Fim de Expediente

No café da sereia na última sexta, relendo o mangá por causa do filme

De uns bons tempos para cá, quase toda véspera de minha folga, geralmente nas sextas-feiras, costumo passar algumas horinhas em alguma cafeteria e ficar lendo algum manga aleatório ou a revista que comprei semanas anteriores e nem tinha folheado, enquanto tomo café-com-algum-complemento-cheio-de-detalhes no café da sereia.

Isso antes da pandemia. 

Depois de mais de um ano com o horário restrito (fechavam tudo às 20h e para mim não valia a pena ficar uma hora lá), voltei a passar horas na cafeteria, lendo e deixando o café esfriar.

Nessas horas muita gente me pergunta "e na sua casa não dá pra fazer isso?" Olha, para dizer a verdade, têm finais de semana que fico o dia todo em casa lendo, assistindo aos j-doramas atrasados, estudando e bebendo café ou chá. Mas têm horas que tenho vontade de ficar num canto quietinha e lendo, porque às vezes em casa, acabo perdendo o foco. E olha que ano passado, durante o kinkyuu, eu passei 45 dias trancada em casa e boa parte do ano casa-trabalho-casa.

E eu fazendo café em casa com o pó que comprava na loja especializada que tem em todo o Japão (quando não muito eu comprava no café da sereia em época que eu ganhava cupom de desconto). Só que em casa eu tinha que deixar o notebook desligado e o celular escondido, porque senão eu perdia o foco. Funcionava? Bem...

Têm aqueles muitos dias em que eu quero esquecer trabalho, problemas, tudo. Quero apenas sentar num canto e relaxar com alguma bebida ou comida que me conforte. Ler meu livro favorito, minha revista inacabada, meus mangas cuja pilha aumenta todo mês. E quero que dane-se a opinião alheia sobre passar parte do tempo em alguma cafeteria ou qualquer lugar aleatório, sei lá.

Se eu não tiver uns momentos para esvaziar a cabeça, acabo perdendo o pouco de sanidade que tenho. E nessas horas é que eu preciso esquecer essa vida para ter algumas horas para recarregar as energias e tocar a vida.

Para mim, funciona. E como.

P.S.: Muitos estabelecimentos têm suas formas de prevenção contra o COVID-19, como medir temperatura, desinfecção, e separações com divisórias de acrílico ou cortinas de vinil. Usar máscara quando não está comendo ou bebendo, e, se for conversar, fique com ela. Por enquanto, os casos estão diminuindo depois que acabou o estado de emergência e alguns estabelecimentos estão voltando com o horário de funcionamento normal. Mas, mesmo com boa parte da população vacinada com as duas doses recomendadas, prevenção nunca é demais.

Foto: da autora, via smartphone mesmo porque ainda não consegui juntar fundos para uma câmera fotográfica decente.

E que muita gente tenha senso de diversão e noção no Dia das Bruxas hahaha.


Comments