Sobre Concert Goods - Muito Além da Camiseta e Shopping Bag (Parte 2)

O tempo em que ir comprar concert goods requeria muita paciência e muitas horas esperando na fila para começarem a vender e que muitas vezes alguns itens acabavam em segundos...

E vamos continuando a série de muitas neste Empório. Mesmo com a pandemia, os artistas arranjam um jeito de entreter e ganhar uns trocos - shows on line, com pagamento de taxa e ainda comprar os goods. Afinal, todo mundo precisa arranjar um jeito de pagar as contas, certo?

Voltando à vaca congelada - quase todos os artistas lançam durante a turnê uma série de goods como já mencionei em postagens do tipo. O que imaginar, tem quase tudo. Claro que os campeões de venda são o shopping bag e a camiseta, afinal, ambos tem utilidade no dia a dia.

Falando em camiseta, vou focar um pouco no quesito vestuário, como bonés, toucas, blusa de moletom, parka, agasalho esportivo, roupa íntima, meias... Pera, eu disse roupa íntima??? Calma, que eu chego lá.

Como eu vivo dizendo, a equipe de propaganda e marketing tem que se virar nos trinta para sugerir modelos de concert goods juntamente com os artistas, que escolhem modelos, formatos, cores e estampas. E claro que necessita meses de antecedência, porque além de confeccionar, tem que divulgar. Sem contar que antes disso tudo, acontecem muitos imprevistos, modelo não é aprovado logo de primeira, redesenha, enfim. Quem trabalha com design de produto sabe muito bem disso. 

Qualquer coisa, recomendo assistir o documentário "Ride On Time", em que mostram os bastidores da maioria dos artistas dos Johnny's. No programa dedicado ao grupo NEWS, eles mostram como foram feitos os goods na época do EPCOTIA Dome Tour. Quem assina o amazon prime, tem completo as três temporadas com direito a escolher legenda.

E como o público é exigente, quer sempre novidades, e não medem esforços para conseguir adquirir algum ou muitos produtos mesmo sem ir ao concerto em si. Atualmente, os goods estão sendo mais úteis no dia-a-dia, o que muito tempo atrás, muita gente só usava no dia do show e guardava com medo de estragar e não achar mais.

Camiseta é o item mais comum em todos os shows, e dependendo do artista, dá pra escolher a estampa, tamanho, cor... Mas como a galera dos Johnny's tem muito item diversificado, desculpem, mas essa série vai focar muito mais neles.

Os muitos poréns das camisetas dessa galera são: falta de diversificação (leia-se estampa, côr e modelo) e tamanho (povo acha que todo mundo tem o mesmo manequim, ou seja, tamanho pequeno mesmo). Confesso que deixei de comprar camiseta nos shows por causa disso - sim, tamanho!! Claro que, com o tempo, foram atendendo o pessoal e começaram a variar um pouquinho (pelo menos de tamanho, as camisetas ficaram um pouco maiores).

Mas, tem gente que não ficou somente na camiseta padrão, não...

Agasalho de Ginástica: Não vi essa vestimenta sendo vendida em concertos, mas nos sites oficiais de artistas. No Japão, esse agasalho é chamado de jersey talvez por causa do material, mas é muito comum ver essa vestimenta em programas de TV ou nos backstage de concertos de artistas. Os artistas que conseguiram ter a proeza de colocar pra vender no site oficial deles em algum concerto ou tour, foram o EXILE TRIBE na época que lançou o single "24 Karats TRIBE OF GOLD" que foi tema da segunda versão do j-dorama "GTO - Great Teacher Onizuka", com o membro AKIRA como protagonista.


Outro artista que também colocou agasalho de ginástica pra vender na época de concert tour foi o Masaharu Fukuyama - durante o concerto de final de ano que ele fazia quase anualmente, ele botou pra vender no site oficial e na da agência Amuse, o conjunto completo. Foi no "Fuyu no Daikanshasai Sono 11" em 2011, mas como ele coloca um monte de itens pra vender tanto no site como no local do show, fica difícil saber realmente se tem outras versões da peça.

Quem era do FC BROS., dava para assistir os vídeos que Masaharu postava mensalmente - o BROS.TV -, e quase sempre estava usando o agasalho que era vendido nos shows (aliás, ele usa todos os itens que produz em seus vídeos para o FC, inclusive participa no design deles).

E tem gente que usa dois por precaução.

Parka:
 No inverno torna-se peça muito útil para enfrentar a friaca de dezembro a março, mas como muito conforto e estilo. Mas dá pra usar na primavera e outono, já que o clima fica mais ameno mas naquele esquema - esquenta e depois esfria. Os parka ajudam nesse ponto. Os modelos podem vir com ou sem o zíper.

Como mencionei na postagem, a maioria dos concert goods são da galera dos Johnny's, mas pode acontecer de aparecer algum artista aleatório, porque não é só eles que botam produto diferente nos dias de shows (ou no site oficial).


O agora trio NEWS na época da tour QUARTETTO (primavera de 2016), colocaram um parka vermelho pra vender. Disseram que o tamanho era grande, e o design bem simples e discreto. (Não ia mencionar camisetas nesta postagem, mas esta vou fazer questão - a camiseta dessa mesma tour também era vermelha, mas com o design tendo uma partitura de música e a modelagem diferente - era mais comprida e com as barras arredondadas).


Na tour de inverno de 2016 do Arashi - "Are You Happy?" - também colocaram um parka na lista de concert goods. No caso, o modelo era aberto por um zíper e de cor cinza claro. Teve uma piada interna entre os fãs que a idéia do parka teria vindo do Sho Sakurai, já que ele era conhecido no finado programa "Himitsu no Arashichan!!" pelo seu modelito double parka no quadro "Mannequin Five".

No concerto de três dias que marcou o retorno do grupo KAT-TUN às atividades - "UNION" - incluiram o parka como item na lista. Simples, mas era de tamanho grande. Aliás, as camisetas passaram a ter dois tamanhos - para homens e para mulheres.

O grupo Hey! Say! JUMP também colocou um parka na lista dos concert goods durante a tour "Sense or Love" em 2018 - era de jersey preto. E na tour do ano seguinte - "PARADE" - era um kigurumi de material felpudo, lembrando pêlo de animal, com o capuz tendo orelhas de lobo, pois na época do lançamento do álbum, o twitter oficial do grupo tinha a imagem de um lobo para divulgação. 


Na tour de inverno de 2016, o grupo/banda Kanjani Eight incluiu um parka branco nos concert goods de "Kanjani Eight's Eightertrainment", com o nome "Eighter" (apelido carinhoso dado por Subaru Shibutani aos fãs do grupo) em preto, parecendo com o logotipo da banda Metallica.

Claro que outros grupos da geração mais nova (Kis-My-FT2, Sexy Zone, Johnny's WEST, SiXTONES, King and Prince, Snow Man, por exemplo) colocaram esse item na lista dos concert goods, mas não tenho como listar de todo mundo. Mesmo porque até encontrar imagem decente desses itens é um desafio, pois nem todo mundo posta nas redes sociais porque outras pessoas ficam torrando nosso saco para parar de postar por ser "proibido" (mas o povo posta mesmo assim). Mais fácil encontrar em sites de auctions e flea markets, mas tendo em mente que vai encontrar muito caro mesmo sendo de segunda mão, mesmo estando com a embalagem lacrada.

A lista de itens é imensa mas vou tentar fazer aos poucos para não cansar... mais do que já está.

Imagens: pinterest, google, abema, fc2 blog, twitter.

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