[J-Drama Review] "Kotarou wa Hitorigurashi" (2021)


Sinopse: Kotarou Sato, um menino de 5 anos, vai morar sozinho em um apartamento, mesmo sabendo que os proprietários não aceitam crianças. Tem como vizinhos Shin Karino, um mangaka de um sucesso só; Isamu Tamaru, um divorciado que tem fraco por crianças; e Mizuki Akimoto, uma simpática funcionária de um host club. Aos poucos, os vizinhos começam a se simpatizar e aprender sobre responsabilidade com Kotarou.

Ficha Técnica: Direção: Kana Matsumoto e Naomi Kinoshita. Roteiro adaptado: Rin Etou. Original do manga "Kotarou wa Hitorigurashi" de Mami Tsumura (Big Comic Superior/Big Comic Shogakukan). Elenco principal: You Yokoyama (Shin Karino), Eito Kawahara (Kotarou Sato), Maika Yamamoto (Mizuki Akimoto), Katsuhisa Namase (Isamu Tamaru), Issei Ogata (o casal Shimizu), Kanako Momota (Ayano Kobayashi), Ken Mitsuishi (Makio Suzuno), Daigo Nishihata (Keisuke Hanawa), Kouji Okura (Ippei Fukuno), Junki Tozuka (Raimu Yano), Mahiru Konno (Sayori Wamiya), Kenichi Takito (voz do Tonosaman). Música de encerramento: "Hitori ni shinaiyo", de Kanjani Eight.



Alguns dias antes da estréia do dorama, a foto de divulgação com os personagens principais - da esquerda pra direita: Daigo Nishihata (Keisuke Hanawa), Eito Kawahara (Kotarou Sato), Kanako Momota (Ayano Kobayashi), You Yokoyama (Shun Karino), Katsuhisa Namase (Isamu Tamaru) e Maika Yamamoto (Mizuki Akimoto)


Em janeiro de 2021, a TV Asahi e suas afiliadas, lançou na grade de sábado à noite, o "Oshidora Saturday", que eram j-doramas transmitidos das 23:30 a 24:00. Mesmo em tempo curto, a quantidade de capítulos era igual aos demais (de 10 a 11 capítulos). E a temática livre (diferente de algumas emissoras que já padronizaram tema com o horário).


O segundo j-dorama da grade - "Kotarou wa Hitorigurashi", ou "Kotarou Mora Sozinho" na tradução livre, foi baseado no manga do mesmo nome da autora Mami Tsumura, publicado desde março de 2015 na revista "Big Comic Superior", uma subdivisão da Big Comics da editora Shogakukan, e ainda está em andamento (o tankobon está no sétimo volume). Foi transmitido aos sábados das 23:30 a 24:00, do dia 24 de abril a 26 de junho de 2021.

Em fevereiro de 2021, enquanto o dorama "Kakenai!?" estava no ar, foi anunciado o dorama seguinte que ia estreiar em abril, e aos poucos foram divulgando os atores e os personagens. E o manga foi republicado devido ao dorama.

Chega a ser estranho mesmo uma criança de 5 anos ir morar sozinho num apartamento, fazer os afazeres domésticos e ir ao jardim-da-infância. Tudo sem a ajuda de algum adulto!!! A vinda de Kotarou Sato no Shimizu Apartment, acabou por transformar a vida dos moradores do prédio e do seu professor.

O dorama aborda temas que são difíceis de se encontrar na maioria dos enredos - abandono (quando Kotarou, Karino e Mizuki estão no parque e encontram um carrinho com um bebê dentro), violência doméstica, pressão familiar, custódia. Aos poucos, acabamos por descobrir os reais motivos que levaram Kotarou a morar sozinho, e como ele, sem saber, acabou por transformar as pessoas com quem conviveu.

Personagens:

Shimizu Apartments


- Shin Karino (You Yokoyama): Perdeu os pais num acidente quando ainda tinha 15 anos e foi criado pelos tios. Mangaka que tinha feito sucesso no passado e sofrendo de bloqueio criativo, tenta fazer nova história e não consegue. Quando Kotarou muda-se ao lado, Karino acaba por tornar-se um tipo de "guardião" dele mesmo a contragosto do menino. Com o tempo, vai descobrindo detalhes de Kotarou e o motivo de querer morar sozinho, não demonstrar alguma emoção e não depender de ninguém, mas se não fosse o menino, Karino jamais voltaria a desenhar e fazer sucesso novamente. Com a tia Takiko, que o criou, fala de modo formal. Mora no apartamento 202.


- Kotarou Sato (Eito Kawahara): Tem cinco anos e foi morar no apartamento ao lado do Karino. Completamente sério, não demonstra emoções, não sorri e não chora. Fala o dialeto do seu personagem de anime favorito, o Tonosaman. Aos poucos descobrem sobre seu passado e o motivo de ir morar sozinho - sua mãe e ele sofreram maus tratos do pai, que acabou sendo preso. A mãe saiu de casa, e Kotarou ficou no orfanato. Por ordem dos advogados Suzuno e Kobayashi, retiraram-no do orfanato e encontraram um lugar onde poderia ficar em segurança, já que o pai foi solto e sob tratamento psicológico e ainda descobriu que orfanato Kotarou estava, por causa de uma foto. Por isso que recusou-se a tirar foto no piquenique com Mizuki e Karino. Não demonstra emoção alguma porque seria um sinal de fraqueza e não quer mostrar isso ao pai quando o reencontrar (chegou a demonstrar seu lado fraco numa crise de sonambulismo indo no apartamento de Karino). Mora no apartamento 203.


- Mizuki Akimoto (Maika Yamamoto): Hostess de um clube no centro da cidade. Uma mulher amável e gosta de cozinhar, especialmente doces. Tem muito carinho por Kotarou, preparando o chara bento, e doces para ele. Mas sofre ameaças do ex-namorado que ainda a persegue. Quando sofreu agressão, a pedido de Kotarou e a ajuda de Kobayashi, Mizuki teve que mudar de apartamento e trabalho, até Naoto ser indiciado. Por algum tempo, ela trabalhou em um restaurante a beira-mar em Hayama. Voltou a morar no Shimizu no último capítulo. Mora no apartamento 201 (e voltou a morar lá depois de um tempo em outro lugar seguro).


- Isamu Tamaru (Katsuhisa Namase): Divorciado e com um filho da mesma idade que o Kotarou que mora com a mãe. Apesar da aparência agressiva e sendo rígido com o próprio filho, adora tanto o filho como outras crianças. Sempre aparece vestido com roupas chamativas e óculos escuros. Mora no apartamento 102.

- Casal Shimizu (Issei Ogata, faz papel duplo): Donos do prédio que leva o mesmo nome deles. Moram no apartamento 101.

Escritório de Advocacia Suzuno

-


Ayano Kobayashi (Kanako Momota): Advogada e funcionária do escritório Suzuno. Ela é a encarregada de supervisionar e dar o dinheiro para Kotarou, que sempre a recebia com festa e direito a karaoke (o dinheiro que dava mensalmente a Kotarou era na verdade, o seguro de vida que a mãe dele tinha e deixou para ele, mas Kobayashi dizia que era de uma pessoa muito bondosa que fazia questão de dar para ele todos os meses e nunca revelou a real fonte do dinheiro). Ela e o seu chefe são os únicos que sabem da verdadeira história e motivo de Kotarou ir morar sozinho. Por não ter jeito com crianças, Kobayashi achava o trabalho de encontrar-se com Kotarou "muito desgastante", mas ao passar do tempo, começou a gostar delas, chegando a participar do festival da escola onde o menino estudava. 

- Makio Suzuno (Ken Mitsuishi): Dono do escritório Suzuno e responsável pelo caso de Kotarou. Ele quem revelou a Karino a verdadeira história de Kotarou. Todas as vezes que Kobayashi vinha visitar o menino, ela trazia de volta um tipo de relatório que ele fazia todos os dias, como se fosse um diário, e porque tinha jornais e lenços de papel de alta qualidade na casa.

Jardim de Infância Shimizu


- Keisuke Hanawa (Daigo Nishihata): Professor novato da classe Estrela, onde Kotarou faz parte. Inseguro mas esforçado, ele tenta ser o mais próximo das crianças o quanto pode, devido a um trauma no passado - sua mãe o chamava de incompetente e não fazia nada certo. Por isso que Hanawa se esforça ao máximo para não cometer erros e conseguir a confiança das crianças. Um de seus alunos, Takuya, é quem gosta do professor e tornou-se colega próximo de Kotarou.

- Asako Oka (Eri Minemura): Diretora da escola, às vezes é durona mas ao mesmo tempo compreensiva com Hanawa. Gosta muito de dançar e participa nas atividades.

- Touko Futaba (Natsuki Deguchi): Professora da classe Estrela, junto de Hanawa e ajuda a diretora Oka nas atividades. 

Publicações Gakukansha

- Ippei Fukuno (Kouji Okura): Responsável por Karino nas histórias, quase sempre reprovando por achar que o traço dele está ultrapassado, mas no fundo deposita grandes esperanças no mangaka.

- Raimu Yano (Junki Tozuka - a partir do capítulo 3): Encarregado de Fukuno em supervisionar as histórias de Karino.

Outros personagens


- Tonosaman (dublado por Kenichi Takito): Personagem fictício de animação que Kotarou assiste fielmente. De tanto assistir, decorou as falas e até a música-tema. Karino: "Nada divertido!"

- Sayori Wamiya (Mahiru Konno): Mãe de Kotarou, já falecida, que aparece nos flashbacks do menino, que não sabe que ela já morreu. No capítulo 8, quando Kotarou e Karino vão visitar o túmulo dos avós do menino, Karino vê o nome de Sayori gravado no verso da lápide (onde Kotarou, por ser menor ainda não conseguiria ver).

Aqueles personagens que aparecem somente em um ou dois capítulos para fazer parte da história:

- Hiromi (Anna Hachimine): Namorada de Karino que termina o namoro com ele por ele mesmo ter esquecido de que tinha um encontro marcado. 

- Nanae (Yuri Ogino): Ex-esposa de Tamaru.

- Yuta Tamaru (Sou Koyama): Filho de Isamu e Nanae. Embora tivesse dia certo para passar o dia com seu pai, uma vez acabou quebrando as regras e foi correndo visitar o pai, que passou o maior sermão dizendo que se ficasse desobedecendo as ordens e quebrando promessas, não seria bom para ninguém e acabaria desapontando a mãe.


- Manabu Aota (Shotaro Mamiya): Novo morador temporário no apartamento, no 103 e tenta ser próximo ao Kotarou. Na verdade, Aota era um detetive contratado pelo pai de Kotarou para saber a situação do filho e onde morava. Como Aota foi desmascarado e também teve o mesmo passado que Kotarou - quando criança, também sofreu maus tratos chegando até a ser espancado -, não revelou ao pai do menino o lugar onde morava. Mas entregou a carta de Kotarou para o pai, informando sua situação e que ainda tinha esperanças de reencontrá-lo.

- Naoto (Ryuju Kobayashi): Ex-namorado de Mizuki que não se conforma com o fim do namoro e passa a ameaçá-la. Quando chegou ao extremo, acabou sendo indiciado.

- Arin (Ayaka Sasaki): Uma das funcionárias do maid cafe onde Kotarou e Ayano vão para conversar.

- Takiko Karino (Masako Miyaji): Tia de Shun que o criou na adolescência, quando seus pais faleceram num acidente. Seu tio (Bengal) era irmão do pai de Shun.


- Tasuku Iwanaga (Sou Matsushima): Amigo de Kotarou dos tempos em que ficou num orfanato, e defendia Kotarou dos maus tratos que sofria com os internos do local. Pedia dinheiro emprestado do menino com a falsa idéia de mudarem do apartamento, mas na verdade, Tasuku estava endividado até o pescoço e usava o dinheiro para tentar saldar as contas. Por sugestão de Karino e Kobayashi, Tasuku consegue negociar a dívida e arranja um trabalho - quando do nada encontra o pai de Kotarou, mas não fala nada do paradeiro do menino.

- Akane Nitta (Rin Takanashi): Ex-namorada de Karino que vai morar temporariamente com ele, pois vivia brigando com o atual. Fica com ciúmes de Karino ser tão próximo de Kotarou, mas depois entende o motivo.

- Pai de Kotarou (Kenichi Takito): Por ter sido violento com a esposa Sayori e com o filho Kotarou, acabou sendo preso. Sayori saiu de casa e Kotarou foi encaminhado para o orfanato. Quando saiu da cadeia, tentou através de Aota localizar o filho ao ver a foto dele num jornal. Mas recebe a carta de Kotarou que um dia vão se encontrar novamente.

Trivia e curiosidades:

- Quando o dorama foi anunciado, o manga estava ainda em andamento e já tinha sido publicado o volume 7. E como o final ficou em aberto, pode ter a possibilidade de ter uma segunda temporada, pois Kotarou não reencontrou o pai, e não descobriu que Karino mentiu a respeito da mãe.

- Em todos os capítulos, seja na abertura ou no final, está escrito bem explicitamente - "Esta é uma obra de ficção". Porque é óbvio que ninguém em sã consciência deixaria uma criança de 4 ou 5 anos morar sozinha. O aviso está em lugares bem fáceis de se ler, como no muro do prédio de apartamentos, na porta de vidro da escola, na lateral do manga que Karino possui, etc.

- Ao contrário que muitos pensam, Yokoyama não mudou o cabelo por causa do dorama - ele já estava com essa cor de cabelo na metade do ano passado por causa da peça teatral que ia protagonizar em janeiro de 2021 - "Machine Nikki". (Observação - para quem não sabia, o verdadeiro nome de Yokoyama é Kimitaka. Quando entrou na agência, o velho Johnny colocou o pseudônimo de You porque "Kimitaka seria um nome que ninguém iria entender". Além dos membros do Kanjani que sabem do verdadeiro nome, o único que fica chamando pelo nome verdadeiro é Masaki Aiba.)

- Daigo Nishihata, que interpreta o professor novato Hanawa, é membro do grupo Naniwa Danshi, que vai debutar em novembro deste ano. Seu primeiro trabalho em doramas foi no asadora "Gochisosan" em 2014. Seu maior ídolo na agência é Kazunari Ninomiya, o qual já atuaram juntos no filme "Last Recipe" e nos comerciais da linha de óleos da Nissin. Do grupo, Nishihata e seu colega Shunsuke Michieda são os que mais atuam em doramas e filmes.

Sou Matsushima, Eito Kawahara e You Yokoyama, nos bastidores do capítulo 9

- Sou Matsushima, que interpreta Tasuke Iwanaga, é membro do grupo Sexy Zone. Era o primeiro trabalho que fazia depois de quase dois anos afastado por motivos de saúde (teve ataque de pânico e acabou pedindo um tempo para se tratar).

- Kanako Momota é líder do grupo Momoiro Clover Z (mais conhecido como "Momoclo"). Seu image color é vermelho. Seu primeiro trabalho como atriz foi no asadora "Beppinsan", em 2016. Kanako é conhecida por ser ao mesmo tempo séria e um tanto avoada, mas garante presença no palco com seu famoso "salto do camarão" mesmo já ter se machucado ao fazer essa performance. Kanako, representando Shizuoka, levou a tocha olímpica durante o revezamento.

Nos bastidores do capítulo 7 - Kanako Momota, Ayaka Sasaki, Eito Kawahara e You Yokoyama, no maid cafe

- Ayaka Sasaki, que aparece no capítulo 7 como a atendente do maid cafe, é membro do grupo Momoiro Clover Z. Seu image color é rosa. Curiosamente, seu apelido - Arin ou Erlin - é o nome da personagem que interpreta no dorama. Ayaka, junto das colegas de grupo Reni Takagi e Shiori Tamai, levaram a tocha olímpica representando a cidade de Kawasaki, Kanagawa. Recentemente, Ayaka teve que ser internada por conta de uma paralisia facial e mesmo tendo alta, terá que ficar um tempo fazendo reabilitação, mas irá junto com o grupo fazer o concerto em Saitama em setembro.

(Nota de quem vos posta aqui - estavam achando que era só os Johnny's tinham essa mania de chamar algum kouhai aleatório em algum capítulo no dorama?)

- O personagem Tonosaman não existe, foi feito para o manga. Ele seria uma mistura de Doraemon com o Korosuke (do anime Kiteretsu Daihyakka), que ambos são personagens de Fujiko F. Fujio. No dorama, o ator Kenichi Takito faz duplo papel - dubla o personagem Tonosaman e o pai de Kotarou, por isso que em uma das cenas, Kotarou diz que a voz do Tonosaman é parecida com o do pai.

- A atriz Maika Yamamoto foi, por 4 anos, membro regular do programa "Ousama no Brunch". Nasceu em Yonago, Tottori, mesma cidade que a artista Ayako Imoto. Seu primeiro trabalho em TV foi no dorama "Soredemo, Ikiteyuku" em 2011, como a Futaba Misaki jovem. Ficou conhecida por interpretar a Kaede Kayano nos dois filmes "Ansatsu Kyositsu", na terceira versão do dorama "Minami-kun no Koibito", como a protagonista Chiyomi Horikiri e protagonizado no filme "Sakura no Ame", todos em 2016. Divide seu trabalho como atriz e modelo para a revista LARME.


- Teve uma spin-off do dorama, que era transmitido somente na plataforma digital da emissora TV Asahi, a TELASA. "Hanawa-sensei wa Hannin Mae!?" era protagonizado por Daigo Nishihata e foram cinco capítulos de 10 a 18 minutos cada. O capítulo do spin-off era transmitido na plataforma após o término do dorama, e começou a partir do capítulo 5 do dorama original.

- Para divulgar o dorama - que passava tarde da noite - os protagonistas principais usaram muito as redes sociais, como Twitter, Instagram e tik-tok, este último, tendo a coreografia da música "Hitori ni Shinaiyo". Tanto na TV como no Instagram, o comercial para divulgar o dorama já é o Karino (You Yokoyama) levando um baita tabefe na cara da namorada Hiromi (Anna Hachimine).

Ilustração feita por Shun Karino/Mami Tsumura como presente para Kotarou e Misaki, a lembrança do dia do piquenique que fizeram, já que o menino recusou-se a posar para fotografar.

- As ilustrações que o personagem Karino faz no dorama são todas da autora Mami Tsumura (porque, quem conhece a banda Kanjani Eight, sabe que o Yokoyama é muito péssimo em desenhar).

- No manga, Kotarou tem 4 anos. No dorama, 5 anos. O ator que interpreta, Eito Kawahara, tem 8 anos.

- Em algumas imagens de divulgação, e no volume 6 do manga, o personagem Kotarou aparece com alguns balões, representando o pai, a mãe e irmãos. O single do Kanjani Eight - "Hitori ni shinaiyo", na edição limitada, traziam balões com o desenho de cada um dos membros do grupo.

Fontes: Site oficial do dorama na TV Asahi; Shogakukan; model press; oricon
Imagens: prcm, model press; twitter oficial do Oshidora Saturday; instagram

Comments