Curiosidades (outras nem tanto) da rapaziada do J&A - Parte 5

Como a postagem da curiosidade do Tokyo Dome e a relação com o Johnny's Countdown  ia ficar muito longo demais, achei melhor fazer nova postagem...


Na postagem aqui, eu tinha comentado sobre como surgiu a idéia do Johnny's Countdown, talvez um dos eventos mais populares onde junta um monte de idols (uns nem tanto assim, mas...) num palco só para divertir fãs de todas as tribos.

Vale lembrar que, na verdade o evento começa às 23:00 do dia 31 de dezembro e termina por volta da 1:00 de 1 de janeiro do ano seguinte. Até a hora de começar a transmissão, as 23:45 horas, o tempo fica sendo preenchido por apresentações de grupos dentro do Johnny's Jr., como Travis Japan, Naniwa Danshi, Ae! group, Four You, SixTONES e Snow Man, até os principais grupos chegarem (a maioria estava no NHK Hall, no Kouhaku Utagassen, e dependendo da hora que se apresentam, alguns chegam primeiro, outros quase nos 45 do segundo tempo).


- Por sete eventos consecutivos (1998 a 2004) não tinha MC fixo, mas como eram os grupos do J-FRIENDS que eram os principais e mandavam no evento, eles se revezavam. Mesmo porque na época, TOKIO batia ponto no Kouhaku Utagassen (por isso no NHK Hall eles eram os primeiros que se apresentavam para dar tempo de chegarem no Tokyo Dome). E nesse período, o evento foi para fins do projeto de caridade do J-FRIENDS.

- Na virada do milênio (1999-2000), o evento "J-FRIENDS MILLENIUM in TOKYO DOME ~ World Countdown Super Special 24 Hour Marukoto Live LOVE LOVE 2000 Sekaichuu Kodomotachi ni Bokura ga Ai de dekiru koto" fazia parte de um programa especial da emissora que começava às 21:45 do dia 31 de dezembro e terminava mais ou menos no mesmo horário. Na época, KinKi Kids tinha um programa de variedades na Fuji Television chamado "Love Love Aishiteru".

- No evento de 2000~2001, o evento "J-Friends Countdown From Tokyo to 21st Century Special", que marcou a virada do século, foi preciso usar um guindaste para colocar a pira no cenário (já montado, aproveitando o palco que era do show do KinKi Kids) para acender a tocha durante a contagem regressiva. E quem estava manobrando o guindaste? Sim, o Shigeru Joshima (Líder do TOKIO).

- O evento de 2001~2002 se chamava "Viva Mentore Kyodai" porque eram os nomes dos três programas de TV que V6, TOKIO e KinKi Kids tinham na emissora Fuji Television naquela época - respectivamente eram "Viva Viva V6", "Mentore G" e "Domoto Kyodai".

- Por questões legais, menores de 18 anos não podem participar no palco do Countdown nem se for membro principal do grupo. Por isso que teve evento em que faltava um ou mais membros, se bobear, um grupo inteiro, por questões de idade. Mas eles podiam assistir na arquibancada como "estagiários". E se apareciam (na TV) era gravado antecipadamente, e depois mostrava no telão.

1) No Countdown de 2000~2001, Arashi fez a apresentação com 3 membros - Satoshi Ohno, Sho Sakurai e Masaki Aiba. Kazunari Ninomiya e Jun Matsumoto não puderam participar por terem 17 anos naquela época (dizem que nem o Nino e nem o Jun estavam no Tokyo Dome naquele dia).

2) No Countdown de 2003~2004, o recém-debutado NEWS (que eram 9 membros), tiveram que se apresentar em três - Keiichiro Koyama, Ryo Nishikido e Tomohisa Yamashita -, porque o restante dos membros eram todos menores de idade. O mesmo aconteceu no mesmo ano com Kazuya Kamenashi, que ficou de fora como backdancer por ter 17 anos.

3) No Countdown de 2007~2008, o recém-debutado Hey! Say! JUMP (10 membros) não pôde participar do evento porque todos os membros eram menores de idade. De 2008~2009, foram somente os quatro membros mais velhos (Kota Yabu, Yuya Takaki, Kei Inoo e Hikaru Yaotome). De 2009~2010, os quatro mais velhos mais Daiki Arioka. O grupo inteiro conseguiu participar no Countdown de 2011~2012, quando Keito Okamoto, Ryosuke Yamada, Yuto Nakajima e Yuri Chinen já estavam com 18 anos (Ryutaro Morimoto estava afastado do grupo desde junho). 

4) Até o Countdown de 2018~2019 o grupo Sexy Zone se apresentava como quarteto, porque Marius Yo era menor de idade e por quase sete anos tinha que ficar como estagiário, aka no cercado onde ficavam os demais Juniores.

5) Embora o trio NYC Boys (formado em 2010 por Yuma Nakayama, Ryosuke Yamada e Yuri Chinen) tenha tido grande popularidade, nunca puderam participar no palco do Countdown por motivos de que todos os membros eram menores de 18 anos. 


- A partir de 2006, começaram a parabenizar membros que nasceram sob o signo do animal do horóscopo chinês do ano seguinte (no caso, 2007 era o ano do Javali. Os nascidos em 1971 e 1983 (na imagem acima, os nascidos nesse ano - Masayuki Sakamoto, Tomoyuki Yara, Kazunari Ninomiya, Shunsuke Kazama, Jun Matsumoto, Yuiichi Nakamaru, Tatsuya Ueda e Ryuhei Maruyama), se apresentaram e disseram as promessas de ano Novo, que virou quase costume). Mas tiveram algumas exceções:

1) No Countdown de 2012~2013 não teve apresentação dos membros nascidos no ano da Serpente (1965, 1977 e 1989), porque Kazukiyo Nishiori (Shonentai) e Masahiro Matsuoka (TOKIO) não estavam no evento. E não tinha nenhum membro que tinha nascido em 1989.

2) No Countdown de 2013~2014, ano do Cavalo, somente Tomoya Nagase (TOKIO) não teve como comparecer para fazer parte dos nascidos naquele ano, estava no NHK Hall (Kouhaku Utagassen).

3) No Countdown de 2014~2015 não teve apresentação dos membros nascidos no ano do Carneiro (1967, 1979 e 2011) por causa do evento não ter sido transmitido ao vivo. Eram Kazuhide Uekusa (Shonentai), Koichi Domoto (KinKi Kids), Tsuyoshi Domoto (KinKi Kids), Go Morita (V6), Ken Miyake (V6), Kento Senga (Kis-My-Ft2) e Daiki Arioka (Hey! Say! JUMP).

4) No Countdown de 2015~2016 somente Junichi Okada (V6) não estava presente nos nascidos do ano do Macaco, porque V6 tinha se apresentado no Kouhaku Utagassen naquele ano. Mas trouxeram um painel com a foto dele para fazer parte (dizem que foi a pedido do Satoshi Ohno, já que Okada e ele tem uma diferença de uma semana na idade).

5) No Countdown de 2017~2018, ano do Cachorro, não incluiram o Hideaki Takizawa (tudo bem que era o último Countdown que aparecia e seria o encerramento de sua carreira como ator e cantor, mas...).

6) No Countdown de 2018~2019, ano do Javali, não incluiram o Tomoyuki Yara (coreógrafo). Estranho, porque no Countdown de 2006~2007, Yaracchi estava na turma - talvez porque naquela época, ele fazia parte do grupo Music Academy que era backdancer do evento.

- Muitas vezes por motivos de alguns grupos terem compromisso no mesmo dia e horário e ainda por cima em local diferente, acabam por não participarem no Countdown no Tokyo Dome. Os casos foram:

1) KinKi Kids (Kyocera Dome Osaka, 2008, 2017 e 2019), 
2) Kanjani Eito (Kyocera Dome Osaka, 2009 e 2011. Shinagawa Prince Hotel, 2012), 
3) Tackey and Tsubasa (Teatro Imperial. 2008), 
4) Arashi (NHK Hall, 2010 e Shinagawa Prince Hotel, 2012), 
5) TOKIO (Shinagawa Prince Hotel, 2012), 
6) KAT-TUN (Kyocera Dome Osaka, 2013 e 2014)
7) NEWS (Kyocera Dome Osaka, 2017 e 2018).

(Os motivos em 2012 Arashi, TOKIO e Kanjani Eito terem gravado antecipadamente no terraço do Shinagawa Prince Hotel foram que estavam todos no Kouhaku Utagassen naquele ano. Arashi foi representante do Shirogumi, Kanjani Eito e TOKIO se apresentaram na segunda metade do programa, tiveram que ficar até o final do evento, e TOKIO só apareceu bem no final do Countdown para se juntar com o J-Friends.)

- O Countdown de 2014 não foi transmitido ao vivo (até hoje não explicaram o motivo, mas existem muitas teorias de ter sido um certo artista que não deixou ou intriga interna, há controvérsias). Os artistas principais - TOKIO, Arashi, Kanjani Eito, V6 (estavam no Kouhaku Utagassen - todos eles se apresentaram depois do segundo bloco e Arashi era representante do Shirogumi naquele ano), Kis-My-Ft2 (estavam no programa ao vivo Countdown TV, na TBS) e KAT-TUN (estavam no Kyocera Dome Osaka no "Countdown Live come Here 2014~2015"). Mas, segundo fãs que foram no evento daquele ano, foi muito abaixo do esperado e nem teve a apresentação dos artistas nascidos no ano do Carneiro (Koichi Domoto, Tsuyoshi Domoto, Go Morita, Ken Miyake, Kento Senga e Daiki Arioka).

- Depois de seis anos, Arashi voltou a ser MC do evento, em 2015, e o mesmo voltou a ser transmitido em tempo real pela Fuji Television. Devido Yoshihiko Inohara ter sido representante do Shirogumi no Kouhaku Utagassen e o grupo V6 ter participado, o grupo não teve como comparecer no Countdown, aí explica somente ter a imagem do Junichi Okada na hora da apresentação dos membros nascidos sob o ano do macaco (além do Okada, eram Satoshi Ohno e Daiki Shigeoka). O grupo Hey! Say! JUMP estava no Kyocera Dome Osaka realizando o primeiro countdown como grupo, o "Jumping Carnival Countdown".

- De 2016 a 2019 o palco do Countdown era da tour do Hey! Say! JUMP, que passou a encerrar as turnês no Tokyo Dome. 

- De 2017 a 2019, os MCs passaram a ser Taichi Kokubun (TOKIO) e Yoshihiko Inohara (V6).

- Tinha mencionado ausência de membros de grupos por motivos de idade legal no Countdown. Mas existem outros tipos de ausência de membro de grupo:

1) Por motivos de saúde, foram Sou Matsushima (Sexy Zone) e Genki Iwahashi (King and Prince) - ambos ainda estão afastados por restrição médica. O mesmo aconteceu com Tsuyoshi Domoto (KinKi Kids) em 2018 - Koichi Domoto apareceu bem no final do evento daquele ano, que foi a despedida de Tackey and Tsubasa;

2) Porque pertencia a outro grupo que estava fazendo show em outro lugar diferente, como Ryo Nishikido, que até 2011 pertencia ao NEWS e Kanjani Eito ao mesmo tempo, e em 2009 teve countdown no Kyocera Dome Osaka do Kanjani (era a primeira vez que o grupo fazia um countdown live - o COUNTDOWN LIVE 2009~2010 in Kyocera Dome Osaka); 

3) Motivos de ter que ficar depois do Kouhaku Utagassen, casos de Masaki Aiba (2016) e Kazunari Ninomiya (2017), pois foram representantes do Shirogumi e tinham que ficar além do final.

4) Por ter quebrado a perna durante a gravação de um programa, Takahiro Hamada (Johnny's WEST) ficou na arquibancada junto com os membros menores de idade, no Countdown de 2019.


- Surpresas acontecem parte 1: embora no countdown de 2017~2018 Kazuya Kamenashi tinha participado antes da meia-noite no medley e fazendo dupla com Tomohisa Yamashita (porque no meio do ano tinham lançado música nova), o que muita gente não sabia era que o grupo KAT-TUN voltava à ativa depois de quase dois anos ausente ("recarregando baterias") e já com música nova saído do forno (Nota: quem recebeu o e-mail do FC sobre inscrições para assistir o Countdown no Tokyo Dome, deve ter percebido que o nome do grupo nem estava na lista - mas o do Kame estava).

- Surpresas acontecem parte 2: em 2018 e 2019, Sho Sakurai foi representante do Shirogumi no Kouhaku Utagassen. Logo, muita gente já sabia que o Arashi, de novo, ia aparecer no Countdown como quarteto (já que no telão ao vivo, dentro do ônibus a caminho pro Dome estavam o grupo menos o Sakurai, e nos dois anos anteriores, Aiba e Nino ficaram na NHK e não tiveram como vir), mas aquela história que tudo pode acontecer nos 45 do segundo tempo: Sakurai aparece nos bastidores do Dome correndo (e até erra a direção do palco, como aconteceu no Countdown de 2019).

- Marius Yo, do Sexy Zone, estava tão feliz por ter conseguido participar do Countdown em 2018 depois de quase oito anos esperando completar 18 anos, que, no meio da apresentação do grupo, caiu do palco (e os membros só perceberam depois).

- O Countdown de 2018 foi a última da dupla Tackey and Tsubasa, que apareceram no palco. E era a primeira vez que a unit Four Tops - formada em 2002 por Shunsuke Kazama, Toma Ikuta, Tomohisa Yamashita e Jun Hasegawa - aparecia junto para serem backdancers da dupla.

Se este ano teremos o Countdown no Tokyo Dome, será uma incógnita, já que todos os shows e eventos diversos foram cancelados e/ou adiados para evitar aglomerações e contágio. Mas, temos a esperança de que tudo isso melhore e voltemos a nos divertir como antes (mesmo com restrições, mas tudo isso depende da colaboração de todos).

Imagens: twitter, matome-naver, ameblog.



Comments