Quinze Anos

Para ver como eu estou tão distraída, dia 3 de dezembro este espacinho na blogosfera completou QUINZE ANOS de existência!!!

Na verdade, eu lembrei, mas acabei esquecendo era de fazer alguma postagem no dia. Para não variar, acabo fazendo as coisas com dias de atraso (única coisa que faço antecipado é pagar as contas...), mas antes tarde do que nunca mais, certo?

No dia 3 de dezembro de 2005, eu iniciei esse blog (que antigamente se chamava "Yokohama The Great City", porque na época eu morava na cidade de Yokohama e foi nosso lar por oito felizes anos) porque eu tinha outro e acabei perdendo tudo por causa da plataforma onde eu postava. 

Nessas horas que eu deveria ter investido em ter domínio próprio...

Como eu gostava (e ainda gosto) de postar sobre coisas aleatórias, não demorei muito para criar outro. No que eu achei que ia atualizar de vez em nunca por causa do trabalho e posteriormente mudanças, lá se foram quinze anos.

Quinze anos postando um pouco de tudo, de modo bem aleatório mesmo, tanto que, até hoje nem tenho como categorizar este Empório (e até hoje não sei como tem gente que ainda me encontra, já que dificilmente divulgo nas redes "sociais"). Mas ainda me considero old school blogger, aquelas que posta porque gosta e não por obrigação, e o dia que eu começar a fazer isso, posso fechar as portas. Mesmo porque nunca foi do meu interesse lucrar com o Empório, pois nem resenha de um parafuso eu sei fazer direito.

Ainda mais nos dias de hoje que muita gente tornou-se exigente pra tudo. 

Tive épocas que eu fazia postagem dando meu ponto de vista sobre muitas coisas, e isso gerou muito desconforto tanto para quem lia como para quem postava. Mas também ninguém precisa ter a mesma opinião, convenhamos. Já aviso: não gostou? Fecha a janela e vai fazer algo de útil. A mesma coisa quando eu estou lendo algo e não me agradou, porque hoje eu sei que, se eu der minha opinião, vai virar briga de foice no escuro.

Apesar desses inconvenientes, eu ainda sigo postando aqui, não com aquela frequência de outrora, em que eu postava todo dia, mas percebi que é melhor postar esporadicamente mas que seja algo produtivo, do que postar todo dia e nada prestar. Já parte do princípio que, não sou influencer de nada. Sou apenas uma pessoa comum morando no Japão desde 1998 e levando a vida normal. O que muda é o lugar, mas a rotina a gente que faz (dormir, acordar, comer, trabalhar, ler, ter algum hobby, fazer compras, pagar contas...)

Se verem bem, meu modo de vida é parecido com muita gente, só tem o fato de eu gostar muito de ir em eventos, shows, cinemas, fazer algum curso, ter algum hobby para me distrair. Fora isso, quem ver meu modo de vida, seria bem chato. Então, nem quero ser influencer de coisa alguma. E quem ver meu Instagram, talvez seja mais estranho do que este Empório: vou postando o que acho interessante/diferente/meu lado fangirl gritando mais alto/comida/café (e sem acentuação, porque o teclado do meu celular é padrão japonês, e só agora que consegui mudar para o português, graças ao aparelho novo). Raramente vou para longe, fazer turismo, não porque não gosto, mas raramente eu estava conseguindo tirar mais do que três dias de folga (e esses três dias eu costumo fazer o que não consigo fazer direito como ler, estudar e assistir j-dorama) ou ir comer em lugares diferentes (e quando vou, nem penso direito em tirar foto e fazer resenha, porque nem sou gourmet reporter).

Estou para fazer resenha de alguns filmes que andei assistindo depois que liberaram o público de ir assistir depois do estado de emergência, alguns j-doramas atrasados... Mas tenho que fazer aos poucos para não poluir o ambiente e cansar os poucos mais fiéis leitores daqui.

Na verdade, sinto falta dos tempos em que muita gente postava sobre tudo, tinha conteúdo, era legal a interação, mesmo nas opiniões, as pessoas eram bem mais racionais. Felizmente, ainda existem pessoas que blogam, mesmo com pouca frequência mas o conteúdo continua sendo bom, na verdade eu preciso era procurar mesmo (ou eu divulgar mais este Empório).

Era para eu fazer algo especial nos quinze anos? Talvez, mas sou muito noob no quesito sorteio. Vou sortear o quê? Nem é do meu feitio fazer isso, para aumentar o algoritmo de leitores? Ou dos views? Nem eu participo de sorteios promovidos por conhecidas minhas no Instagram, eu prefiro responder enquetes e interagir nos comentários (quando eu lembro).

Fazer uma postagem especial, lembrando dos 15 anos de postagens? Eu cheguei a fazer mas em data aleatória, como as postagens mais comentadas/visualizadas. E ultimamente minhas postagens seriam mais do cotidiano e ponto de vista do que qualquer outra coisa, nem de utilidade pública eu estou fazendo (porque muita coisa já tem grupos e mais grupos no FB que fazem). Review de j-dorama ou de filme? Estão no rascunho. Gourmet tour? Com essa pandemia, na real, estou evitando de sair muito, no máximo pra ir nas aulas (ir trabalhar não conta), e no máximo no café da sereia. E olha que o governo está incentivando para ir comer/viajar... 

Mas como eu mencionei em algumas postagens anteriores, por um lado, eu tenho que aproveitar mais o tempo que eu tenho (com as devidas precauções) e, viver o presente para preparar o futuro e não cometer as besteiras do passado...

Que eu ainda continue tendo saúde para seguir com os trabalhos e minha vida.

Comments