Recomeço


Muitas vezes acho que é melhor parar e voltar à estaca zero para ver se faço as coisas direito.

Dificilmente sou uma pessoa que desiste no meio do caminho, e das vezes que tive que parar no meio era por outros fatores que me impediram de continuar. Mas quando percebo que não vale a pena continuar, melhor eu parar ou piorará cada vez mais. Porém existem situações em que "vou tentar até onde dá". 

Pois é...

Já me perguntei diversas vezes, a maior parte durante o trabalho, que raios estou fazendo da minha vida. Poderia estar fazendo algo diferente, poderia ter me empenhado mais, aproveitado muito mais do meu tempo livre para procurar mudar minha vida, e isso estou arrastando por anos. 

Como não adianta chorar pelo leite derramado e o passado não volta mais, então eu teria que "mexer os pauzinhos" nesse exato momento. A começar por este Emporio que fazem semanas que não atualizo direito, tenho até os temas rascunhados na agenda, mas na hora em que sento diante do notebook, toda a inspiração que eu tinha durante o trabalho, fugiu. E quando consigo fazer a resenha de algum filme que assisti, nem percebo a hora e quando termino, já está na hora de acordar pra ir trabalhar.

Aliás, falando em trabalho, na verdade eu estou nesse emprego até hoje porque eu preciso realmente ter uma boa reserva para dar o próximo passo. Se me perguntarem dos anos anteriores, vou resumir - pagamento de contas, mudança de endereço duas vezes, um mês de férias (tivemos que juntar quase um ano de trabalho para podermos viajar e retornar com folga monetária), renovação de cartão de residente. Eu sei muito bem que, se eu deixar alguma oportunidade escapar, nunca mais vou recuperar, mas todas as oportunidades que me apareceram, eu aproveitei, não tenho culpa se a outra parte não quis. Mas vamos tentando.

Eu falei em tentar, certo? Muitas coisas eu tentei fazer, até onde deu, mas percebi que para algumas coisas eu preciso ter muito foco e material para acompanhar. Por isso que alguns cursos que andei frequentando, mesmo sendo uma aula experimental, eu resolvi parar e esperar nova turma para começar da estaca zero, até lá eu já terei material apropriado para estudar melhor. (Para não dizer no quesito financeiro, porque nem todos os cursos que quero fazer são gratuitos, e também quesito horário, porque dia de semana nem pensar)

Confesso que, o que me fez tirar do foco, foi a pandemia. Aliás, isso não foi só comigo. Mas fico admirada em saber que existem pessoas que mesmo nessa pandemia e tudo o mais, continuou mantendo o foco e não deixou a peteca cair. No meu caso, foram uma série de fatores que desandaram meu ritmo - salário, cancelamentos, e muitas incertezas (principalmente no trabalho, pois desde que a pandemia atingiu o pico ao ponto de ficarmos 45 dias em casa, quando retornamos, o quadro de pessoal foi reduzido em 15%).

Eu deveria dar graças a Deus por eu ainda estar empregada? Claro que sim, sei que tem muita gente que venderia os rins para estar no meu lugar, mas também não dá mais pra ficar estagnada no mesmo lugar. Mas também para eu mudar de vez, eu teria que me esforçar em muitas coisas, desde conseguir o famigerado N2 no JLPT até certificados de, sei lá, até de como cuidar de plantas e não deixá-las morrer de sede. É, eu bato sempre na mesma tecla, virou um mantra, sei lá, mas é o que o pessoal do grupo dos Brasileiros de T.I. (Tecnologia de Informação) no Japão vive dizendo nas lives do FB - estude mais a língua japonesa para conseguir um bom emprego. Ainda mais se for na área de informática.

Confesso que têm horas que a minha energia se esgota, tive uns finais de semana que eu nem queria sair de casa, nem pegar nos livros, até pra assistir meus programas de TV favoritos deixei pra depois. Gostaria que não fosse assim pelo menos nos meus dias de folga, que costumo reservar alguns momentos para me dedicar, ter um tempo para mim mesma, dar uma "limpada" na mente, mas às vezes é difícil e eu acabo fugindo do foco.

Falando em fugir do foco...

Eu admito que fujo muito do foco, faço coisas aleatórias e isso não é bom, porque acabo não terminando nem uma coisa nem outra. Do tipo: ao mesmo tempo que estou tentando terminar esta postagem, estou assistindo o capítulo da semana passada de um j-dorama que estou acompanhando nesta temporada de inverno, e a caneca de café esfriando aqui ao lado. Daí acontece que eu não terminei de escrever e o café ficou frio, mas os doramas desta temporada estão em dia.

Janeiro foi um mês que tive que abrir mão de algumas coisas mas foi necessário para que este mês em diante eu comece de forma "decente", como voltar ao ritmo normal do curso, estudar de novo e ver se encontro o fio da meada, porque realmente, desde o ano passado, tudo foi torto não somente comigo, mas para muita gente. E espero que muitas pessoas consigam encontrar o caminho certo.


Foto: da autora via smarphone novo (AQUOS R5G) na saída do trabalho. Cinco e quarenta da tarde de janeiro.

Comments