Quando Brincar de Cosplay e Crossdresser vira assunto sério... (Parte 7)

Pelo menos aqui, o pessoal fazer cosplay acaba se tornando fonte adicional de renda (e estou falando sério, porque existem lojas que contratam pessoas que se vierem de cosplay, pagam um pouco a mais, como Mandarake por exemplo). 


Mas muita gente gosta de ver seu artista favorito ter uma pequena experiência em aparecer com um cosplay famoso ou não. Ou fazendo crossdresser completamente "montado", que ninguém reconhece de tão perfeito que fica. Sim, já mencionei muitas vezes e nós, mulheres, ficamos morrendo de raiva querendo saber como conseguem deixar a pele linda.

Na série que estou fazendo, certamente não vai ter fim, porque acabo descobrindo os artistas que resolvem fazer cosplay e crossdressing para fins de diversão ou porque acabou gostando de fazer mesmo. Lembrando que a maioria dos artistas resolve encarar essa tarefa em programas de variedades, e as vítimas, digo, os escolhidos, em sua maioria, são os moçoilos dos Johnny's, que acabam encarando numa boa.

Aí quando é alguém que você menos espera, por mais que possa ser a maior vergonha alheia da vida (dele), acaba sendo algo divertido.

Quem me conhece, sabe que sou fã dos Beatles desde o ginasial, com direito a livros e outras memorablias que ficaram na casa dos meus pais quando vim parar aqui (e mesmo assim, ainda continuo atrás de mais itens, como livros de fotos, por exemplo). E a banda tem foto pra caramba, e ainda nos dias de hoje, mesmo 51 anos depois que eles encerraram as atividades, acham algo inédito.

Em dezembro de 1963, a banda participou de um evento de Natal no Finsbury Park Astoria, em Londres, que foi do dia 24 de dezembro de 1963 a 11 de janeiro de 1964. Entre apresentações musicais com outros músicos, o quarteto fazia algumas esquetes meio no improviso, já que ensaio não era muito o forte deles, mesmo porque nem tempo tinha.

Uma das esquetes que fizeram era da donzela em perigo, como nos filmes dos anos 20~30 - A mocinha (George Harrison) é raptada por um vilão (John Lennon), amarrada nos trilhos do trem, aparece o mocinho (Paul McCartney), derrota o vilão e salva a donzela. (Ringo Starr fazia os "efeitos especiais", aka jogar neve no cenário, já que eles encenaram perto do Natal)


Nem precisa dizer como foi a encenação, né? Como disseram - "era uma bagunça organizada, mas uma bagunça divertida". Uma pena que não tem registro em vídeo, mas dá pra encontrar centenas de fotos nos sites afora.

E quem achava que tinham parado por aí, ledo engano: em 6 de maio de 1964, foi levado ao ar pela rede ITV (Inglaterra), o especial "Around The Beatles", em que os próprios interpretavam suas músicas, e tendo convidados especiais. Logo na abertura, o quarteto faz uma interpretação de uma parte da história "Sonhos de Uma Noite de Verão", de William Shakespeare - "Pyramus e Thisbe" (ato 5, cena 1). 

Do especial de primavera "Around The Beatles", em abril de 1964. Na abertura do programa, o quarteto fez uma encenação de uma das peças da história "Sonhos de Uma Noite de Verão". Da esquerda pra direita - O ator Trevor Peacock como Peter Quince; Paul McCartney (Pyramus), George Harrison (Lua), John Lennon (Thisbe) e Ringo Starr (Leão). Não consegui descobrir quem interpretou a parede.

Só tentando resumir a história - Pyramus e Thisbe eram dois jovens que viviam um amor proíbido - suas famílias eram inimigas, e para poderem se comunicar, era através de um buraco na parede que divida suas casas. Eles resolvem se encontrar na tumba de Ninus, debaixo de uma amoreira numa noite de lua cheia. Thisbe chega primeiro, mas se depara com um leão com a boca ensanguentada após ter atacado uma presa, a jovem foge, largando sua capa, o qual o leão rasgou e manchou de sangue. Pyramus, ao ver o leão dilacerando a capa de Thisbe, achou que o animal a havia matado, entra em desespero e comete suicídio. Thisbe o encontra morto e acaba por suicidar-se também, usando a mesma adaga. Diz a lenda que as amoras possuem a côr de um vermelho escuro devido ao sangue dos amantes terem manchado as frutas e folhas que antes eram brancas.


Voltando a esquete: não sei se os papéis foram eles mesmos que escolheram ou foi escolha da produção, mas vendo o vídeo (pela enésima vez, acho eu), acredito que os personagens foram bem escolhidos - Paul McCartney como Pyramus, John Lennon como Thisbe, George Harrison como a Lua, e Ringo Starr como o Leão. O ator Trevor Peacock era Peter Quince, que apresentava a peça durante o casamento do duque Teseu e sua esposa Hipólita.



O programa foi gravado no dia 28 de abril de 1964, dois dias depois em que Londres comemorava os 400 anos de nascimento de William Shakespeare. Dizem que a encenação de "Pyramus e Thisbe" foi em homenagem ao escritor. 

Sobre o programa, milagrosamente dá pra encontrar o DVD (tanto original como a colorizada) e no YT, mas algumas versões em qualidade variável.

A foto que abre a postagem, é do fotógrafo Robert Whitaker (1939-2011), que acompanhou os Beatles de 1964 a 1966. Em meados de 1964, enquanto estiveram na Escócia para uma entrevista a um jornal local, e o jornalista responsável veio com alguns figurinos de teatro e pediu para eles usarem. E deu no que deu. Na revista britânica MOJO - "The Beatles Classic, Rare and Unseen" - além dessa foto, encontram-se muitas de outros fotógrafos conhecidos nos anos 60.

Imagens: revista MOJO, tumblr diversos.

Comments