Projeto BEDA (Blog Every Day in August) - Tentar Não Custa Nada



Fiz algumas postagens durante o mês de agosto nesta tag aqui. Mas se aparecerem postagens de abril, é porque tentei o BEDA nesse mês também.

Para quem é blogueiro old school como eu, que desde 2005 vive postando assuntos aleatórios, o projeto BEDA - Blog Every Day in April/August - é uma forma de tentarmos fazer postagens diárias. No meu caso, eu acabo esquecendo por causa de trabalho e também falta de assunto mesmo. Ou quando eu resolvo fazer uma postagem, dependendo do assunto, eu levo alguns dias porque eu tenho que pesquisar e às vezes demanda tempo.

Uns bons anos atrás, eu ainda tentava postar quase que todos os dias, mesmo se fosse uma postagem de duas linhas, que fosse, mas, com o tempo, fui vendo que era melhor postar pouco, mas que tivesse conteúdo, do que postar todo dia e ser assunto vazio. 

Quando tinha o projeto BEDA no grupo do FB Rotaroots (que ainda está em hiato), eles davam o tema e quem participava, fazia uma postagem e indicava outros blogueiros para fazer o mesmo. (Como eu não tenho tantos assim, eu deixava por livre e espontânea vontade de quem estivesse lendo e tivesse blog também)

Atualmente, participa do BEDA quem quer, e o tema do dia fica por conta da criatividade de quem estaria postando. Se vai postar todos os dias, também fica a livre escolha, o importante é tentar ter conteúdo de qualidade e colocar a criatividade a todo vapor. Isso quando a inspiração chega, né?

Não vou negar que vivo tentando participar de blogagem coletiva, mas o duro para mim é indicar para outros. Por isso que deixo por livre escolha, quem quiser participar ou não, fica a critério de quem está lendo. Já tentei no Instagram, mas como minha vida não tem muitas coisas interessantes, e mesmo porque nem tento e nem quero ser blogueira influente, acabo parando no meio. No BEDA anterior, se fiz oito postagens, foi muito. 

Mas, o importante é tentar, mesmo se for poucas postagens, mas que tragam bom conteúdo. Apesar de não terem tantos blogs como antes, felizmente ainda existem pessoas que blogam, atualizam, trazem conteúdo e informação, porque sabem que ainda existem pessoas que gostam de acompanhar e ler.

Lembrei de uma frase no j-drama "Kasa o Motenai Aritachi wa" em que o escritor Hashimoto, depois de um bloqueio criativo e a visita de seu amigo de infância, diz em uma cena :

 "Um escritor tem que escrever, mesmo que ele tenha apenas um leitor"

Acredito que por isso que muitos blogueiros continuam firmes e fortes, postando sobre diversos assuntos, porque mesmo se não recebemos algum comentário, sabemos que temos alguém lendo, mesmo se for uma pessoa.

Embora tenha o projeto BEDA para estimular os blogueiros a continuarem a missão de transmitir seus conhecimentos e experiências para os leitores e também servirem de inspiração para seus colegas, a gente que bloga - seja por hobby, que é o meu caso, ou por motivos financeiros - tem que levar a sério nos demais meses. Ou tentar, porque postar todos os dias, demanda muita paciência, tempo e inspiração.

Não vou garantir se vou conseguir postar todos os dias, mas tentarei numa certa frequência, como estou tentando fazer ultimamente. 

Imagem que abre o post - retirado do blog Garotas Rosa Choque, quando, em 2015, ela fez uma postagem sobre o projeto BEDA.

Comments