[Discoteca Básica do Empório] Uru - "Orion Blue" (2020)


A cantora e compositora Uru começou a carreira musical no início dos anos 2010, como vocalista de uma banda indie em Niigata, e quando abriu seu próprio canal no You Tube em 2013 para divulgar seu trabalho solo, chamou a atenção da gravadora Sony Entertrainment quando viu os vídeos em uma agência, a id entertrainment (a mesma que tinha a banda back number e o cantor Funky Kato). Em 2016, assinou com a gravadora e debutou com a música "Hoshi no Naka no Kimi" (usada no filme "Natsumi no Hotaru").

Se verem os dados biográficos da cantora, não consta seu nome real, nem data de nascimento, nem local de nascimento, apesar do seu canal no You Tube, antes do debut ter tido mais de 44 milhões de visualizações e mais de 140 mil seguidores. Ela é a chamada "cantora misteriosa", embora um site de Niigata tenha descoberto na época da banda Juno Clover, que ela teria nascido em Niigata em 1984 e seu nome artístico era Mai Uru.

Mesmo cercada de tamanho mistério, seu estilo musical é composto na maioria em baladas, carregadas de emoção e que acalmam as pessoas. 

A maioria de suas músicas foram usadas como tema de encerramento de doramas e campanhas publicitárias (Canon, NTT West Japan, Sony Electronics), talvez as mais conhecidas logo depois do debut seriam "Shiawase no Uta", tema de encerramento do dorama "Frankstein no Koi" (NTV 2017) e "Kiseki", tema de encerramento da segunda temporada de "Konotori (TBS 2017).

O primeiro álbum - "Monochrome" -, lançado em dezembro de 2017, ficou em 18o. lugar nas paradas da oricon. Tem três versões - uma contendo os promotion videos e trechos das apresentações ao vivo; outra contendo covers; e a edição regular. Mesmo assim, ela continuava lançando singles com músicas usadas como temas de encerramento de doramas, filmes e animes, e divulgando no seu canal oficial no You Tube.


"Orion Blue", lançado em 18 de março de 2020, ficou em 4o. lugar na oricon, e em primeiro lugar na categoria de download pela Billboard Japan. O álbum, que saiu em três versões como o anterior, traz três músicas que sairam em single físico e um que tinha saído na forma digital para download. Outras nove músicas eram inéditas e uma que foi tema do anime "Legend of the Galactic Heroes - The New Thesis".

Quem adquirisse o álbum com os covers, o segundo CD traz oito covers de artistas como Remiomen, Mariya Takeuchi, DEEN, Official Higedandism, entre outros. Lembrando que, quando Uru abriu seu canal no You Tube, ela interpretava músicas de outros artistas e ela mesma tocava teclado para acompanhar.

Praticamente todas as músicas da Uru são românticas e baladas, com instrumentações simples - guitarra, baixo, teclados e bateria -, sem uso de autotune e samplers como outros artistas vêm usando atualmente. E a voz que começa suavemente e cresce no refrão, sem soar forçado.

Músicas como "Prologue" (tema de encerramento do dorama "Chugakusei Nikki"), "Anata ga iru koto" (tema de encerramento do dorama "Theseus no Fune", que tinha saído em formato digital), "remember" (tema de encerramento do anime movie "Natsume Yujincho ~ Utsusemi ni musubu") são exemplos do estilo da cantora - baladas com harmonia e sentimento.

Duas semanas depois do lançamento do álbum, Uru se apresentou pela primeira vez num programa musical - o "Count Down TV SP Live! Live!" pela emissora TBS, devido ao sucesso das músicas usadas nos dois doramas da emissora e ambos tiveram bons índices de audiência.

No final de 2020, Uru ganhou o prêmio de Realização Especial no 62o. Japan Records Award, um dos mais importantes da música no Japão.


Mesmo depois de ter lançado dois álbuns, a cantora não parou - até o momento, já lançou mais quatro singles (sendo um deles em colaboração com a cantora LiSA e produzido por Ayase, da dupla YOASOBI), e utilizados como temas de encerramento de filmes ("Tsumi no Koe" e "First Love") anime (a primeira temporada de "Yashahime") e dorama ("Oshi no Ojisama"), e comercial (Sony Electronics, do wireless earphone em parceria do projeto "THE FIRST TAKE").

Apesar de tanto sucesso, a cantora prefere ainda manter segredo sobre sua idade e nome verdadeiro, fazer shows em lugares menores e raramente aparecer em programas musicais (ela apareceu somente em dois). 

Para quem quiser fugir de músicas carregadas de batidas eletrônicas e vozes estridentes, tentem ouvir os dois álbuns da cantora Uru, os singles e os covers, além do canal do You Tube que ela possui. Acho que fazia muito tempo que não ouvia música que faz a gente esquecer dos problemas da vida e aquecer o coração.

"Orion Blue" - segundo álbum da cantora Uru, lançado no dia 18 de março de 2020, com três edições. A primeira, contendo um Blu-Ray extra com promotion video de "Prologue", "Negai" e "Anata ga iru koto", e o live realizado em 10 de março de 2019 no Tokyo Dome City Hall. A segunda contendo um CD extra com oito covers. E a terceira, a versão regular. As músicas foram compostas por Uru, Aoba, Sasaki e Hidenori, exceto "Binary Star" que foi composta por Benjamin Anderson, mpi e Hiroyuki Sawano.

As músicas (do CD de todas as edições): "Prologue"; "Ima Aini iku", "anata ga iru koto", "space in the space", "marry", "negai", "Don't be afraid", "katakuna", "ii onna", "PUZZLE", "Scenery", "yokogao", "remember", "Binary Star".

Os covers que acompanham na edição especial (entre parênteses, o intérprete original): "Sangatsu kokonoka" (Remiomen), "Camouflage" (Mariya Takeuchi), "Hakujitsu" (King Gnu), "Kono mama kimi dake o ubaisaritai" (DEEN), "funny bunny" (the pillows), "Pretender" (Official Higedandism), "Wakamono no subete" (Fuji Fabric), "Yuki no Hana" (Mika Nakashima).


Fontes: site oficial, sky-journal, id entertrainment, natalie.

Comments