Curiosidades (Outras nem tanto) da Rapaziada do J&A - Ponto de Vista

No Twitter, SNS que às vezes eu uso para passar algo de importante e a maioria das vezes para reclamar (se bem que a gente usa o Twitter para isso hahahaha), postei algo como "Grupos do Johnny's and Associates que ninguém lembra quando fazem coisas boas, só lembram quando fazem alguma c*gada" e listei os grupos - TOKIO, V6, KinKi Kids, NEWS, Kanjani Eight, KAT-TUN e Kis-My-FT2 (e esqueci do ABC-Z). Não que todos eles fizeram algo de errado e depois reconheceram que pisaram no tomate, mas para alguns eventos, a maioria fica deixado de lado (e quando chamam, parece que virou figurante, backdancer, essas coisas).

Antes que me perguntem porque faço uma série só da turma de uma agência que ninguém mais sabe se ama ou odeia, mas que continua firme e forte, eu respondo: querendo ou não, alguns rapazes da JA estão evidentes em tudo o que é mídia, inclusive Twitter, FB, Instagram, YT e até weibo. Só faltam colocar todo mundo no Spotify, Apple Music, e outras plataformas de streaming, porque em streaming de vídeos, estão fazendo aos poucos.

Voltando à vaca congelada.

Na minha timeline do Twitter, sigo e tenho conhecidos que são fãs de alguns grupos dessa agência. Isso quando alguém dá RT de alguma postagem de gente que é fã de um e desce o pau em outro para favorecer o seu favorito. Pior que eu nem tenho nem moral para criticar a pessoa, porque eu também já fui assim no passado e me arrependo por isso. Mas com o tempo fui percebendo que o pessoal em geral só lembra dos grupos do JA quando estoura alguma bomba neles. E aí vai todo mundo criticando horrores e acabam esquecendo das coisas boas que fizeram. Sempre assim com qualquer um na vida: bastou jogar água fora da bacia que todo mundo aponta o erro e esquecem das mil coisas boas que fez até então.

Tirando V6, que se dedicam em trabalhos individuais e cuidar da família (lembrando que 2/3 do grupo resolveram formar família e muitos fãs deram parabéns e felicidades), e a dupla KinKi Kids que mesmo com um programa de TV e projetos individuais (Koichi nos musicais e Tsuyoshi em seu projeto de música alternativa), ainda continuam no Guinness Book of Records por ainda manterem todos seus singles no topo da parada logo no primeiro dia do lançamento, o restante é lembrado por alguma bomba que estourou por algum motivo, e quase nunca pelos projetos e trabalhos que fizeram.

Têm horas que nem eu posso acusar muita gente dessa forma, porque eu também acabo cometendo essas gafes - justamente de que, quando acontece essas c@gadas, eu lembro das coisas boas que essa gente fez e aí vira aquela situação que gera conflito na cabeça: vai soar oportunismo quando só lembramos das coisas boas quando a tragédia foi consumada e nunca antes disso.

Vou tentar ser justa e lembrar dos trabalhos legais de alguns grupos da JA antes que caiam no esquecimento (se já não andaram esquecendo), mas terei que dividir em algumas partes porque senão a postagem ficará longa demais (e ninguém vai ter paciência para ler). Mas percebi que até a própria agência se concentra nos artistas mais populares e nos mais novos, e acabam deixando os veteranos que levantaram a popularidade tanto da agência como dos novatos. A gente sabe que temos que dar chance aos que estão começando, mas não esquecer por completo aqueles que são mais experientes. 

Daí com o tempo acabam pedindo para sair e o reconhecimento pode ser tarde demais.

E muita gente sabe o que acontece com os talentos que acabam saindo de certas agências de entretenimento, seja qual o motivo: para encontrar outro trabalho na mídia, vai ter que começar do zero, como abrir conta no YT, Instagram e Twitter para vender novamente seu peixe. Isso se conseguir continuar com a carreira artística, porque dependendo da forma que saiu da agência, acaba sumindo dos holofotes e acaba virando um "cidadão comum".

Existem exceções que mesmo saindo da agência, continuaram normalmente as atividades normais (talvez a mais conhecida seja o Masahiro Nakai, que mesmo com o fim do SMAP em 2016 e ter saído da agência em março deste ano, mantiveram ele nos programas que comanda como o KinSuma e Gyoten News, além de ser MC do programa musical anual, o Ongaku no Hi). Ou alguns que sairam e mudaram para outra agência e hoje fazem sucesso (por exemplo, o Taka, que saiu do NEWS e montou com um amigo a banda ONE OK ROCK e fazem sucesso até hoje e pertencem a Amuse), e quando teve um grupo todo que saiu da agência e já possuem um programa de TV (os membros do Love Tune que hoje viraram 7Order e possuem um programa próprio na MX Tokyo).

Ou quando aparecem do nada por causa de um episódio especial de uma história que aconteceu 20 anos atrás (quando a dupla KinKi Kids resolveram fazer o episódio especial de "Bokura no Yuuki ~ Miman City" em 2017, chamaram o ex-Jr. Yuki Kohara para interpretar a versão adulta de seu personagem. Detalhe: Kohara tinha sumido da mídia desde 2000, quando saiu da JA para terminar a faculdade e atualmente trabalha com publicidade. Só voltou a atuar no especial porque precisavam saber que fim deu seu personagem 20 anos depois).

(Muitas vezes, a maioria prefere ficar no anonimato e ter uma vida "normal" fora dos holofotes, como por exemplo, o Kohara.)

O que algumas poucas pessoas mencionam nas redes sociais seria "apoiem o artista mesmo estando fora do grupo", essas coisas. Ou "dêem forças para o que restou com a saída de tal membro". Mas passam alguns dias e tudo cai no esquecimento... até que aconteça novamente outro incidente.

Certo que não precisamos ficar mencionando toda hora nas redes sociais, mas de vez em quando mencionando "olha, vi o trabalho de tal pessoa e gostei" ou "éramos felizes e não sabia".

Na verdade, eu posto no que dá, mencionando que estive assistindo um filme antigo de fulano, ouvindo música de outro, assistindo programas de variedades dos demais. Mesmo sabendo que muita gente nem vai dar bola, mesmo assim eu continuo "panfletando".

Adendo: Falando em "panfletar", lembro perfeitamente quando um grupo de j-doramas fez votação virtual de preferência de doramas uns bons meses atrás - temos duas versões de "Koizora" - o filme, que saiu primeiro, tendo Haruma Miura como protagonista com a Yui Aragaki, e o j-dorama, protagonizado por Koji Seto. Ambas as versões são boas e os atores idem, mas na comunidade desprezaram na caruda o filme. Mesma coisa quando a NTV reprisou em maio~junho a primeira temporada de "Gokusen": 99% do pessoal jogando confete e desprezando, e até esquecendo as outras duas temporadas (que tinham Jin Akanishi, Kazuya Kamenashi, Mocomichi Hayami e Teppei Koike na segunda temporada e, Haruma Miura, Yuya Takaki, Shohei Miura, Akito Kiriyama e Junta Nakama). Quando aconteceu essa reprise, o que mencionei das outras duas temporadas... 

Nem preciso mencionar o que aconteceu depois, certo?

Não estou obrigando ninguém a assistir, gostar de tal artista na pressão, mas ao menos dêem uma chance e tentem, porque nunca se sabe.


Como sempre venho falando: Tomoya Nagase não é só "My Boss, My Hero". "Utahime" também é uma boa pedida para descontrair.

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