Outono

Quando a temperatura começa a diminuir, e mesmo com 30 graus não sinto aquela sensação térmica de 50, é certeza que o verão mandou lembranças para dar entrada ao outono. Não sei se cheguei a comentar em minhas postagens que gosto muito do outono (mas que não suporto o verão acho que postei e muito...), mas é uma das minhas estações preferidas por ser um clima mais ameno e suportável, consigo dormir melhor, trabalhar melhor, raciocinar melhor (e comer muito mais, mas isso é outra história).

Eu sei que existem pessoas que não curtem um clima mais ameno (mais pro frio), da mesma forma que eu não gosto do verão, mas a gente sabe que gosto é que nem traseiro, cada um tem o seu.

Outro fato sobre o outono, pelo menos aqui, já me faz lembrar que faltam três meses pra acabar o ano. Se bem que ultimamente não estou muito a fim de fazer contagem regressiva disso ou daquilo como muita gente faz nas redes sociais, mas isso é fato.


E este ano, dia 1 de outubro, é o dia de tsukimi ou apreciar a lua cheia. Geralmente era em meados de setembro, mas varia a cada ano, conforme a fase lunar. Por isso que nessa época aparecem muitas ilustrações de tsukimi dango, susuki e coelhos. Espere... coelhos?!

Sim, coelhos. Tem uma lenda muito antiga que minha mãe contava que o coelho, por não ter como dar comida a um andarilho, se sacrificou na fogueira para ser comida para ele. Mas o andarilho era uma divindade que, compadecido com a atitude do animal, desenhou a imagem do coelho na lua para que todos possam ver a boa ação do animal na época de lua cheia, ou tsukimi. A cor rósea da lua cheia nessa época representa a fumaça que apareceu quando o coelho se atirou no fogo.

Daí o motivo que muitos lugares aqui, em meados de setembro/outubro aparecem muitas imagens da lua cheia, coelhos, susuki e tsukimi dango, para celebrar essa fase lunar.

Outro evento que celebramos em outubro, é o Pink Ribbon ou Outubro Rosa. Para conscientização e prevenção do câncer de mama. Normalmente aqui, especialmente Tóquio, fazem eventos para conscientizar a população sobre a importância do autoexame e consultas periódicas. Inclusive muitas cidades chegam a enviar panfletos e até realizam exames gratuitos nos centros de saúde.


Em outras metrópoles, como Nagoya, Kobe e Osaka, realizam-se eventos também. E os símbolos conhecidos das cidades, como a Tokyo Tower, Oasis 21 (Nagoya), Yokohama Tower e o Porto de Kobe, ganham iluminação rosa no dia 1o. para lembrar a data. Se bem que, na minha opinião, em matéria que se trata de saúde, deveria ser um evento constante, não somente naquela data específica, mas é melhor do que não lembrar nada.

Eu costumava participar no de Nagoya (por ser mais perto), mas este ano, devido a pandemia, muitos eventos foram cancelados, mas temos as opções on line e no site do evento dá para contribuir também.

Esperamos que daqui para frente sejamos mais otimistas, mesmo com um montão de empecilhos que aparecem nas horas mais inconvenientes, mas tentemos passar por isso e seguir em frente.

Imagens: Decole-Concombre (Yuka Saiji) e Nagoya Pink Ribbon Festa Official Site 2020.




Comments