O Florescer das Cerejeiras

Desde que essa pandemia surgiu, ir em algum parque para apreciar a beleza das flores de cerejeira tornou-se uma distração supérflua.


Cada um sabe o que fazer, desde que cumpram todas as normas de prevenção. E isso inclui evitar aglomerações (algo meio difícil de controlar em dia de fazer compras no supermercado, mesmo o do bairro). Na verdade, a última vez que saí de casa pra apreciar as cerejeiras e também passear, foi em 2019, e no Tsuruma Koen, que fica em Nagoya. 

Teve ano que fui até Okazaki numa campanha da companhia de trens que tinha um passe de ida e volta, a um preço camarada com direito a bebida e comida na faixa. E que valeu muito a pena, porque a paisagem florida no rio perto do castelo, é muito linda. Dava para muita gente passear de barco na maior tranquilidade.

Do ano passado para cá, o máximo de ver as cerejeiras em completa floração, é uma cerejeira que fica no bairro de onde eu moro. E só registrei em foto porque foi um dos poucos dias que saí de casa para fazer compras e ainda foi antes do período de jishitsu, quando fiquei 45 dias em casa tentando fazer atividades para manter minha sanidade mental.

Existem pessoas que fazem pouco caso delas, e existem outras que fazem questão de tentar fazer piquenique (prática por enquanto abolida devido ao covid), mas também existem outras que preferem passear no parque para esquecer os problemas do cotidiano, o bombardeio diário das notícias da pandemia, e como se acostumar com o novo estilo de vida. Se bem que o uso de máscara já vem desde faz tempo por causa de influenza e alergias. Mas voltemos às cerejeiras.

Quando elas começam a florescer, sinal que o inverno deixou seu lugar para a primavera. E marca um novo ciclo da vida. Renovação de uns e início para outros. Pelo menos aqui - mudança de vida, novo emprego, novo ano escolar. Período para muita gente tentar parar para pensar o que fazer daqui por diante. 

Não nego que quarta-feira passada tirei o dia de folga para tentar colocar minhas idéias no lugar, além de resolver algumas coisas. Caminhando no bairro, algumas árvores ainda floresciam, mas algumas já estavam perdendo suas flores. Afinal, as cerejeiras não duram tanto tempo (fora o fato de que ultimamente andou chovendo).

Algumas vezes eu tiro um dia para espairecer a mente (afinal, eu tenho folga remunerada sobrando), porque existem aqueles dias em que você quer esquecer de tudo e divagar, antes que eu acabe perdendo a [pouca] paciência de vez mesmo. 

Estamos chegando no segundo mês da primavera, as cerejeiras já perderam suas flores mas ainda temos as tulipas (que adoramos mas todo ano esquecemos de comprar os bulbos e deixar hibernando no inverno para que elas floresçam no finzinho do inverno). 

Mas tudo bem, a gente aproveita o máximo que puder e sabendo que ano que vem elas vão estar novamente floridas e enfeitando a paisagem. 

Lembrando que nos dias atuais, temos que nos cuidar, ou corremos o risco de não podermos presenciar a nova florada.

Foto da própria autora, via smartphone, e essa cerejeira fica a uma quadra de casa.




Comments