Sobre redes (nada) sociais e palavras que podem matar

Não é de hoje que eu estou entrando cada vez menos nas redes sociais existentes. Na verdade, teria que interagir muito mais com outras pessoas com a finalidade de conhecer outras mentes, mas eu tenho um lado de desconfiança tão grande, que até gente que eu conheci pessoalmente, demoro para adicionar em minhas redes (imaginem pessoas virtuais).

Nas redes sociais, as pessoas tendem a mostrar o lado oculto delas, já que muitas delas evitam se identificar com o nome real, colocar a foto real (não posso reclamar muito, já que no Twitter meu ícone é uma fanart, e no Instagram e FB são a mesma foto de uns cinco ou seis anos atrás). Aí que mora o perigo.

No que as redes sociais podem ajudar muitas pessoas (prova real foi durante o Terremoto de Tohoku em 2011, onde muita gente soube do real acontecimento pelo Twitter, já que por telefone e até e-mail estavam inviáveis), as mesmas podem prejudicar e até matar.

É um risco postar qualquer coisa em qualquer rede social. Seja uma simples foto de uma flor no meio do nada ou até um selfie no Instagram, ou algum comentário feito em foto ou recado alheio, ou opinião em alguma postagem, corre o risco de feedback negativo. Sabemos que nada são flores nesta vida, mas muitas pessoas não conseguem ser capazes de fazer uma crítica construtiva - partem para a agressão escrita. Certo que a gente espera que pessoas comentem alguma coisa, dêem suas opiniões, curtam a página (no intuito de ganhar dinheiro/popularidade), mas temos que ter em mente que, nem sempre teremos comentários positivos, mas comentários agressivos beirando até pedir pra morrer...

Antes que muita gente diga que eu nunca passei por isso, eu posso dizer com a certeza que sim, uns nove, dez anos atrás, em comentários de blogs alheios. Do tipo, fui comentar a postagem de um blog e logo em seguida uma outra pessoa me atacando. E em um fórum, acabei gerando a maior confusão em uma postagem, porque fui discordar - da melhor forma possível e no fim perdi a paciência. Final da novela: fui banida de comentar em um blog e fui suspensa no fórum (mas pedi minha saída horas depois).

Temos diversos motivos por algumas (ou muitas) vezes perdermos a compostura na hora de comentar. Ou porque a postagem não foi do seu agrado, ou a foto é de mau gosto... (Se bem que se a postagem tiver conteúdo pernicioso, a gente não hesita em postar um monte de desaforos) Mas se é conteúdo inofensivo e bonito, sempre terão pessoas que vão denegrir a imagem de quem postou.

Pessoas de má índole existem e aos montes. E uma boa parte delas consegue o que querem atacando nas redes sociais. Chegando até a matar.

Muitas vezes as pessoas acabam se ausentando e até excluindo as redes sociais para evitar maiores desgastes emocionais. No que as redes sociais podem ser uma excelente forma de ajudar as pessoas, podem ter o lado negro, que nos fazem pensar se realmente essas pessoas são seres humanos.



"Palavras podem matar pessoas
Palavras podem dar vida às pessoas
Mas eu quero ser humano que possa fazer as pessoas felizes com as palavras" 
- Ryosuke Yamada, coluna "Think Note", volume 4, revista Myojo 

Imagem: via twitter @JidatInoo

Comments