"Inori Mail"


Ou um eufemismo para o responsável de recursos humanos daqui dizerem "melhor sorte na próxima vez" ou "oremos por você para ter mais sorte" (hahaha) quando você envia seu currículo para procurar emprego e recebe a resposta.

Quem me conhece, sabe que desde faz muito tempo que estou tentando mudar logo de emprego, e falta de tentar é o que nunca me faltou. Acho que perdi as contas de quantos lugares eu enviei currículo, refiz o mesmo por motivos diversos, e quantos "não" eu recebi. E quando me chamavam para a entrevista literalmente dita, uma semana depois recebia carta ou e-mail com o resultado nada animador.

Como esse que recebi recentemente.

━━━━━━━企業からのメッセージ━━━━━━━━

この度は、弊社にご応募いただきありがとうございました。選考の結果、採用について社内で慎重に検討いたしましたが、誠に残念ながら貴意にそえない結果となりました。何卒ご了承くださいますようお願い申し上げます。末筆になりますが、今後の益々のご活躍をお祈り申し上げます。

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

Traduzindo de forma sucinta: "Agradecemos por ter se inscrito nesta empresa. Levando em consideração, analisamos cuidadosamente durante a seleção, mas infelizmente, não foi desta vez. Obrigado pela compreensão. E também estaremos orando pelo seu sucesso futuramente."

Bem, isso quando me chamavam para a entrevista in persona, porque já teve lugar que nem meu currículo pediu e já me descartaram logo na primeira conversa (já fiquei me perguntando se no telefonema eu esqueci de falar ou falei algo nada a ver). As mais dolorosas foram:

1) a entrevista estava marcada e estava tudo combinado, até que um dia antes enviaram e-mail avisando que "por motivos particulares, a entrevista foi adiada, por favor aguarde nova data". Até aí tudo bem, se não fosse no dia seguinte ter recebido outro e-mail "sinto muito, você não foi aprovada"; 

2) a conversa foi via MSN e nem quiseram saber de currículo nem uma conversa on line - já me ignoraram quando falei onde eu morava. E não tive retorno.

Claro que na mesma hora eu passo por diversos sentimentos diferentes, desde indignação, raiva e vontade de ir no canto e ficar chorando por horas (não nego que já fiz isso muitas vezes), mas não dá pra ficar se culpando e ficar se indagando "onde foi que eu errei" ou "sou uma inútil ao ponto de nem quererem nem pra ser figurante de poste". 

O jeito é erguer a cabeça e seguir em frente e não desistir, apesar de muitos me condenarem o fato de eu nunca desistir ou mais conhecido "dando murro em ponta de faca".

Muito fácil condenar do que ajudar. Vejo em muitas redes sociais pessoas dando sugestões de "mudar de vida", "saia da rotina", essas coisas que até hoje não sei porque eu acabo lendo, sabendo que eu fico com uma certa raiva. Raiva porque deveriam também dar dicas de como fazer um bom currículo para pessoas que ainda querem ficar aqui. 

Não que não tenham postagens sobre isso, mas a maioria dos sites que procurei, eram em inglês voltado para estrangeiros com qualificação, especialmente para quem quer lecionar em escolas de línguas ou como profissionais de TI. Se for em japonês, tem que saber muito bem a linguagem formal também. Mas, em várias lives que tivemos com profissionais de T.I. brasileiros que residem aqui, alguns indicaram a Hello Work (agência pública de empregos) para procurar ajuda na hora de preencher um currículo de forma mais apresentável. Outros, recomendaram ir em cursos de língua japonesa mantidos por entidades sem fins lucrativos, como  Nagoya International Center e outras semelhantes. Se tiver amizade com algum nativo ou alguém com boa fluência para poder ajudar, é melhor também.

Não estou criticando as pessoas que ensinam e dão sugestões de "mudar de vida", mas eu sinto falta de informações a respeito de como preencher um currículo, de como se portar em uma entrevista de emprego, porque seriam dicas valiosas para quem mora aqui. Eu só não faço postagem de como se vestir e se portar durante uma entrevista de emprego qualquer aqui, porque não tenho tanta experiência como se deveria, embora eu já tenha enfrentado muitas entrevistas de emprego, mas isso varia de lugar pra lugar.

(Mais fácil eu fazer uma postagem sobre minhas experiências frustrantes em entrevistas de emprego, mas como as histórias são deprimentes, melhor deixar quieto.)

Apesar de muita gente achar que estou chovendo no molhado e que eu deveria sossegar no canto ("porque você não tem mais 20 anos", dizem), eu não desisto. Leio muitos artigos voltados para mulheres com mais de 40 e conseguem mudar de vida e serem bem-sucedidas (especialmente a revista Nikkei Woman, que possuem uma série de artigos para mulheres que trabalham, dos 20 aos 70 anos).

Porque mudar de vida não tem idade. Basta ter muita força de vontade e procurar o que é melhor para si mesmo.


Comments