Quando Brincar de Cosplay e Crossdresser vira assunto sério... (Parte 9)


Tenho a impressão que esta série ainda vai render muita postagem, ainda mais que a gente sabe que a rapaziada dos Johnny's tem jeito pra fazer crossdresser, ainda mais que se for em ensaios para revistas especializadas em idols (como Myojo, Potato, Popolo, Wink Up, Duet...)

Mas essa turma fazer cosplay ou crossdresser não fica restrito somente em ensaios fotográficos nas revistas. Muitas vezes, em programas de variedades que os próprios comandam ou como convidados especiais em outros programas. Ou em j-dorama, como já vimos. De vez em sempre, no teatro também. Lembrando que no kabuki, os homens interpretam personagens femininas (e no Takarazuka, é o inverso, onde as mulheres interpretam personagens masculinos, quem já teve a oportunidade de ir nesses dois tipos de arte, vale muito a pena). Sem falar que até comercial teve (tentarei fazer uma postagem sobre isso). Se deixarem, até em concertos pode acontecer de ter uma esquete no meio (como os Eightrangers durante os concertos do Kanjani Eight, os signos do Johnny's WEST e até  casamento, com direito a cerimônia com padre e tudo, cortesia do 20th Century).

Pessoas que entraram no mundo do fandom dos Johnny's - principalmente uns dois ou três anos atrás - sempre vão achar que os ídolos mais velhos nunca enveredaram no quesito cosplay ou crossdresser nos programas de variedades, concertos, filmes e/ou teatro. Mas basta procurar nos sites de procura que, até quem a gente nunca fosse imaginar, já fez as duas coisas em muitos programas de variedades e até em concertos.

O grupo, circa 2000, quando quase todos os membros dos Johnny's resolveram aderir ao cabelo de cor loiro-surfista, e os J-Friends dominavam o pedaço.

Quem curte j-pop do tempo em que o eurobeat comia solto no mundo, vai lembrar quase que reto e direto do grupo V6. E, como a maioria dos grupos da agência, acabam fazendo muitos programas de TV, junto com os concertos, teatro, j-doramas, filmes...

Claro que os primeiros programas do grupo - "V6 no Moto", "Mach V6" e "Owarai V6 Byoto", todos pela Fuji Television - eram BEM no improviso. Sem contar as esquetes escrachadas. Daí um dos motivos de botarem os programas tardão da noite (por causa do conteúdo nada aconselhável para pessoas conservadoras, do tipo, se passasse hoje em dia, ia chover reclamação).

Um dos episódios de "V6 no Moto" em que tinha uma esquete estilo policial (da esquerda pra direita - o trio 20th Century: Nagano, Sakamoto e Inohara)

O "V6 no Moto", no início do programa, tinha uma "roleta russa", em que o perdedor teria que fazer cosplay no final do programa. E durante o programa tinham vários episódios, como o desafio entre Tonisen (20th Century) e Camisen (Coming Century)(a do ventroloquismo, em que Inohara é o ventriloquista, e Sakamoto e Nagano fazem o casal de bonecos é o mais engraçado) mas um deles era sobre "Situações durante um relacionamento amoroso", onde os membros tinham que encenar alguma situação. 

Okada e Miyake em um dos episódios do tema "Situações durante um relacionamento amoroso". Se fosse passado hoje em dia, certamente ia chover reclamações (porque em uma determinada hora, o Okada literalmente ataca Miyake na cama).

No "Owarai V6 Byoto", já tinha um tema fixo, que era a rotina nada convencional no hospital "Saint Century", os médicos aloprados e os pacientes piores ainda. No meio, tem um conto - uma pequena historinha cômica - desde da era Edo até contos de fada. Inclusive minisséries, como "Short Love Story" e "Panther Mask".

Inohara, como o príncipe encantado em busca da dona do sapato perdido em "Cinderela". Se assistirem o episódio todo, o líder Sakamoto é a madrasta, Nagano, Miyake e Morita são as filhas, e Okada é Cinderela.

Os novinhos do Coming Century (Morita, Miyake e Okada) ora como médicos residentes, ora como alunos de jardim da infância no Saint Century Hospital.

A história de Branca de Neve. Acho que devem ter esquecido de avisar o Okada que, quando entra na agência, fazer crossdresser é parte do trabalho. Como ele nem chegou a ser Jr., esse detalhe passou batido.

O programa mais conhecido de muitos - e que ganhou seis especiais anuais - foi o "Gakkou e Ikou!" (TBS), que durou onze anos. O nome já dizia tudo - o tema era sobre escola. Desde visita aos estudantes, confissões no topo do prédio, aprender lições, atividades extracurriculares, excursões escolares, etc. 

Sakamoto como golfinho para aprender como se treina com eles...

"Miseinen" (que seria confissão de algum aluno no terraço da escola), as excursões (as mais clássicas são a ida para Kumamoto colher mirtilos e uma noite nas termas de Otaru, Hokkaido), visitas nas escolas (daí nasceram a dupla Driver Sakamoto e Nabino Hiroshi).

Kenichi Nozawa, a nova candidata para o concurso de Josho Paradise

Entre muitos episódios, um dos mais conhecidos era a Miyakenko, ora de gogyaru (aquelas estudantes do colegial conhecidas nos fins dos anos 90 por sua pele bronzeada artificialmente, cabelos loiros, maquiagem chamativa, e loose socks), ora fazendo parte do elenco do quadro "Josho Paradise", em que rapazes universitários, se produzirem bem, passam batido como mulheres!!! E claro que o Miyake, como "Kenichi Nozawa" se candidata para o desfile.

Pior que a maioria engana mesmo, até conversando!!

O trio 20th Century chegou a fazer alguns concertos solo mas para lugares menores, e incluiam algumas esquetes no meio. Mas a mais famosa delas, creio que foi nos anos 2001, em que teve cerimônia de casamento, com direito a padre, troca de roupa e bolo!!

A união de um casal que faziam 26 anos de relacionamento estável, com a benção do padre Inohara.


E todo mundo achando que o trio Tonisen era o mais sério de toda a turma... (ainda mais que todo mundo tinha/tem medo do Sakamoto)

A cerimônia de casamento foi em dezembro de 2001, quando o 20th Century fez um "Dinner Show". Era de tanto as fãs associarem o Sakamoto e o Nagano como "pai e mãe" do grupo, que eles resolveram levar à sério no show. 

Ah, sim. Lembrando que nos Johnny's Countdown, desde 2006, fazem questão de lembrar os membros que fazem aniversário no ano do horóscopo chinês do ano seguinte. A partir de 2016-2017, fizeram os aniversariantes usarem arquinhos com o animal do signo do ano (no caso, era o do galo).

Nos anos de 2018-2019 e 2019-2020, foram os anos respectivamente do javali e do rato. 


E quem diria o Sakamoto ter entrado na brincadeira numa boa (já que todos os kouhais morrem de medo dele desde o debut), com o Maruyama, Nakamaru, Fuma e Kishi (os dois já estavam bem lá atrás por segurança).

E no ano do rato, temos o Nagano que é desse signo. Só faltou ele estar segurando um pedaço de queijo (já que ele ama comida).

Para promover um parque temático, a direção do Hirakata Park, em Osaka, resolveu investir no "Hirakata-oniisan", para atrair mais visitantes. E chamaram justamente quem?




Em abril de 2013, Junichi Okada foi escolhido para ser o segundo "Hirapa-oniisan", para promover o parque. Um dos motivos, era que ele nasceu e passou parte da infância na cidade de Hirakata (inclusive sua mãe e sua irmã mais nova ainda moram lá). E naquela época, Okada estava divulgando o filme "Toshokan Sensou - Library Wars". 

Em 2014, quando foi elevado a cargo de "enchou" ou "responsável do parque", Okada teve a missão de, em um ano, atrair mais de 1 milhão de visitantes ou ele teria que sair do cargo. Resultado: com a campanha feita em TV, cartazes, vídeos no YT, até mesmo em entrevistas, o parque conseguiu atrair a quantidade esperada.

Desde então, os cartazes publicitários fazem paródia com os cartazes dos filmes que Okada protagoniza. A última foi do filme "Moeyo Ken".

Imagens: via pinterest, Hirakata Park, TBS, prcm.

Comments