Às vezes, precisamos esquecer de tudo


Uns dias desses, conversando com uma amiga de longa data, depois de um ano e tanto sem nos vermos (mas conversando de vez em quando no messenger), chegamos a uma triste conclusão que, nos dias de hoje, falar que a gente vai ao cinema ou algum lugar mesmo com todos os cuidados e medidas de precaução, acabamos por sermos mal vistas pelo resto da sociedade.

Sei que essa pandemia ainda vai demorar para terminar, mesmo com a maioria das pessoas tentando colaborar de alguma forma ou outra, e tendo a paciência para o restante da população ser vacinada. Mas têm horas que ninguém mais aguenta ser bombardeado toda a hora com notícia ruim. Eu sei que todo mundo precisa se manter informado, mas ao menos que tenha alguma notícia que nos traga um fio de esperança.

O que ando recebendo de postagem de notícia ruim / crítica / reclamação nas redes sociais, já perdi a conta. Eu sei que não dá pra tapar o sol com a peneira, fechar os olhos, ignorar... ultimamente só pego o básico e acabou. Ou como já teve gente que já tacou um caminhão de pedras de uma vez só - quer ver coisa bonita? Fica no Instagram!

A gente já tem os problemas do cotidiano e do trabalho, e quando chega em casa, você quer mais esquecer tudo isso, lendo um livro, ou assistindo a algum filme ou algum programa de variedades para rir e se desestressar. Para muitos isso soa egoísta, que a gente não se importa com o mundo lá fora, etc. Não é bom por aí.

Eu acredito que cada pessoa tem um modo de levar a vida na medida do possível. Desde que ela saiba se cuidar para não prejudicar terceiros, dá pra viver quase que normalmente. Eu sei que tem lugares que estão fechados por medida de segurança, que não pode ter aglomerações, que temos que ter distanciamento social... (quanto ao uso de máscara, no meu caso eu já usava direto por motivos de 1) sofro de alergia ao pólen durante a primavera; 2) no inverno para evitar a influenza e 3) trabalho num lugar onde tem muita poeira)

Já falei muitas vezes que, de uns tempos para cá, estou entrando menos nas redes sociais, como Twitter e FB. E olha que o Twitter foi uma das ferramentas que mais nos ajudou em 2011, e com isso conheci muita gente boa. Hoje, se for entrar no Twitter, é pra ler novidades de j-drama, j-pop, anime e mangá, porque o resto estou bloqueando tudo, porque vira uma enxurrada de notícia ruim e acaba o dia que poderia começar muito bem.

Ou seja, melhor eu evitar de ficar acessando muito as redes sociais que daqui a pouco vira um campo de batalha - se já não virou, e nem percebi.

E dá para a gente ser feliz nos dias de hoje?

Estava lendo alguns blogs - sim, felizmente existem pessoas que ainda blogam -, ainda dá para termos um pouco de felicidade nesse mundo, desde que saibamos procurar. Só o fato de acordar e estar vivo, é motivo de agradecimento. 

Agradecer por estar vivo.

Agradecer por ter saúde.

Agradecer por estar vivo e com saúde para poder trabalhar e sobreviver, que seja.

Não dá para ficarmos com carga negativa o tempo todo, mesmo nos dias atuais, com a pandemia. Com tanta negatividade e pessimismo, o desânimo é fatal. Eu também fico desanimada com muitas coisas que acontecem, mas eu ainda tenho um pouco de esperança para que as coisas melhorem. Hoje o dia não foi bom? Vamos tentar esquecer isso com um banho, comer algo que te faça bem, ler algum livro leve e dormir. Não é fácil, eu sei, mas se não tentar, nunca vai conseguir saber.

Muitas vezes eu disse que temos um dia em que a gente nem quer sair da cama no dia de folga. Ou quer dormir mais cedo. Aqueles dias em que a gente quer se desligar de tudo porque a bateria já estava entrando no reserva. E antes que a gente acabe pifando, ou fazendo alguma besteira, melhor ficar quietinho no canto e deixar recarregar as energias. A louça acumulada na pia, as roupas no cesto para serem lavadas podem ser deixadas para o outro dia. Temos é que pensar na nossa saúde em todos os aspectos.

Foi sobre cuidar de nós mesmos que estive conversando com essa minha amiga que falei no início do post. Devido ao estresse no trabalho e inúmeras cobranças que nem tinham motivo, ela acabou tendo uma crise nervosa, e antes que ela fizesse alguma besteira, pediu demissão. Sabemos muito bem que pedir demissão nos dias de hoje é uma escolha arriscada, mas também na situação que ela se encontrava - não comia direito, mal dormia, perdeu motivação para fazer as coisas que ela mais amava -, era a solução. Talvez eu também faria o mesmo.

Nem posso julgar as pessoas porque fazem isso ou aquilo, pois como eu disse, cada uma delas faz o que acha que convém, mas no momento que ela prejudica a outra...

Mas, às vezes, é melhor esquecer um pouco os problemas que nos acercam, esquecer um pouco as redes sociais, mas lembrar um pouco quem somos.

E mesmo em dias tenebrosos, acabamos por ver alguma luz de esperança.

Foto: da autora, via smartphone. Fotografei na sexta-feira, dia 4, no final da tarde, voltando para casa. Neste dia, choveu direto, até antes de eu sair do trabalho. E parei para contemplar a arte que a natureza nos reserva.

Comments