[Cine-Pipoca Review] Last Letter (ラストレター, 2020)


"Você acreditaria se dissesse que ainda te amo?"

Last Letter (ラストレター, 2019)

Sinopse: Numa reunião de ex-colegas de uma escola, Yuri (Takako Matsu) é confundida pela irmã dela, Misaki, já que ninguém sabia que ela havia falecido havia pouco tempo, e ambas eram bem parecidas. Inclusive reencontra Kyoshiro Otosaka (Masaharu Fukuyama), escritor e professor, que gostava de Misaki nos tempos de colegial (nem Misaki nem Yuri tiveram contato com ex-colegas desde a formatura, muitos acharam que Yuri fosse Misaki). Devido a um acidente doméstico com seu celular, Yuri começa a se corresponder com Otosaka via carta, já que ele havia dado seu cartão à ela com o endereço. Mas como se fosse Misaki escrevendo para ele.

Quando Otosaka encontra o antigo endereço de Misaki, ele passa a enviar cartas para ela, mas quem recebe as correspondências são Ayumi (Suzu Hirose), filha de Misaki e sua prima Soyoka (Nana Mori). Elas passam a responder as cartas de Otosaka mas de forma inocente, até que, ele repentinamente aparece na casa do ex-professor da sogra de Yuri, onde ela passou a endereçar as cartas. A partir desse momento que o escritor descobre sobre Misaki.

Ficha Técnica: Direção, e roteiro original: Shunji Iwai. Elenco: Takako Matsu (Yuri Kishibeno), Masaharu Fukuyama (Kyoshiro Otosaka), Suzu Hirose (Ayumi Tono/ Misaki Tono (jovem)), Nana Mori (Soyoka Kishibeno/ Yuri Tono (jovem)), Ryunosuke Kamiki (Kiyoshiro Otosaka (jovem)), Hitoshi Kimuro (Shozo Hatoba), Keiko Mizukoshi (Akiko Kishibeno), Midori Kiuchi (Junko Tono), Keiichi Suzuki (Kokichi Tono), Hideaki Anno (Sojiro Kishibeno), Etsushi Toyokawa (Yoichi Ato), Miho Nakayama (Sakae). Música: "Kaeru no Uta" de Nana Mori.



A intenção do diretor e roteirista Shunji Iwai era mostrar que, mesmo com o constante uso de SMS para enviar mensagens, ainda existem pessoas que preferem se comunicar via carta. Não podemos dizer que o hábito de escrever e enviar cartas morreu, mas a freqüência diminuiu, apesar nos finais de ano ainda prevalece o envio de hagaki (cartão postal) para pessoas próximas e parentes. 

Personagens:

- Yuri Kishibeno (Takako Matsu/ Nana Mori): Irmã mais nova de Misaki. Casada com o ilustrador Sojiro Kishibeno, e tem dois filhos - Sotoka e Akito. No colegial, gostava do recém-chegado colega Kyoshiro Otosaka. Devido a uma confusão no dia da reunião de ex-colegas da turma do colegial onde sua irmã estudou, muitos achavam que Yuri era Misaki (sendo que esta havia falecido dias antes). Passou a enviar cartas para Kyoshiro, se passando por Misaki.

- Misaki Touno (Suzu Hirose): Irmã mais velha de Yuri, que faleceu devido a uma enfermidade. No colegial, Kyoshiro gostava dela, e ajudou Misaki a escrever o discurso de formatura. Deixou a filha Ayumi morando com os pais.

- Kyoshiro Otosaka (Masaharu Fukuyama/ Ryunosuke Kamiki): Escritor de um livro apenas, e professor de uma escola preparatória em Tóquio. No passado, era aluno transferido de outra escola. Yuri gostava de Kyoshiro, mas ele gostava de Misaki. No reencontro de ex-colegas de colégio, encontra Yuri achando que era Misaki, e passa a receber cartas dela, até saber da verdade.

- Ayumi Touno (Suzu Hirose): Filha de Misaki, que após o falecimento da mãe, passa a morar com os avôs.

- Soyoka Kishibeno (Nana Mori): Filha de Yuri e prima de Ayumi. Resolve passar as férias de verão com Ayumi, depois do funeral da tia.

- Sojiro Kishibeno (Hideaki Anno): Esposo de Yuri e pai de Soyoka e Haruto (Nagi Furuya). Ilustrador e trabalha em casa. Achava que Yuri estivesse traindo com Kyoshiro devido a essa confusão no encontro da antiga classe de Misaki.

- Shozo Hatoba (Hitoshi Komuro): Ex-professor de Akiko Kishibeno na época de colegial. Ele quem empresta o endereço para que Yuri receba as cartas de Otosaka.

- Akiko Kishibeno (Keiko Mizukoshi): Mãe de Sojiro, que passa alguns dias na casa do filho, mas acabou ficando mais tempo devido a um acidente. 

- Junko Tono (Midori Kiuchi) e Kokichi Tono (Keiichi Suzuki): Pais de Misaki e Yuri e avós de Ayumi e Soyoka. 

- Yoichi Ato (Etsushi Toyokawa): Ex-namorado de Misaki (e pai de Ayumi).

- Sakae (Miho Nakayama): Atual namorada de Yoichi. Gerencia um snack bar em um bairro de Sendai.

Trivia:


- É história original do diretor Shunji Iwai. Tem um filme chinês do mesmo nome, de 2018, dirigido pelo mesmo Iwai, mas o enredo difere do de 2020.


- Qautro atores já trabalharam com Iwai anteriormente - Miho Nakayama, Etsushi Toyokawa e Keiichi Suzuki ("Love Letter") e Takako Matsu ("Shigatsu Monogatari").

- Suzu Hirose, Nana Mori e Ryunosuke Kamiki interpretaram os papéis de Misaki, Yuri e Kyoshiro quando ainda estavam no colegial. No presente, Hirose interpretou a filha de Misaki e Nana, a filha de Yuri.


- Fukuyama e Kamiki pertence à mesma agência, a Amuse (falar dos dois seria chover no molhado, pois ambos possuem carreira bem prolífica - Fukuyama na música e Kamiki na atuação). Os dois atuaram juntos no dorama "Shudan sasen" e nos dois últimos filmes da trilogia "Rurouni Kenshin".

- Suzu Hirose já atuou com Fukuyama ("Sandome no Satsujin") e com Kamiki ("Gakkou no Kaidan"). Sua irmã mais velha, Alice, também é atriz.

- Para quem não sabia, Fukuyama é fotógrafo também. As fotos que ele tirou no colégio desativado e da Ayumi e Sotoka são dele mesmo.

- Keiko Mizukoshi (que interpreta a mãe de Sojiro), é cantora, compositora e ensaista desde os anos 70. Era a primeira vez que atuava.

- Hideaki Anno é ilustrador e diretor de animação. Seus trabalhos mais conhecidos são "Neon Genesis Evangelion", "Kare Kano", "Cutie Honey", "Shin Godzilla" e "Shin Ultraman", mas foi com a franquia de "Evangelion" que o tornou conhecido. Sua esposa é Moyoco Anno, conhecida mangaka com obras como "Happy Mania", "Sakuran" e "Hatarikiman".

- Nagi Furuya, que interpreta o filho de Yuri, é filho da atriz MEGUMI e do músico Kenji Furuya (membro da banda Dragon Ash).

- Exceto onde Kyoshiro morava, em Tóquio, o restante das locações foram nas cidades de Sendai e Shiroishi (Miyagi-ken). No panfleto do filme, tem uma página com um mapa indicando os principais locais das filmagens.

- A música "Kaeru no Uta", interpretada pela atriz Nana Mori, foi composta e musicada por Shinji Iwai e Takeshi Kobayashi.

- O filme estreiou no dia 17 de janeiro de 2020 em todo o Japão.

- A atriz Nana Mori ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante no 42o. Festival de Cinema de Yokohama, em 2020. Já foi indicada para atriz revelação no 44o. Nihon Academy, que será em março de 2021.

- Na 12a. edição do Tama Eiga, dentro do festival Tama Cinema Forum, o filme levou os seguintes prêmios - melhor filme (incluindo diretor, staff e elenco), melhor ator (Masaharu Fukuyama), melhor atriz coadjuvante (Nana Mori).

- O DVD saiu no dia 15 de julho de 2020. A edição especial traz vários bônus e a réplica da carta de Misaki para Ayumi. Quem havia feito pre-order da edição limitada, ganhava uma cartela de adesivos com ilustrações inspiradas no filme em forma de selos. Só que o filme vem legendado em japonês para ajudar pessoas com problemas auditivos.

Fontes: site oficial do filme, panfleto oficial, site Tama Cinema Forum e Nihon Academy.

Imagens: Last Letter Official Site.

Comments