Mantendo um blog em 2021



Mês de agosto geralmente é o mês dos blogs (Projeto BEDA, Blog Day...), e nessa altura do campeonato muita gente deve perguntar...

Ainda existem blogs nos dias de hoje?

Embora não tantos como tinham 10 ou 15 anos atrás (logo que eu comecei o meu), ainda existem pessoas que preferem expressar e informar de forma escrita, apesar de existirem mídias visuais como YouTube, tiktok, Instagram... Ou também via podcast, por sinal ouço muito enquanto estou nos afazeres domésticos. Mas vou falar a verdade - eu prefiro ainda ler blogs, porque eles informam, ensinam e divertem.

Eu mantenho o meu até hoje, porque eu consigo me expressar melhor na escrita. Se bem que, se eu fizesse um podcast, dependendo do assunto, ia ter muitas partes, isso se alguém aguentasse ouvir a minha voz (eu detesto minha voz gravada, sério!).

Meu blog, por exemplo, é muito aleatório. Tem de tudo um pouco - mas acho que a maioria das postagens fica entre entretenimento e vida aqui. Até pensei em focar em um assunto só, tentei mas não deu muito certo, não. Mas felizmente existem pessoas que gostam de assuntos variados.

Apesar de eu não ficar postando todos os dias, eu tento manter uma certa regularidade nas postagens. O certo seria eu fazer uma programação na minha agenda sobre o que postar em determinado dia da semana, mas sabe como é a vida real - imprevistos acontecem, assim como bloqueio criativo também. E isso eu venho falando há tempos!!!

Mesmo assim, eu tento postar alguma coisa - seja uma resenha de filme ou j-drama que assisti, ou algum manga que li... Ou algum lugar que fui e achei interessante. O lado bom de escrever em blogs é que melhoro a escrita e tenho inspiração para outras postagens. E também posso compartilhar experiências para outros leitores.

Mas também aprendo muito lendo outros blogs - como melhorar a escrita, reflexão, fontes de inspiração e criatividade. Embora eu acompanhe muitos blogs do Brasil, e eu ainda aqui no Japão. Ao menos eu tento saber como andam as coisas por lá e o que mudou (eu sei que muita mas muita coisa mudou mesmo) e tem muitos blogs bons de conteúdo bacana e se pesquisar, acha. E acompanha. Assim, eu consigo melhorar mais nas postagens - tanto aqui como no Instagram, que também acabo postando coisas aleatórias, mas não deixam de ser interessantes.


Claro que tenho que melhorar mais, por isso eu procuro outras fontes para dicas e truques de fotografia, por exemplo. Ou layout para meu Emporio, que recentemente mudei mas tenho que dar alguns ajustes ainda. Só de mudar e deixar o layout mais claro e um pouco mais limpo já ajuda para ler (até eu estava passando mal para ler num fundo escuro e letras brancas!).

Um dos motivos por eu manter este blog ativo - mesmo não atualizando diariamente - é porque eu gosto de escrever, gosto de compartilhar e eu sei que tem gente que gosta de ler minhas postagens. Talvez eu que não procure tão a fundo, mas não sei se tem brasileiros no Japão que ainda blogam. Uns dez anos atrás tínhamos e de boa qualidade e muita informação. 

Talvez porque eu já fujo muito do convencional. Normalmente, brasileiros no Exterior costumam postar sobre suas experiências, perrengues e adaptações, assim como lugares turísticos, comida e algumas coisas aleatórias. Certo que eu também tive uma fase assim, talvez quando comecei a blogar, mas depois achei melhor postar aquilo que viesse na telha, seja uma receita adaptada aqui ou filmes ou j-dramas que assisto. Claro que tem meus devaneios, desabafos e algum lugar aleatório que vou, mas estou eu aqui, em quase 1500 postagens e quinze anos e tanto. 

Um dia farei um desktop semelhante a esse... (via Pinterest)

Tive uma fase em que não postava tanto, chegando a meses que não postava nada, por causa de falta de inspiração e desânimo, depois fui retornando aos poucos, lendo outros blogs que me serviram de "combustível" para que eu voltasse a postar, talvez não como antes, mas que eu trouxesse um pouco mais de conteúdo.

Eu ainda tenho muito mais a aprender, mas um pouco que aprendo, é ótimo para estimular a vontade de escrever mais e mais. Sem falar sobre fotos e outros detalhes que estou aprendendo, como Instagram (é, preciso aprender como colocar o link do Instagram no layout do Emporio). Sobre ganhar uns trocos com o blog, essa idéia ainda está fora de cogitação, porque eu sempre digo que faço por diversão, e se um dia eu resolver quebrar esse motto, tenho receio de que eu perca a vontade de blogar, achando que estou fazendo isso por obrigação. Mas, quem sabe um futuro nada distante, porque nem eu sei o que vou comer no jantar, imagine o futuro que me aguarda, certo?

Posso não lucrar nada - no sentido financeiro - mas só de fazer alguns leitores felizes, já me anima. Como eu já havia comentado nesta postagem no início do mês sobre o projeto BEDA e porque ainda existem pessoas que continuam blogando sobre o quê for. Daí novamente menciono a frase do j-dorama "Kasa o Motenai Aritachi wa" - "Um escritor tem que escrever, mesmo que ele tenha apenas um leitor".

Postagens relacionadas:

- Apenas AVA - "Por que ter um blog em 2021?"

- na cabeceira - "A blogosfera ainda pode ser legal"

- Coruja Geek - "Gosto do seu conteúdo mas não dou audiência"

- Gaby Dahmer - "Blogosfera - A importância e o maior erro de comentar outros blogs"

Imagens: tirando a creditada, as demais são da autora, via smartphone Sharp AQUOS R5G SH51A (que ainda eu tentando acertar a câmera, já que me garantiram que a definição é melhor que o do Xperia...)

Comments