[Discoteca Básica do Empório] Kanjani ∞ - "Kanjanism" (2014)


O grupo/banda Kanjani Eight sempre vai ser aquele grupo que muita gente ama odiar por diversas razões, a principal seria que todos os membros são de Kansai e muita gente não entende o jeito Kansai de ser (e falar). Não tinham jeito pra ser idol lindo e fofo, não eram bonitos, e tinham "maus modos". Mas o grupo tinha algumas cartas escondidas na manga - sabiam tocar instrumentos, eram originais e assumiam suas raízes de Kansai mesmo tendo que morar em Tóquio por motivos de trabalho.

Formado em 2004 para ser um grupo que cantasse enka, mas acabou virando um grupo que misturavam rock, pop e até folk (como "Scarecrow" e "My Home"), passando por batidas de soul music (como "It's My Soul"), surf music (o álbum "8 Uppers" tem algumas músicas do gênero) e até technopop ("Sorry Sorry Love"), mas o forte do Kanjani Eight sempre foram as músicas mais divertidas e bem humoradas, e reforçando o que Osaka traz de bom e do melhor (como "Sukiyanen Osaka", "Takoyaki in my Heart" e a balada "Osaka Romanesque") - embora dois membros do grupo fossem de Kyoto e Hyogo.

Mesmo tendo bom destaque nos programas de TV, atuando e fazendo shows (o ápice do grupo foi em 2007, quando se tornou o primeiro - e ainda o único - grupo de todos os Johnny's a realizar a proeza de fazer uma turnê nacional cobrindo todas as 47 províncias do Japão, de Hokkaido a Okinawa), o Kanjani Eight ainda ficava de escanteio, pois eles eram completamente os opostos de seus colegas desde a "era de ouro dos Johnny's", como Arashi e Tackey and Tsubasa. 

Site oficial do grupo em 2014, na época do lançamento do álbum, e o banner era temático - todos os meses, o logotipo do grupo mudava de acordo com o evento. Da esquerda para direita - You Yokoyama, Ryuhei Maruyama, Tadayoshi Ohkura, Subaru Shibutani, Ryo Nishikido, Shota Yasuda e Shingo Murakami.


Acredito mais na teoria que "já que é pra deixar a gente de escanteio, então vamos fazer do nosso modo", o Kanjani chutou o pau da barraca e foram mais se aperfeiçoando como banda e só chamou gente do ramo musical, como Yuzu, Ulfuls, Rock'a Trench, Sekai no Owari, Crazy Ken Band e outros que muita gente deixa passar batido. Fora que todos os membros do grupo compunham.

You Yokoyama (percurssão e trumpete), Shingo Murakami (teclados), Subaru Shibutani (guitarra e harmônica), Ryuhei Maruyama (baixo), Shota Yasuda (guitarra), Ryo Nishikido (guitarra) e Tadayoshi Okura (bateria) eram os membros do grupo que foi formado em 2002 - mas debutaram em 2004. Pra assumir de vez como banda, demorou mais seis anos, na turnê "8 Uppers" em 2010. E mesmo assim eles eram um dos grupos mais odiados na região de Kanto.

Em 2014, apesar dos quatro shows em estádios (Ajinomoto Stadium e Nagai Stadium) para comemorar 10 anos de carreira (o "Jyuusai"), sendo main personality pela segunda vez no 24 Hour Television (a primeira vez foi em 2011) e três programas de variedades bem-sucedidos, além de trabalhos individuais, o grupo ficava ofuscado, ainda mais que no mesmo ano a banda TOKIO comemorava 20 anos de carreira (shows ao vivo em dois festivais - o JOIN e Summer Sonic) e o grupo Arashi, 15 anos com show em Hawaii e no Estádio Olímpico. E acham que o Kanjani estava ligando pra isso? Eles parodiaram os colegas-rivais no "Jyuusai" até na animação (se alguém assistir ao DVD, vai entender o show inteiro).



E também foi o ano em que o grupo lançou o álbum "Kanjanism", cujo nome é uma brincadeira com o sufixo "-ism", que no inglês significa tendência. Pelo menos os fãs já conheciam seis músicas devido terem sido tema de algum filme, programa e dorama e saído em single e formato digital pra download. As oito restantes eram inéditas e mais quatro faixas bônus.




De cima para baixo - as versões A, B e regular do mesmo álbum.

"EJ ☆Coaster", que abre o álbum, tem estilo de jazz, rock e passagens de soul music, incrementadas com a banda de metais (estilo que o grupo adotou nos trabalhos posteriores, mas que deu início na época de "Jukebox", álbum anterior). Foi escolhida como leader track para divulgar o álbum e também foi abertura da turnê no final de 2014.

"FUN FUN FUN FUN FUN FUN FUN FUN", composta pelos membros da banda de hip-hop RIP SLYME, tem ritmo pesado. Mas ideal pra não deixar o povo parado. (Desde 2018, a banda RIP SLYME está em hiato).

"Misoji Shonen" seria uma "resposta" para "Takoyaki in my Heart", do álbum anterior, mas contando os dilemas de quem chegou na casa dos 30 anos ("Minhas costas doem, não consigo me curvar" ou "achei que agindo como jovem aos 30 anos ia fazer sucesso com as mulheres mas não foi bem assim"). Detalhe para as partes do Ryo Nishikido e seguindo pela de Subaru Shibutani - lembram muito as partes deles em "Takoyaki in my heart" (Murakami: "essa parte seria um deja vu?").

Bastidores do PV "King of Otoko!", dirigido por Takashi Miike (de preto, no centro da foto). Só ele conseguir todo mundo sair na porrada e nada de sangue.

"King of Otoko", composta por Waka Danna, do grupo de rock e reggae Shonankaze. Foi tema de encerramento do filme "Mogura no Uta - Sennyuusousakan Reiji", dirigido por Takashi Miike e roteirizado por Kankuro Kudo, teve Toma Ikuta como protagonista. Se a música é pesada, imaginem o promotion video em que todo mundo sai na porrada.

"Masterpiece" tem uma levada bem technopop, algo que seus outros colegas de agência já vinham fazendo - uso de autotune (bem moderado), loops e batidas eletrônicas. 

"Kokoro Sora Moyou", é bem pop-rock, foi usada como tema de encerramento do dorama "Yorozu Uranai dokoro Onmyouya e Youkozo", protagonizado por Ryo Nishikido. O single saiu no final de 2013. 


"Hibiki" é bem mais melódica, lembra bem o estilo do Mr. Children - emotiva e letras que fala sobre amor, companheirismo e apoio mesmo nas horas de dor. Foi tema do dorama "Dr. DMAT", protagonizado por Tadayoshi Okura, em 2014. O promotion video que saiu na edição limitada, traz uma historinha protagonizado por Riho Yoshioka e Keisuke Tarumi. Em abril de 2020, no projeto "Smile Up! Project", o grupo apareceu no canal oficial no You Tube interpretando a música, dedicando aos profissionais da saúde.

"Yu", composta por Shibutani e Yasuda, traz um pop-rock divertido, que os dois sabem compôr.


"ER2", foi tema do filme "Eightrangers 2", protagonizado pelo grupo, sequência do filme de 2012. Na verdade, o grupo tinha em seus primeiros shows, uma esquete chamado "Eightrangers", paródia clara com os seriados tokusatsu, com direito a identidades secretas e uniformes com seus member colors. A coisa ficou séria quando resolveram fazer um filme, mas mostrando a face oposta dos heróis. A música tem uma pegada de rock um pouco mais pesado, mas nem tanto.

"Oekaki", composta por Ryochan, aka Ryo Nishikido, mais lembra musica infantil do estilo "tapa-buraco" mas que não perde a qualidade. As cores mencionadas são os member colors do grupo.

"Doya Kao Jinsei", foi composta por Tomoya Nagase (na época era do TOKIO), com a participação do mesmo na guitarra. Shibutani é quem toca a harmônica. E percebe-se muito bem o estilo da banda TOKIO na época (2014), basta ouvir a coletânea "Heart" lançada no mesmo ano.

"Zou", rock composto por Yu Takahashi. O autor também colabora na música na guitarra e outros instrumentos. O legal é ver essa música ao vivo - na tour de 2017 "Eightertrainment", o grupo só faltou quebrar e botar fogo no moving stage por causa da performance (mas uma pena que não teve a apresentação completa do Metropolitan Rock de 2017 no single "Kiseki no Hito").

"RAGE" foi divulgada em versão digital antes de entrar no álbum - foi tema do programa da TBS durante a Copa do Mundo de 2014 (Murakami foi enviado especial da TBS para cobrir os jogos no Brasil). A música entra um pouco no clima de torcida, com batucada e apito, mas cai no rock.


"Omoidama", que fecha o álbum (em todas as versões), foi tema do programa "Nettoh Koshien", da TV Asahi. O programa transmite anualmente o campeonato de beisebol entre colegiais, e torna-se conhecido porque muitos representantes de grandes times acabam contratando alguns atletas desses colégios. A música traz a banda marcial de alguns colégios de Kansai para a instrumentação. 

Obviamente, a maioria dos artistas costuma lançar duas a três versões do mesmo álbum. A versão normal, além das 14 faixas, traz um CD extra com quatro músicas.

Faixas Bônus

Estão na versão regular do álbum. O teor das músicas é sobre... amor.

"Ice Cream", composta por Yasuda e Nishikido. Uma metáfora de amor comparando com o sorvete. 

"Ai Love You", interpretada por Murakami aka KING, é uma mistura de rap e hip-hop de uma forma bem humorada. A história de um cara de Osaka que vai parar em Tóquio e quer fazer sucesso. (Outra música do estilo era "LOVE & KING", no álbum seguinte, que não perdoava nem os membros do grupo com direito a parte "censurada". Tem uma música chamada "Ousama Clinic" em que ele assina como TAKATSU-KING. O pseudônimo brinca com duas coisas - o nome da famosa clínica de estética Takatsu Clinic e com a cidade onde Murakami nasceu, Takatsuki, em Osaka)

"Adam and Eve", interpretada por Yokoyama e Ohkura, é uma balada dançante. A letra seria de um amor intenso que termina de forma silenciosa. O estilo da música, qualquer semelhança com as músicas do Yamapi ou do Tackey and Tsubasa é mera coincidência.

"Michi", composição de Shibutani e Maruyama, é uma balada, bem diferente do estilo do grupo. Sobre solidão e a esperança da amada voltar um dia.

"Kanjanism" segue ainda a mesma linha do álbum anterior - "Jukebox" - músicas bem animadas, humor, e mistura de ritmos, desde o pop tradicional até uma arriscada no technopop (algo que o grupo dificilmente faz, diferente dos outros seus colegas de agência), e convidando outros artistas. E também foi o primeiro álbum pela nova gravadora, a Infinity Records, subsidiária da J-Storm. Além disso, aos poucos mostram o quanto sabem investir como banda (nos shows, vem desde o início, mas em "Puzzle" que o grupo começou a ser uma banda completa), mas, mesmo assim o grupo continuava no escanteio.

Trivia e curiosidades:

- O álbum saiu em três versões - a edição A, contendo o promotion video de "EJ☆Coaster" e um mini-filme sobre "Maruyama que veio de 2050"; a edição B, contendo os promotion videos de "Ice Cream", "Ai Love You", "Adam and Eve" e "Michi"; e a edição regular que tem o CD extra com as músicas bônus mencionadas na edição B.

- Continua sendo raro grupos da JA terem colaboração de artistas da mesma agência em álbuns e shows. Exemplos foram Tomohisa Yamashita e Shingo Katori (sob alcunha de MONSTERS, porque Shuuji and Akira não conta); e Tomoya Nagase e Kanjani Eight. (se tiver mais...)

- Yu Takahashi, cantor e compositor, teve um programa de rádio em dupla com Tadayoshi Ohkura, no "All Night Nippon" aos sábados, de 2015 a 2020. 

- No promotion video de "Omoidama", que saiu em single, quem toca o trumpete no início da música é Yokoyama. Dá para ver no making of do vídeo. Embora na capa do single a foto foi feita no Hanshin Koshien (Nishinomiya, Hyogo), o vídeo foi gravado em Yokohama.

- Ainda "Omoidama" - em 2016, Shibutani gravou solo no álbum de covers "Uta". No programa anual "The Music Day" de julho de 2018, foi a música que o grupo interpretou ainda com sete membros; em 2020, no video do projeto "Smile Up! Project", o grupo, já com cinco membros, interpretou a capella de forma remota por causa da pandemia; no single "Re:LIVE" na versão regular, tem a versão dos cinco membros.

- No DVD Live de "Kanjanism", da tour que fizeram nos cinco Domes em 2014 a 2015, tem o bônus em que os membros do grupo, em revezamento, andaram entre o público disfarçado de "Misouji Ojisan", uma alusão à música "Misouji Shounen".


- A capa interna do álbum - criada pela empresa Handsome Works -  traz muitas referências do grupo, das músicas e Osaka - o logotipo do grupo, o símbolo ∞ presente em várias partes; takoyaki; Kyocera Osaka Dome; o Tsutenkaku; Eight Rangers; Babun; Kinkakuji (Kyoto, por causa de Maruyama, que é de lá). Até uma pequena menção da capa "Sgt. Pepper's" - o numero oito em forma de guitarra no meio da floresta (lembrando as flores formando uma guitarra).

- O álbum ficou em primeiro lugar nas paradas da Oricon e Billboard na primeira semana do lançamento, com a venda de 294 mil cópias, e em nono lugar no ranking anual em 2014.

Fontes: Infinity Records, oricon, Johnny's Net.

Imagens: Infinity records, pcrm japan, Handsome Works, ameblo, music.jp, The Television.

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