Kirigami - A arte de criar imagens cortando em papel (ou folha)


Raramente eu posto sobre exposições, porque vou em alguns e bem aleatórios, do tipo, "quem iria num lugar desses". Na verdade, eu vou naqueles que me interessam. Até mesmo os gratuitos, que são itinerantes e ficam por pouco tempo.

Confesso que teve alguns que eu estava morrendo de vontade de ir, mas todas as vezes que eu tentava, ou a fila estava enorme, ou estava sem fundos ou a pandemia botou tudo por água abaixo (aconteceu comigo quando eu ia na exposição do Bansky em Nagoya - quando dava certo de eu ir, a fila estava enorme, e depois veio a pandemia e piorou mais ainda).

As exposições itinerantes, que fazem em um espaço razoável em alguma loja de departamentos, são as mais interessantes. Especialmente quando você não sabia que estava tendo um lá.

Quase toda semana vou a uma das "maiores" lojas da cidade, o Leaf Walk, pois tem uma livraria com acervo muito bom, além de outras lojas. O cartaz da campanha de inverno deste ano foi feito com um kirigami em uma folha de árvore por Lito. Ninguém leu errado não - o artista fez um kirigami em uma folha de árvore mesmo.

Como no sábado eu tinha que ir nessa loja de departamentos para ir ao supermercado que fica no prédio anexo, estava tendo uma pequena exposição de fotos e quadros do artista Lito - "Happa no Koryoko" ou "Pequenas Viagens na Folha".








Um dos motivos que levou o artista Lito a fazer a arte de kirigami em folhas de árvores, é para se tratar de Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade que ele possui. Em 2020, resolveu fazer uma exposição com as obras que vinha fazendo.

Na exposição, tem as fotos e ao lado de cada foto, a obra original emoldurada, já que são feitas de folhas e as mesmas são muito frágeis e delicadas. 

Lito tem suas obras postadas em seu Instagram (@lito_leafart) e tem um livro publicado pela Kodansha - "Happa kirigami Collection ~ Itsudemo Kimi no Soba ni Iru ~ Chiisana Chiisana Yasashii Sekai" (Coletânea de Kirigami em Folhas - Um pequeno mundo gentil que está ao seu lado). 

No artigo da Thank You da Benesse, ele mostra como é o processo do kirigami em folhas, e também conta como lida com o transtorno e o motivo que o levou a fazer kirigami.

Como a exposição fica poucos dias, bom acompanhar as postagens do artista no Instagram ou no Twitter, já que ele não possui - ainda - site oficial.

Fotos - da autora, via smartphone, exceto a que abre a postagem que é da HP da Leaf Walk Inazawa.

Comments