[Cine-Pipoca Review] "Dakishimetai ~ Shinjitsu no Monogatari" (2014)

"Eu pensei que a felicidade fosse eterna".

Sinopse: Ao ir no Centro Esportivo da cidade para treinar basquete, o taxista Masami Koyanagi repara num grupo de jogadores de bocha que tinha agendado no mesmo dia. O que chamou a atenção de Masami era o fato dos jogadores serem especiais mas com muita determinação. Ao ir embora, dá uma carona para uma das jogadoras, Tsukasa Yamamoto, que não tinha como voltar para casa. Apesar de Tsukasa ter o lado esquerdo do corpo paralisado devido a um acidente ocorrido muitos anos atrás, sempre estava sorrindo. Toda semana, os dois se encontravam nos respectivos treinos e começaram a sentir algo um pelo outro. Mesmo enfrentando todas as dificuldades, resolvem se casar e começar uma nova vida, mas parece que o destino resolveu tomar outro caminho...

"Dakishimetai ~ Shinjitsu no Monogatari" (ou em tradução livre: "Quero te abraçar ~ Uma história real") foi baseada na vida real do casal Masami Koyanagi e Tsukasa Hagita, que moravam na cidade de Abashiri, Hokkaido. Quando estava no segundo ano colegial, Tsukasa sofreu um grave acidente e passou meses em coma. No que poderia ser desenganada pelos médicos, ela desperta, mas as sequelas foram várias - o lado esquerdo do corpo paralisado e perda de memória (ela lembra na hora mas logo esquece, por isso anotava tudo em um diário para não esquecer). Com a ajuda da mãe, Tsukasa consegue se recuperar com a reabilitação, termina os estudos e forma-se em serviço social. 

Masami e Tsukasa no dia do casamento, em 2010

Em julho de 2011, a afiliada da emissora TBS em Hokkaido, fez um documentário contando a história do casal, desde o acidente, a reabilitação, a vida em casal, o casamento e o nascimento do único filho. Um dos motivos do documentário ter sido feito, foi o fato que, em 2006, a diretora Keiko Suzuki, tinha visto uma notícia sobre um simpósio e a palestrante era a Tsukasa Hagita, que tinha sofrido um grave acidente, ficou em coma e voltou a ter uma vida normal mesmo tendo o lado esquerdo paralisado e perda de memória. E Suzuki resolveu acompanhar a trajetória de Tsukasa depois que ela se formou. 

Cerca de dois anos depois, em 2013, o diretor Akihiko Shioda e o roteirista Hiroshi Saito resolveram transformar em filme, a pedido do produtor da TBS, Takashi Hirano, que tinha visto o documentário (mesmo tendo passado de madrugada!). Saito já tinha feito um roteiro adaptado sobre o mesmo tema - história de amor tendo alguma deficiência ou doença no meio, como "April Bride" ("Yomei Ikkagetsu no Hanayome", 2009).

A maior parte das filmagens foi feita na cidade de Abashiri, Hokkaido. Embora alguns fatos tenham sido modificados, a essência da história permanece.

Personagens principais:


- Tsukasa Yamamoto (Keiko Kitagawa): Quando estava no colegial, sofreu um grave acidente, deixando-a em coma. Teve o lado esquerdo do corpo paralisado, fazendo com que se locomova em cadeira de rodas e, como sequela, perda instantânea de memória. 

- Masami Koyanagi (Ryo Nishikido): Motorista de táxi da cidade de Abashiri. 

As famílias:

- Hisako Koyanagi (Kazue Tsunogae): Mãe de Masami. A princípio estava preocupada com o destino do filho ao anunciar o casamento com Tsukasa, mas mostrou-se prestativa com a nora.

- Takeo Koyanagi (Jun Kunimura): Pai de Masami. Foi completamente contra o casamento do filho com Tsukasa. Mudou de idéia quando foi visitar Tsukasa e percebeu que ela conseguia fazer tudo sozinha, e foi ele quem a levou no altar.

- Yamamoto-san (Jun Fubuki): Mãe de Tsukasa que acompanhou o tratamento da filha, registrando em vídeo a reabilitação depois do acidente. Era totalmente contra o relacionamento da filha com Masami, ao ponto de fazê-lo assistir todos os vídeos para ver se ele mudava de idéia.

- Nagomi Koyanagi (Junya Katagiri): Filho único de Tsukasa e Masami.

Colegas:

- Donten (Yusuke Kamiji): Colega de trabalho de Masami.

- Natsumi (Aya Hirayama): Colega de Tsukasa antes do acidente. Trabalha numa instituição de proteção as crianças.

- DAIGO e Norio Shusa (Noumahi Brothers): Colegas do time de bocha com Tsukasa.

- Junpei (Masataka Kubota): Funcionário do parque de diversões que possui uma deficiência na perna e faz reabilitação.

- Sonomura (Takumi Saito): Pai de Kenta, colega de Nagomi no jardim-de-infância. Assim como Masami, também é viúvo.

Ficha Técnica: 


"Dakishimetai ~ Shinjitsu no Monogatari" (2014). Direção: Asahiko Shiota. Produção Geral: Takashi Hirano. Roteiro Adaptado: Hiroshi Saito e Asahiko Shiota. Fotografia: Tokusho Kikumura. Música de Encerramento: Namie Amuro ("Tsuki"). Elenco: Keiko Kitagawa, Ryo Nishikido, Yusuke Kamiji, Aya Hirayama, Eriko Sato, Jimon Terakado, Kazue Tsunogae, Jun Kunimura, Jun Fubuki, Masataka Kubota, Megumi Sato, Takumi Saito, Noumahi Brothers (DAIGO e Norio Shusa).

Trivia e Curiosidades:

- A atriz Keiko Kitagawa já tinha atuado em um filme semelhante em 2010 - "Matataki", em que ela sofre um grave acidente de moto, onde ela perde a memória (não lembra o que aconteceu na hora do acidente).

- Kitagawa e Nishikido chegaram a visitar Masami Koyanagi e o filho Nagomi, que ainda residem em Abashiri, Hokkaido. A família Koyanagi (creditada no filme) autorizou e deu suporte para a realização do filme.

- As filmagens em Hokkaido foram feitas em fevereiro de 2013 e terminadas em abril do mesmo ano (por isso a maioria das cenas contém neve). Por isso que a parte em que Masami carrega Tsukasa nas costas para subir os 110 degraus no parque Higashimokoto Shibasakura Koen não consta no filme, mas no documentário, sim.

- O sobrenome de solteira de Tsukasa era Hagita. Foi mudado para Yamamoto no filme. Bem como o nome real do pai de Masami era Akio (no filme era Takeo).

- Na realidade, a primeira vez que Tsukasa e Masami se encontraram, foi porque ela telefonou para a empresa de táxi onde Masami trabalhava para levá-la para a reabilitação. 

- A dupla Noumahi Brothers são humoristas de manzai, que apareciam na NHK. Eles têm paralisia cerebral (DAIGO não fala normalmente e Norio é paralítico, mas ambos encaram as próprias deficiências com humor).



- Quando anunciaram as filmagens, no início de 2013, a revista Petit Comics (Shogakukan) publicou a história em forma de mangá, ilustrado por Tsukiko Kozumi, mas baseado no documentário da HBC. Os dois volumes sairam no dia 15 de janeiro de 2014, duas semanas antes do filme estreiar (tanto que os volumes originais, vinham com o obi (faixa que traz alguma propaganda ou informação do mangá ou livro) anunciando o filme, tendo a foto do cartaz com Keiko Kitagawa e Ryo Nishikido.

- O filme estreiou no dia 1 de fevereiro de 2014, em 314 salas de cinema em todo o Japão. Nos dois primeiros dias de exibição, ficou em segundo lugar de maior bilheteria (o primeiro tinha sido "Eien no Zero", que estava batendo a sétima semana de maior bilheteria no Japão).

- Após os créditos finais, são mostradas as cenas reais do casamento de Tsukasa e Masami. No dia seguinte ao dar a luz o único filho Nagomi, Tsukasa entrou em coma e faleceu dez dias depois. A causa mortis foi esteatose hepática gestacional (mas não tinha relação com o acidente que ela havia sofrido na adolescência).

Notas:

Existem três filmes que possuem quase o mesmo tema - romance envolvendo uma das partes com alguma doença ou deficiência:

- "Matataki" (2010), protagonizado por Keiko Kitagawa, em que sofre um acidente de moto e com o choque de ver o namorado morto, acaba por ter estresse pós-traumático e perda de memória.

- "8-nen koshi no Hanayome - Kimi no Megasametenagara" (2015), em que a noiva (Tao Tsuchiya) entra em coma e quando desperta, não lembra nada do que passou com o noivo (Takeru Sato). Foi baseado na vida real do casal Hisashi e Mao Nakahara.

- "Perfect World - Kimi to iru Kiseki" (2018), baseado no mangá do mesmo nome de Rie Ariga. Sobre a história de um arqiuiteto cadeirante (Takanori Iwata) após sofrer um acidente e uma designer de interiores (Hana Sugisaki).

Fontes: Panfleto original do filme "Dakishimetai ~ Shinjitsu no Monogatari", documentário "Kioku Shougai no Hanayome - Saigo no Hohoemi" (HBC/TBS, 2011), mangá "Dakishimetai", ilustrado por Tsukiko Kozumi.

Imagens: junski07.blog89.fc2, bibi-star.jp, mercari.

Comments