Outono


O outono no hemisfério norte começou no dia 23 de setembro, mas aqui no Japão a temperatura parecia ainda dos primeiros dias de verão - quente, mas não aquele calor abafado e que te faz transpirar pelo corpo todo, apesar da temperatura ainda estar entre 28~30 graus.

Com essa variação climática em todo o planeta, a gente espera de tudo. 

Outono é uma das estações que eu mais gosto, se eu falar os motivos, a lista é longa, mas o principal é que não passo calor, a temperatura é mais agradável e me anima muito mais para fazer as coisas que eu gosto (só não falo que me dá mais ânimo pra trabalhar porque seria outra história). Um dos poréns é que eu tenho que controlar a gula e trancar a geladeira e a despensa, porque acabo comendo demais.

Mas tento entender as pessoas que não gostam de temperaturas mais baixas, da mesma forma que tento entendê-las de gostarem muito do verão. Pessoas que nasceram em países em que a temperatura chegava nos 35 e acostumaram com isso, é fato que, quando resolvem mudar para um lugar onde a temperatura mesmo no verão marca a casa dos 20 e poucos, chega a ser ódio a primeira vista.

O mesmo acontece para quem viveu em um lugar de temperatura baixa e vai morar em um lugar onde fica 35 graus à sombra.

Talvez um de muitos motivos de eu gostar de temperaturas baixas seriam minha ascendência materna (meu avô por parte de mãe era de Hokkaido, no extremo norte do Japão) e eu ter nascido no auge do inverno brasileiro (nasci no final de julho, minha mãe inclusive marcou na caderneta de meu nascimento que estava nublado quando foi ao hospital).

Sem falar das mudanças naturais, como as folhas ganhando um tom mais avermelhado, as folhas das árvores de Ginkgo biloba ou ichou se tornam num tom amarelado (não, não é apodrecimento, não!), e o interior de seus frutos (parecido com um pistache) o ginnan, são usados na culinária. No cidade de Sobue (cidade que foi anexada a Inazawa), tem em outubro o festival do Sobue ichou kouyou matsuri, incluindo muita comida feita com as sementes de ginnan (fui em 2019).

Falando em comida... outono é a estação em que encontramos castanhas (kuri), caqui, pêras, uvas sendo usadas largamente na culinária. Sim, têm pratos salgados usando essas frutas. Além de abóboras, berinjelas e batata doce.

Sempre bom ver na quitanda ou supermercado os alimentos da estação e suas receitas para variar o cardápio.

Além de meu consumo de chás aumentar nessa época (não que eu tomasse no verão, mas eu tomava na versão trincando de gelado com direito a mais gelo), mas o de café chego a diminuir um pouquinho.

E eu falei que já tomamos a segunda dose da vacina contra COVID-19? Mesmo assim, não nos descuidamos e continuamos com a rotina de usar máscara, higienização e evitar o máximo possível de lugares aglomerados (supermercado fica um lugar meio difícil de evitar, mesmo nos horários menos cheio).

Foto: da autora em outubro de 2019, no Sobue Ichou Kouyou Matsuri em Sobue-cho, Inazawa. No templo de Yusen-ji, tem a maior quantidade de árvores de ichou (o templo fica quase ao lado da estação de Yamazaki, da linha Meitetsu Bisai). Devido a pandemia, ano passado foi cancelado, bem como a edição deste ano, por medidas de precaução. Esperamos que no próximo ano, tudo se normalize e respeitando as normas de prevenção.

Comments