Porquê eu não gosto do verão (mas gosto em outros aspectos)


(Eu só não digo odeio porque vai soar muito forte mais do que já é.)

Existem pessoas no mundo que adoram o verão e existem outras pessoas que querem passar longe desta estação do ano. Eu faço parte do segundo time, e eu explico o porquê.

Eu nasci e vivi boa parte da minha vida em uma cidade que, quando chega o verão, fica um clima abafado e seco, que nem dormindo com o ventilador ligado diretamente no corpo, resolve. Isso porque fiz faculdade em uma cidade mais ao oeste paulista que, quando acabava o inverno, já ia direto pro verão, ou seja, nem primavera existia. 

Para melhorar minha situação, eu tenho pressão sanguínea muito baixa, ao ponto de eu "apagar" do nada, especialmente no verão. Para terem uma idéia, enquanto eu morava no Brasil, dá pra contar nos dedos de uma mão quantas vezes eu fui para a praia (e nem piscina de clube eu frequentava).

Aqui no Japão não foi diferente, apesar de eu ter morado muitos anos em uma província em que tinha muitas praias e mar. O mais engraçado era que, em Kanagawa e em Chiba eu raramente reclamava do calor, e a sensação de que sua pele estaria "melada" por causa do mar - muito pelo contrário: quando morei em Kanagawa, por uns três anos seguidos, durante o feriado de verão, passava o dia em Atami, cidade vizinha. E em Yokohama, nos dias de folga, ia passear em Enoshima, que ficava meia hora (de carro).

Mas quando em 2016 fomos gentilmente obrigados a nos mudar, o primeiro verão que passei em Aichi, foi literalmente de assar, porque passar três meses da estação do ano num calor que batia 36 graus em agosto, não era para qualquer um.

Agora, vou tentar explicar os motivos de eu não gostar do verão, especialmente aqui:

- Não consigo dormir direito: Mesmo com o ar-condicionado ligado, é muito difícil eu conseguir ter uma noite decente de sono. Tenho pena de quem trabalha à noite e precisa dormir durante o dia nessa época do ano. E olha que eu durmo com roupas mais leves, mas mesmo assim...

- Dieta mais do que líquida: Eu sei, eu sei que durante o verão a gente não pode descuidar da alimentação, mas durante esse tempo, o consumo de líquidos nesta casa aumenta da mesma forma que as saladas tomam conta da geladeira. Muitos recomendam comer curry e unagi durante esse período, para combater o natsubate, ou a famosa indisposição. Confesso que já tentei, mas acabei ficando nas frutas e verduras mesmo (sem falar no consumo dobrado de sorvete).

- Usar maquiagem somente os fortes conseguem: Se bem que só uso maquiagem quando eu saio, e olhe lá, ainda mais nessa pandemia. Mas não descuido do skincare, que é lavar o rosto, hidratar, tonificar e tentar fazer algum milagre aka algum creme hidratante ou pra diminuir as rugas e manchas. Quando saio, acrescente a tudo isso boas doses de protetor solar. E mesmo assim, transpiro tanto que nem sei se o protetor solar derreteu nesse meio tempo. Eu admiro quem consegue fazer uma boa make-up no verão sem derreter, porque já tentei e nem preciso dizer o resultado, né?

- Qualquer roupa que uso, passo calor: Se falarem pra eu usar shorts ou minissaia, esqueçam, porque esse tipo de roupa tenho que ter bom senso pra usar, e como eu tenho noção, os shorts eu uso em casa mesmo. Mesmo porque pra ir trabalhar, é camiseta de manga curta e calça comprida (infelizmente não trabalho em regime de home office). E no final do dia eu quero voltar logo para casa e direto pro banho, porque não suporto ficar com a camiseta suada.

- Não consigo me concentrar: Por isso que existem férias de verão, porque fica muito difícil ter concentração numa temperatura de 36 graus com sensação térmica de 50. Até hoje me pergunto como consegui passar no vestibular em pleno verão numa cidade cuja temperatura chegava aos 36 logo às sete horas da manhã. E no trabalho, a situação não muda muito.

- Viro camarão cozido em questão de horas: Certo que eu já tive uma fase que ia para a praia todo feriado de verão, pelo menos aqui. Mas, mesmo usando protetor solar fator 50, eu ainda consigo ficar vermelha como camarão cozido em questão de algumas horas no sol. Depois de quase eu ter ido parar no hospital por conta de ter ficado quase o dia todo no sol, mesmo debaixo do guarda-sol, protetor solar e ingerido líquidos, passei a evitar praias. Ou melhor: dobrei o uso de protetor solar e só saio de casa com sombrinha (em casos mais extremos, chego a usar aquelas luvas que cobrem todo o braço para que as manchas que tenho neles não aumentem).

Antes que muita gente digam que eu sou uma pessoa amargurada, que acha que verão é um clima ruim, e tudo o mais, se tem algumas coisas que eu gosto do verão são as músicas e os j-dramas da temporada - pelo menos aqui, né. Que são mais alegres, trazem uma energia contagiante e divertidas. Além da paisagem ser mais colorida, especialmente as hortênsias e girassóis.


Outra coisa que eu gostava durante o verão, eram os festivais. Mas devido a pandemia desde o ano passado, tudo o que era festival, foi cancelado. Assim como muitos concertos e eventos. Quando tinha os festivais, eu costumava ir, nem que seja para comer (comida de matsuri é outro nível) e esperar pelos fogos de artifício. 

Espero que todo mundo seja vacinado logo, que essa pandemia acabe, para que as pessoas voltem a se socializar e ter um pouco mais de alegria na vida. Apesar que no verão o contato físico fica algo a desejar por causa do corpo melado, ao menos dava pra gente ir se divertir juntos, apesar dos pontos negativos que mencionei, porque qualquer estação do ano, tem seu lado negativo, mas também o lado positivo.

Imagens: da autora. A que abre a postagem, foi em agosto de 2015 durante o festival "Yassai Mossai" de Kisarazu, Chiba. A segunda, foi em 2018 em uma das poucas vezes que fui em Gifu-shi, no Active G, ao lado da estação de Gifu.

Comments