nome quilométrico "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", de todas as formas possíveis (desde elogios até ironias, mas fazer o quê). Mas o que ainda surpreende é como a capa até hoje é homenageada e parodiada em qualquer lugar do mundo. 

A capa do álbum, com design de Peter Blake e Jann Haworth, teve a direção de arte de Robert Fraser e fotografada por Michael Cooper, traz os Beatles de 1967 diante de um jardim, e atrás deles, imagens recortadas (e estátuas de cera) de personalidades famosas e algumas desconhecidas. Não era apenas pegar a foto e fazer montagem - tinha que pedir autorização para as pessoas vivas (na época) para que pudesse aparecer na foto. E, em 1967, fazer montagem como se faz hoje, ia sair muito mais caro do que foi na época. E nem ia ficar bonito.

Por possuir muitos detalhes, mensagens subliminares, e outros elementos da pop culture, era mais que óbvio que a capa iria ganhar posteriormente uma série de paródias e homenagens. Uma das mais conhecidas é do músico Frank Zappa and The Mothers of Invention, que parodiou na cara dura no álbum "We're Only in It for the Money" (1968) - não somente a capa e a contracapa, mas até na parte interna - e teve que mudar a capa para não levar processo.

No site amiright compilaram 109 capas que parodiam/homenageam o álbum, inclusive tem alguns brasileiros na lista, como "Panis et Circenses" do grupo Tropicália e "Nação Nordestina" do músico Zé Ramalho, mas a maioria eram de artistas desconhecidos e lançaram sob forma de coletânea.

Fiz uma postagem em 2010 sobre artistas que parodiaram/homenagearam em capas de álbuns, outras capas que ficaram icônicas (tinha desde Elvis até Caetano Veloso), e quem entende do assunto, logo vai sacar a semelhança e até algumas mensagens nada subliminares.

Claro que existem fotos e ilustrações apenas para constar em alguma reportagem ou artbook. Algumas chegam a ser bem caprichadas, mas outras vai do gosto de cada um (algumas malfeitas, outras de gosto bem duvidoso). Seja como for, muitos artistas se inspiram na capa do álbum "Sgt. Pepper's..." a fins de coletânea, já que traz muitas pessoas conhecidas ou não e fazem associação o quanto conhecem as pessoas como conhecem as músicas. 

Vamos lá: já que pelo mundo todo existem inúmeras paródias e homenagens da capa do álbum (dificilmente das músicas, mas não quero dizer que não existam), vamos citar ao menos três que acabei descobrindo que existem aqui no Japão. Isso porque dois eu descobri navegando na internet e caí nessa página aqui e um foi por acaso nas minhas recentes idas em lojas de CDs (aka semana passada).


Jun Fukamachi, músico e instrumentista de jazz, em 1977 lançou o álbum... "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", contendo seis músicas do álbum original dos Beatles - a faixa-título, "With A Little Help From My Friends", "Lucy in the Sky with Diamonds" (as três músicas são ligadas uma a outra), "A Day in the Life", "She's Leaving Home" e "Sgt. Pepper's... (reprise)". E todas as músicas foram interpretadas pelo próprio Fukamachi, que tocou todos os instrumentos (piano, sintetizadores, percurssão, bateria eletrônica). Além da música, o que chamou a atenção foi a capa do álbum, ilustrada por Fumio Tamabuchi, reproduzida como se estivesse sendo refletida no espelho e todos de costas. Ou seja, a capa foi inteirinha pintada à mão, inclusive os detalhes do jardim onde consta o nome da banda (ao contrário).



Quem deve ser muito fã da franquia Pokémon, vai saber desse álbum composto e produzido pelo Junichi Masuda, um dos desenvolvedores e produtores do game Pocket Monsters. Embora tenha sido lançado em tiragem bem limitada pela Moonshake Label (especializada em games) - 1251 cópias, sendo quatro cores diferentes e um de teste -, a capa lembra muito bem a famosa. A que ilustra a postagem, é a versão red/blue.



A banda de Kisarazu (Chiba), Kishidan, em 2012 lançou o álbum "Nippon Jin", o sétimo da carreira. Para comemorar os 10 anos de carreira em gravadoras major, a banda resolveu caprichar na capa - fez uma montagem com fotos de seus parentes, descendentes, a banda no início de carreira (quando usavam gakuran semelhante aos dos bozosoku dos anos 80), DJ OZMA (que era o alterego de Show Ayanocozey) e Naomi Camelia Yazima (do trio Yazima Beauty Salon, interpretado pelo próprio Ayanocozey). E a banda usando os uniformes semelhantes aos originais, sendo que as cores seriam as mesmas que eles usam nos gakuran.

No caso da capa original dos Beatles, quem quiser saber quem eram todos os personagens que aparecem na foto, tem uma lista aqui e de forma interativa aqui (em inglês).

Imagens: The Beatles Official Page, record.art, avex trax.

Créditos: Jun Fukamachi Page, avex trax, Oxford Dictionary of National Biography, amiright, record.art, moonshake label.



















Comments