Exposição - "Moomin Comic Strips Exhibition" (Nagoya City Museum)

Foi nos stories do Instagram na semana passada que fui saber que no Museu de Nagoya (Nagoya-Shi Hakubutsukan) estava tendo a exposição das tiras em quadrinhos da série "Moomin", da artista finlandesa Tove Janssen, e vai até dia 14 de novembro.

Isso porque a exposição tinha começado em setembro e não sei como eu não percebi, já que vez ou outra estava em Nagoya e pegando metrô direto, e olha que cartaz de informação de evento ou exposição é o que não falta (especialmente na estação de Fushimi, por causa do Museu da Ciência que fica perto desta estação).

Enfim, acabei indo no último sábado.

O Museu de Nagoya ou Nagoya-Shi Hakubutsukan, fica perto da estação do metrô Sakurayama, linha Sakuradoori. Na verdade, eu conheci este museu devido a uma outra exposição que fui em 2019 - a do Snoopy Museum Exhibition in Nagoya. 

Eu precisaria era criar vergonha na cara e ir neste museu para ver melhor o acervo.

Os personagens da série "Moomin" são bem conhecidos aqui no Japão, inclusive tem um parque temático na cidade de Hanno, Saitama. Além de lojas e cafés em grandes centros, goods e às vezes colaboração com alguma loja. Eu não sei como é a popularidade deste personagem no Brasil, mas como disse, aqui no Japão é bem popular.

A série foi criada pela finlandesa Tove Janssen em 1945, no livro "The Moomins and the Great Flood". E as tiras começaram a ser publicadas em 1947. Conta a história de uma família de trolls que moram em uma vila no meio da floresta, o "Moominvalley", convivendo com uma série de personagens, e situações do cotidiano, com uma leve sátira nos acontecimentos da atualidade.







As fotos dos painéis com amostras do que tem na exposição, estavam no caminho para o prédio onde fica o museu. Mas dentro da exposição não eram permitidas tirar fotos - ou por motivos de direitos autorais por conta da responsável do acervo (no caso, seria a sobrinha da Tove Janssen, que ficou responsável pelo patrimônio deixado pela tia e por Lars Janssen, irmão da autora que passou a continuar a série nos anos 60) ou por causa do acervo, vindo direto da Finlândia e serem originais, correr o risco de danificar por causa da luz excessiva, já que no interior da exposição, a iluminação era indireta.

Por ser a primeira vez que a exposição com cerca de 280 desenhos originais e rascunhos é feita no Japão, além de ser o 75o. aniversário de criação do personagem, a exposição foi programada para ser feita em 11 locais, indo até agosto de 2022. No site oficial (em inglês), é possível ver uma boa amostra do que seria exposto.

Quando fui, tinha uma quantidade razoável de visitantes, mas aconselho ter muita paciência, pois, por se tratar de quadrinhos, muita gente acaba parando para ver melhor, mesmo estando escrito em sueco ou inglês.

Depois de Nagoya, ainda terão as exibições em Yokohama, Nagasaki, Ehime e Tóquio, e como vai até agosto do ano de 2022, vai dar pra tentar ir e conferir.

E dentro da exposição, tem a loja que vendem uma variedade de produtos com o personagem. Não sei dizer se, mesmo não entrando na exposição, é possível somente comprar os goods (pelo menos todos que eu fui, não dava).

Nota: é possível comprar o ingresso no dia que for ao museu, só tem que tomar cuidado com os dias de folga do local. Quem for nos finais de semana, quem tiver o passe "Do-Nichi Pass" do Nagoya Metro, tem desconto.

Sites: 

- Nagoya City Museum: http://www.museum.city.nagoya.jp/

- Moomin Comic Strips Exhibition https://moomin-comics.jp/index.php

- Moomin Official HP Japan: https://www.moomin.co.jp/

Comments