[Discoteca Básica do Empório] Kanjani Eight - "8BEAT" (2021)


Entre abril de 2018 a meados de 2021, o grupo/banda Kanjani Eight - hoje formado por You Yokoyama (trumpete e percurssão), Shingo Murakami (teclados), Ryuhei Maruyama (baixo), Shota Yasuda (guitarra) e Tadayoshi Okura (bateria) - passou por diversos contratempos - saída de dois membros (Subaru Shibutani, guitarra, em julho de 2018; e Ryo Nishikido, guitarra, em setembro de 2019), o mentor deles faleceu (Johnny Kitagawa, em julho de 2019), um dos membros sofreu um grave acidente (Yasuda, que já tinha feito uma cirurgia para retirada de um tumor cerebral em 2017, em abril de 2018 teve uma queda e feriu seriamente as costas), outros dois contraíram COVID (Okura e Yokoyama), uma turnê nacional interrompida (o 47 Tour Update, programado para terminar em abril de 2020, foi cancelado em fevereiro do mesmo ano por causa da pandemia), cancelamento de um dos longevivos programas de variedades (o JaniBen, que estava no ar desde 2008), dois programas de rádio encerrados e muitos rumores e boatos que o grupo iria desta pra melhor (no programa "Shabekuri 007", o grupo todo teve que desmentir esse boato).

Mesmo com todos esses problemas, o grupo não desistiu, e nesse intervalo conseguiram fazer dois concertos nos cinco domes (mais um em Taiwan), lançaram seis singles e participaram do projeto Smile Up!, para arrecadar fundos para profissionais de saúde e também em casos de tragédias naturais. Daí a pergunta: álbum novo quando?

No dia 8 de agosto de 2021, no canal oficial da J-Storm no You Tube, saiu um vídeo do grupo entrando numa sala com seus instrumentos e logo aparecendo os últimos singles como quinteto. "Kanjani Eight is coming soon" era o teaser do vídeo, levando muita gente a acreditar que eles iriam lançar um álbum e logo depois sair em turnê.

O anúncio do álbum novo foi no dia 26 de agosto - 8BEAT (leia-se "Eight Beat") - a ser lançado no dia 17 de novembro, três dias antes do início da turnê nacional. E olha que fizeram campanha nas redes sociais para divulgar o álbum, já que faziam mais de quatro anos que não lançavam álbum de estúdio (o último foi em 2017 - "JAM" - e o último com sete membros).


Quando o grupo ficou reduzido a cinco membros, veio a pergunta - será que eles conseguiriam manter a mesma energia e qualidade de antes, já que os dois membros que saíram eram as vozes principais? O single como quinteto - "Tomo yo" - mostrava sinais que sim, eles tinham o poder ainda. Treinamento vocal, ensaios e contatos com produtores e compositores que frequentavam o programa "KanJam", foram os meios que o grupo procurou para poderem tocar a vida e seguir adiante, porque eles sabiam que os fãs ainda o apoiavam.

O álbum (edição normal) contém 12 músicas, sendo que quatro já tinham saído em single anteriormente, uma foi tema do programa esportivo da Fuji Television durante as Olímpidas de Tóquio, e a outra foi tema de encerramento de um filme e saiu o PV no canal oficial no You Tube. Boa parte delas foi composta por músicos que costumam ir no KanJam - Seiji Kameda (Tokyo Jihen), Enon Kawatani (Indigo la End), Taiiku Okazaki, e produtores como Ryosuke Imai, Junji Ishiwatari e Kenichi "Hyadain" Maeyamda.

As demais músicas saíram em edição especial - que foram três além da versão regular. Geralmente vêm dois CDs - um que é igual para todas as edições e o segundo que seriam faixa-bônus, regravações e solos, que vão em edições diferentes, o que faz muita gente acabar comprando TODAS as edições...

O grupo não tem medo de tentar outros ritmos - como o technopop com direito a efeitos vocais usando autotune e remixagens em "Let Me Down Easy" (composição de Kawatani); a influência da banda de punk-rock e ska WANIMA em "Tomo yo" (na edição especial para os Eighters - fãs do grupo - tem a música "Koko ni", composta por Kenta Matsumoto); a dançante "Yes"; a balada "Kimi to Mitai Sekai (algo muito difícil pelo grupo); o rock comendo solto na instrumental "8BEAT" e no lead track "Inazuma Blues"; as motivantes "Rin", "Hitori ni Janai yo" e "RE:LIVE"; os anos 70 onde a disco music era sucesso em "Machi Chuka" (composição de Taiiku Okazaki), e como Kanjani Eight não deixa ponto sem nó, tem a hilária "Kanjani Eight on the STAGE", onde eles mesmos descrevem como são o grupo no palco.

Em vários episódios do programa "KanJAM", que é sobre música, processo de criação, composição e outras particularidades, as gravações de algumas músicas do álbum levavam muitas horas por causa da música ser complicada, acertar o tom e até dificuldade na hora de cantar. Muitas delas foram através de contato com os compositores e produtores que frequentavam o programa.

"Tomo yo" e "Kimi to Mitai Sekai" por exemplo, exigiram do grupo muita técnica vocal - algo que Yasuda e Okura vinham trabalhando desde a época de "Koko ni". 

Como o grupo vem mais sendo banda desde a época em que eles ainda era grupo que cantava enka, obviamente tem que ter pelo menos uma música cujos instrumentos são tocados pelos cinco, como a instrumental "8beat". Embora nos álbuns tenham muitos músicos de estúdio, no palco, é o próprio Kanjani que toca praticamente tudo.


"Inazuma Blues", que foi usada como tema de encerramento do filme "Mogura no Uta Final", é uma mistura de jazz das big bands dos anos 30 com forte uso de metais com rock. Acabou sendo lead track para divulgar o álbum, tanto que um mês antes saiu o PV no canal oficial da gravadora no You Tube.

"Rin" acabou sendo tema da Fuji Television na transmissão das Olímpiadas de Tóquio e será para a transmissão das Olímpiadas de Inverno em Pequim em 2022 - um dos motivos é que Shingo Murakami é caster e comentarista do evento. O PV saiu no canal oficial do YT, mas não consta nas edições com DVD. Embora "Rin" signifique "frieza", a música traz mensagem que aquece as pessoas.

"Machi Chuka", composta por Taiiku Okazaki, tem uma curiosidade - parece que o grupo canta em inglês, mas se abrir o encarte com as letras... a letra inteira está em japonês, e fala sobre comida chinesa!!!

O compositor Hyadain, que frequenta o programa KanJAM, sabendo o estilo do grupo, resolveu compôr uma música do estilo tonchiki song (música cuja letra nada tem a ver uma coisa com outra, ou é cheia de cacofonia ou as duas coisas, mas que muita gente acaba gostando) com a ajuda dos membros - sobre situações que o Kanjani enfrenta no palco durante um show. Desde aparecer no palco, as gags, MCs longos, fanservice, as fitas que caem no encerramento - nada escapou na música. Afinal, se não tiver música com letra cômica no álbum do Kanjani, não é Kanjani.

"Kokoro ni Hana" tem estilo do TOKIO, porque quem compôs a música foi o líder da banda, Shigeru Joshima. A música é usada como tema de encerramento do dorama estrelado por Joshima, "Samurai Kaasan", e como TOKIO já não atua mais como banda, então os membros remanescentes colaboram musicalmente com alguma coisa, como Matsuoka compôs uma música para o grupo Hey! Say! JUMP, e Taichi colabora tocando piano.

"RE: LIVE" foi composta pelos membros do Kanjani junto com as mensagens que os Eighters - como são chamados os fãs do grupo - enviaram durante o período em que o país estava em estado de emergência no site oficial. A música saiu como BGM de comercial na região de Kansai, e três meses depois que o single saiu, foi incluída no You Tube e também tem a versão que os fãs enviaram mensagens e ilustrações.

Outras músicas que tinham sido coupling songs das versões regulares de singles - como "Saturday Song" e "Kanki no Butai" - estão nas edições limitadas. Na edição somente para fãs do grupo, contêm as versões de "Koko ni", "crystal" e "Mugendai" como quinteto.

"8BEAT" é o tipo de álbum que realmente valeu a pena esperar quase cinco anos, e prova que mesmo em quinteto, o grupo consegue seguir e manter a mesma energia de antes. 

Agora é orar para que caia uma luz na agência e se toque que tem que colocar as músicas no Spotify ou qualquer plataforma de música, sei lá.

Trivia:


- "Tomo yo" foi o primeiro single como quinteto e usada como ending song do dorama "Ore no Hanashi wa Nagai", protagonizado por Toma Ikuta, que além de ser amigo do grupo desde que eles eram Juniores, protagonizou três filmes que têm como tema de encerramento a música do Kanjani Eight.

- "Kimi to Mitai Sekai" foi tema do dorama "Shitteru Wife", protagonizado por Tadayoshi Okura e Alice Hirose. O PV mostra histórias individuais sobre o presente e o passado.

- "Hitori ni Janai yo" foi tema de encerramento do dorama "Kotaro wa Hitorigurashi", protagonizado por You Yokoyama. No PV, quem dirigiu a coreografia foi NOPPO, do grupo s**t kingz.

- Na edição limitada A, contêm os solos dos membros e seus respectivos PVs. O grupo não fazia isso desde o álbum "8 Uppers", de 2010.

- Na edição limitada B, chamado "Road to RE: Live", inclui as duas versões de "King of Otoko" e "NOROSHI" como quinteto, e um DVD com o PV de "Inazuma Blues" e um pequeno documentário e um mini-live que fizeram "como teste" às escondidas no Conifer Forest (Seiko-Oval) próximo ao Fujikyu Highland. No dia 22 de setembro, dia em que o grupo comemorava 17 anos de debut, a música "RE:Live" em palco foi transmitida no You Tube. No DVD, a música não está inclusa, mas quatro delas foram como banda.

- "8BEAT" é o 11o. álbum seguido do grupo que entra em 1o lugar nas paradas da Oricon na primeira semana de vendas, com 261 mil cópias vendidas.

Imagens: google, Infinity Records

Site oficial: https://www.infinity-r.jp/

Comments