As 47 Províncias do Japão e suas características - Bebidas Sazonais


Recentemente, o café da sereia, ou melhor, a rede Starbucks no Japão, em comemoração aos 25 anos da franquia no país, resolveu lançar uma bebida especial nas 47 províncias. Ou seja, cada província terá uma bebida sazonal por tempo limitado, tendo as características locais no quesito comida.


A bebida no caso seria o famoso frappuccino, ideal para o verão, no tamanho tall, que é usado nas bebidas sazonais. 

O site da cafeteria traz detalhes de cada bebida, e porque tal ingrediente foi escolhido. Ou também, como mencionei, algo que caracterize a região. Mas a maioria incluiu frutas, matcha, chocolate e café como base principal (só pra constar - o frappuccino é basicamente feito de gelo com leite triturado com o acréscimo de café, chocolate, matchá ou algum ingrediente sazonal, como frutas da época ou castanhas, nozes ou amêndoas).

O legal é que cada banner está ilustrado conforme as características da província, como o Lago Biwa de Shiga, as dunas de Tottori (sim, tem camelo e dromedário vivendo lá) e os shiisha de Okinawa.

Hokkaido - Toukibi Creamy Frappuccino - Feito a base de milho. Toubiki no dialeto local, é o mesmo que tomorokoshi, ou milho.

Aomori - Aomori Jawamegu Ringo Strawberry Frappuccino - Maçãs e morangos compõem a bebida. A província é a maior produtora de maçãs do Japão.

Iwate - Iwate Menkoi Matcha & Goma Frappuccino - Bebida a base de matcha (chá verde) com o fundo de xarope de gergelim preto e calda de caramelo.

Miyagi - Miyagi Datcha Zunda Matcha Frappuccino - Zunda Mochi é um dos três maiores pratos famosos de Miyagi (os outros dois seriam a língua de boi grelhada e Sasakama, um tipo de pasta de peixe). O zunda mochi é bolinho de arroz coberto com pasta de edamame.

Akita - Amashoppe Shio Caramel Frappuccino - O doce e o salgado - a província de Akita é conhecida pela qualidade de sal produzido, logo, introduziram no caramelo, dando um toque levemente salgado. 

Yamagata - Sukidazu La France Frappuccino - Junto com Nagano, Yamagata é uma das províncias a cultivar a pêra La France (semelhante à pêra do Brasil, de consistência mais macia e mais adocicada).

Fukushima - Irodori Fruits Dappai Frappuccino - O ideograma de Fukushima (福) significa "felicidade" e "sorte". Para compôr a bebida, fizeram um mix de manga, maracujá e uva branca, frutas do verão.

Ibaraki - Melon Igappe Creamy Frappuccino - Feito a base de melão e chocolate branco. Para dar consistência mais cremosa, utiliza-se leite fresco.

Tochigi - Raisama Pachi-Pachi Chocolate Frappuccino - Tochigi é uma das províncias onde caem mais tempestades de raios, por isso o nome da bebida seria referente a "deus do raio" (raisama). A bebida é feita com base de chantili, pó e xarope de moka escuro, chocolate e cobertura de calda de manga.

Gunma - Danbee Yogurt Mango Frappuccino - Feito de manga, maracujá e creme de leite fresco, a coloração laranja seria uma homenagem à flor-símbolo da província - a azaléia japonesa, que tem essa cor.

Saitama - Taisaitama Strawberry and Citrus Frappuccino - "Taisaitama" seria a forma abreviada da frase "taisaina miryoku o motsu Saitama" (Saitama com várias peculiaridades). Feito de várias frutas cítricas (laranja, limão e toranja), tem calda de morango e guarnecido com confeitos azul e rosa.

Chiba - Nagomi Mitarashi Coffee Cream Frappuccino - Uma das iguarias populares em Chiba, o Mitarashi Dango (bolinho de arroz coberto com calda doce de molho de soja), a bebida é feita com calda de chocolate branco, café e shoyu.

Tokyo - Origin Coffee Jelly Caramel Frappuccino - Em homenagem a primeira loja inaugurada na capital, a bebida é feita a base de gelatina de café tipo espresso, com leite e calda de caramelo.

Kanagawa - Summer Blue Creamy Frappuccino - Para lembrar que Kanagawa é uma das províncias mais conhecidas pelas suas praias e mar. A bebida é feita de chá de uma flor chamada butterfly pea, comum na Tailândia e Vietnam, que, infundido, ganha uma coloração azul. O topo é coberto de chantili e calda de frutas cítricas.

Niigata - Bakkaii Kaki no Tane Chocolate Frappuccino - A província é conhecida pela qualidade de arroz, o famoso "kojihikari". No Japão, tem um salgadinho bem famoso, o "Kaki no Tane", feito de arroz e geralmente de sabor picante junto com amendoins, mas dependendo da região ou época, pode ter cobertura de outros sabores. A bebida tem o fundo e cobertura do salgadinho em pedacinhos, e sua base é de chocolate.

Toyama - Marude Suikacha Frappuccino - Sendo um dos maiores produtores de melancia do Japão, a bebida traz em sua base melancia e maracujá (usado para balancear o sabor azedo da melancia) e coberto com pó de matcha e calda de chocolate.

Ishikawa - Iiji bouhoujicha Frappuccino - Além de ser conhecida pelo seu sorvete de leite coberto com folha de ouro, a província de Ishikawa também possui outra particularidade - o Kaga Boucha, chá feito das folhas de chá verde torradas.

Fukui - Hoya Hoya Komepon Matcha Frappuccino - Bebida a base de matcha, com calda de chocolate branco, forrado e guarnecido com confeito de arroz.

Yamanashi - Tetee! Budou White Chocolate Frappuccino - Yamanashi é famosa por possuir parreiras e vinícolas. A bebida é feita de chocolate branco com calda de suco de uva.

Nagano - Maroyaka Ringo Butter Caramel Frappuccino - Além de Aomori, Nagano também é conhecida pela sua safra de maçãs, devido ao clima frio. Maçã amanteigada é na verdade, a consistência da geléia de maçã, e não a manteiga literalmente conhecida (mas, dependendo do fabricante, pode conter um pouco de manteiga). A bebida contém maçã amanteigada no fundo, com leite e chocolate branco, com calda de caramelo.

Gifu - Yaone Matcha Coffee Jelly Frappuccino - Representando as montanhas da região de Hida-Takayama, a bebida traz como base, frappuccino de matcha, com o fundo de gelatina de café e chantili coberto de pó de matcha.

Aichi - Deraumya Anko Coffee Frappuccino - Uma das iguarias mais conhecidas de Aichi, seria o Ogura Toast, torrada coberta de pasta de feijão azuki com manteiga, servida em todas as cafeterias e kissaten da província, como "morning service". A bebida é feita com frappuccino de café e raspas de chocolate, com calda de anko.

Mie - Isecha and Citrus ya ni! Frappuccino - Base de chantili, com calda de frutas cítricas e Isecha, chá verde da região de Ise.

Shiga - Biwa Fruits Citrus Cream Frappuccino - A província de Shiga é conhecida por possuir o maior lago do arquipélago, o Lago Biwa. A bebida é feita com base de chocolate branco, suco de frutas cítricas e butterfly pea tea, dando uma coloração azul lembrando o lago.

Kyoto - Hannari Matcha Kinako Frappuccino - Uji cha é o mais famoso da província. Para ser mais tradicional possível, a bebida é feita de chá verde, chantili, chocolate branco e calda de kinako (farinha de soja torrada).

Osaka - Meccha Kudamon Cream Frappuccino - Suco de várias frutas - banana, maçã, pêssego, laranja, manga - com cobertura de chantili, calda de chocolate e manga. O mix juice faz grande sucesso na região, tendo em lanchonetes, casa de chá e stand juice bar nas estações de trem.

Hyogo - Otona no Bari Choco Haitto Creamy Frappuccino - Frappuccino de chocolate, com calda e raspas de chocolate, o que torna a bebida bem forte (teve uma edição sazonal bem parecida com este).

Nara - Narade wa Houjicha White Chocolate Frappuccino - Houjicha com chocolate branco, e polvilhado com matcha.

Wakayama - Tsuremotenomora mikan citrus Frappuccino - Suco de mikan ou tangerina (ou mexerica, tanto faz) com pedacinhos de frutas cítricas batidas em leite sem gordura para dar uma refrescada no verão. 

Tottori - Tottori ga ina Caramel Creamy Frappuccino - Uma mistura de café e caramelo, para lembrar das dunas de Tottori, um dos pontos turísticos da província.

Shimane - Creamy Frappuccino Matcha Coffee Goen - A união de café e matcha, para simbolizar a união, lema da província.

Okayama - Deeree Fruits Sunshine Frappuccino - A província é conhecida pela lenda de Momotaro e da Grande Ponte de Seto, que liga Okayama a Kagawa (Ilha de Shikoku). A bebida é uma combinação de pêssego com frutas cítricas.

Hiroshima - Setouchi Lemon and Citrus Jakke Frappuccino - O lema da loja da rede de Hiroshima é "Love and Peace Hiroshima", por isso o tom avermelhado (chá de hibisco, limão e maracujá) e branco (chantili com mel).

Yamaguchi - Kasanechoru Gomaccha Frappuccino - Bebida a base de matcha, goma (gergelim) e chantili. A província é conhecida pela produção de gergelim no país.

Tokushima - Juicy Sudachi Citrus yattosa Frappuccino - Bebida com base de xarope e suco de sudachi, um tipo de limão bem conhecido na província, que é famosa também pelo festival de Awa-odori, dança típica da região.

Kagawa - Wasanbon Matcha ni shiimai Frappuccino - Wasabon é um tipo de açúcar vindo de um tipo de raiz como taketo ou chikusha, utilizado na confecção de doces típicos japoneses. Esse açúcar é mais comum na ilha Shikoku, especialmente nas províncias de Tokushima e Kagawa. A bebida - frappuccino de matcha com chocolate branco - é adoçada com wasanbon.

Ehime - Sugoiken! Kiwi Fruits Frappuccino - Feito a base de geléia de Kiwi e baunilha (achei que fossem fazer a base de mikan, fruta bem popular da província).

Kochi - Ginger Citrus Yaki Frappuccino - Gengibre e frutas cítricas com toque de baunilha. A bebida foi criada para o verão, para dar mais energia devido às propriedades nutricionais do gengibre.

Fukuoka - Yamechaken Frappuccino - Yamecha é um tipo de chá verde cultivado na cidade de Yame, Fukuoka. O que difere dos demais é que o yamecha é cultivado debaixo de sombras, ao contrário da maioria das plantações que fica sob o sol.

Saga - Chikatto Karikari Sugar and Chocolate Frappuccino - Mistura de chocolate tradicional e chocolate branco, adoçado com açúcar demerara, com chantili e polvilhado com chá verde.

Nagasaki - Castela Coffee Yan! Cream Frappuccino - O bolo castela (ou pão-de-ló) foi introduzido pelos missionários portugueses na província antes da era Meiji e tornou-se uma das iguarias mais populares da região. A bebida é feita de café, chocolate branco e baunilha, com chantili, mel e açúcar demerara (usado para forrar a forma do bolo).

Kumamoto - Zakuzaku Biscuit bai and Chocolate Frappuccino - Moka, chocolate, leite desnatado fazem parte da bebida, guarnecido por chantili, biscoito de cacau e calda de morango. O biscoito de cacau é popular na região de Asoyama e Kumamoto é conhecida pela variedade de morangos.

Oita - Wakuwaku Kabosu Citruscha Frappuccino - Kabosu é uma variedade de limão cultivado na província, e usado para a bebida, com leite desnatado e chantili adoçado com mel, para dar uma refrescada após uma passada nas termas, conhecidas na província.

Miyazaki - Dege kirakkira Hyuganatsu Frappuccino - Hyuganatsu é um tipo de fruta cítrica originária de Miyazaki (cujo nome antigo era Hyuga), uma mistura de yuzu com pomelo, dando um sabor um pouco azedo. A bebida contém suco de hyuganatsu com manga, com chantili guarnecido com pedaços de frutas cítricas.

Kagoshima - Chaippe Kuromitsu Cream Frappuccino - Kuromitsu é uma calda feita de açúcar mascavo, quando processado, tem consistência de melaço, só que menos espesso e melado. A bebida é feita com base de lascas de chocolate, leite e kuromitsu, com cobertura de chantili e polvilhado com chá verde.

Okinawa - Kari Chinsukou Vanilla Caramel Frappuccino - Chinsukou é um dos produtos mais conhecidos de Okinawa - um biscoito feito de manteiga (ou banha) com farinha e açúcar, ficando semelhante ao shortbread, ou biscoito amanteigado. A bebida inclui um chinsukou, leite e baunilha, guarnecido de calda de caramelo, e coberto de chantili com chinsukou moído.

Tentei fazer de forma resumida, baseado no site da cafeteria na seção especial, mas também não queria dividir em partes, já que essas bebidas são sazonais em cada província, mas, quem sabe eles acabam expandindo para outras províncias em caráter especial, como fazem a cada mês - especialmente aqueles que nunca chegaram a aparecer como bebida sazonal, como o de Okinawa, de Hokkaido ou de Ehime.

Percebe-se também que a maioria das bebidas tem como base frutas cítricas (por causa do verão). Quanto ao chantili, a linha Frappuccino utiliza como cobertura em todas elas, para quem quiser misturar com a bebida para não ficar com sensação de bebida muito doce ou "pesada" demais (se bem que existem pessoas que não suportam chantili, então pode customizar, trocando o tipo de leite ou acrescentando algum opcional, com ou sem custo a mais).

Imagens e fontes: site da rede Starbucks Coffee Japan, seção especial 47 Jimoto. Como talvez seja bem limitado, devido aos 25 anos da rede no país, a possibilidade do site ser desativo seja grande, então na pesquisa do gugol ou qualquer um que vocês usem, basta digitar "47 Jimoto" que logo aparece o link para o site.

Comments